ANATOMIA EM OBSTETRÍCIA Flashcards
ATITUDE
relação das diferentes partes fetais entre si. Como esse feto se relaciona com ele mesmo. Atitude de flexão, normalmente, membros direcionados para o centro do corpo. Essa característica é da espécie humana.
SITUAÇÃO
relação do maior eixo uterino com o maior eixo fetal. Quando o feto ta no mesmo eixo que o útero – situação longitudinal, ao contrário – situação transversa. Obliquas são mais raras.
APRESENTAÇÃO
parte fetal que ocupa o estreito superior .
A parte que ocupa essa posição é a insinuado. Insinuar – parte fetal ultrapassa o estreito superior. Apresentação pélvica – bubum atravessa o estreito. Quando o feto esta transverso não tem apresentação. A mais comum é a cefálica, acontece 95,5% dos partos a termo. Pode ser em 3 graus: defletivas. 1 grau (ocipto),2 (fronte), 3 (face, mento). Feto pélvico: completo (pélvico podálicas, com o pé pra baixo), incompleta (só o bumbum).
POSIÇÃO
lado em que o dorso fetal está do lado materno (esquerdo ou direito).
ESTREITO SUPERIOR
anteroposterior, transverso e obliquo (diâmetros). O que importa é sempre o menor, onde o feto terá dificuldades de passar. No estreito superior, é o de 11cm. Tem como medir.
ESTREITO MÉDIO
o que importa é o transverso 10,5.
Diâmetro biciático
ESTREITO INFERIOR
menor é o antero-posterior entre 9,5 e 11cm. Tem como referencia a borda inferior da sínfise púbica, a articulação do cóccix se movimenta por isso pode variar os cm
TIPOS DE BACIA
Ginecoide* mais comum. Diamentro transverso equidistante, exatamente no meio da abertura. Nessa bacia as espinhas isquiáticas são apagadas, pouco eminentes, melhor pro parto.
Androide – mais comum nos homens. Formato de coração. Uma das piores para o parto, diâmetro mais perto do sacro. Espinhas isquiáticas proeminentes
Platipeloide – P. tem diâmetro transverso bom, mas o anteroposterior não é de tamanho bom para o parto, mais estreita. Favorecendo as apresentações ..
Antropoide – bem comum, bacia dos simens, diâmetro transverso menor.
PLANOS DE LEE
Ponto de referencia – espinhas isquiáticas, palpáveis pelo exame de toque. Quanto mais positivo, mais perto do nascimento.
DIAFRAGMA PÉLVICO
puborretal (circula o anus 2), pubococcígeo (mais externo,3), ileococcigeo, (juntos formam os levantadores do anus) e isquiococcigeo.
DIAFRAGMA UROGENITAL
transverso profundo do períneo, esfíncter externo da uretra.