ANTIMICROBIANOS Flashcards
O QUE É UM ESPETRO ANTIBACTERIANO?
É o alcance de ação de um antibacteriano. Este pode ser de largo espetro, podendo inibir gram + e gram - ou de espetro curto que apenas é ativo contra uma pequena variedade de bactérias.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANTIBIÓTICO BACTERIOSTÁTICO E BACTERICIDA?
A diferença é que o 1 não mata a bactéria, apenas inibe o seu crescimento.
O QUE É O MIC E MBC?
MIC: Concentração mínima inibitória, ou seja a concentração mais reduzida para inibir o crescimento.
MBC: Concentração mínima bactericida, ou seja, a concentração mais reduzida para matar a bactéria.
O QUE É A TOXICIDADE SELETIVA?
A capacidade de matar ou inibir o microrganismo, sem causar danos ao hospedeiro. O grau de toxicidade pode ser medido em: DOSE TERAPÊUTICA/DOSE EFETIVA (ED50), sendo uma dose necessária para tratamento da infeção e DOSE TÓXICA/DOSE LETAL (LD50), a dose a partir do qual se torna toxico para o hospedeiro. A razão entre as duas (LD/ED) vai gerar o índice terapêutico, quando maior for então melhor é o agente.
O QUE SÃO OS TESTES DE SUSCETIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS?
Para alguns microrganismos, como por exemplo os resistentes a antimicrobianos e nos casos que é necessário utilizar bactericidas em vez de bacteriostático, algumas medidas têm de ser tomadas.
No caso de serem adotadas medidas sem algum tipo de teste e apenas com o diagnostico e com o conhecimento do profissional chamamos de ANTIBIOTICOTERAPIA EMPÍRICA.
Ao se fazerem testes temos métodos de DILUIÇÃO, onde se utiliza um meio de cultura SÓLIDO OU LIQUIDO (utilização de vários tubos com concentrações decrescentes de antibiótico), onde se aplica um agente a uma população e observa se, e métodos de DIFUSÃO, onde se utiliza um meio de cultura SÓLIDO em que já existe uma cultura bacteriana e adiciona se o agente. Ao observar-se nos locais onde o agente é suscetível observa se um halo de inibição (coroa á volta da colónia), quanto maior (>12mm) for mais sensível é a bactéria ao antibiótico. Pode ainda influenciar o tamanho do halo, o meio de cultura em questão, a densidade do inóculo (fungo…) e a concentração de antibiótico.
COMO SE CLASSIFICAM OS ANTIMICROBIANOS?
classificam-se com base:
Na estrutura molecular, no mecanismo de ação, no espetro de atividade (onde vão atuar) e na origem.