Amenorreia Flashcards
Qual é o efeito de estrogênio no FSH até 200pg por ml
Nível constante de estrogênio leva uma feedback negativo sobre FSH
Até chegar 200pg por ml, onde há um feedback positivo sobre LH e leva a liberação maciça de LH
Definição de amenorreia
Amenorreia é a ausência de menstruação em uma mulher na menacme (>3 ciclos ausentes quando regular e >6 ciclos ausentes quando irregular)
Quais são as causas fisiológicas de amenorreia
Gravidez, Lactação, pré-púbere, pós-menopausa
Definição de amenorreia patológica primária
Ausência de menstruação aos 13 anos e sem características sexuais secundárias OU até 15 anos com presença de características sexuais secundárias.
Quais são as causas de amenorreia patológica primária
Malformações congênitas do aparelho genital como:
1. Disgenesia gonádica (síndrome de Turner)
2. Agenesia da vagina e do útero (Síndrome de Rokitansky-Kuster-Hauser)
3. Septo vaginal transverso
4. Hímen imperfurado
Alterações do SNC como síndrome de Kallman
Explique a síndrome de turner
A doença monossômica com cariotipo 45 XO. Tem o mosaico em que tem algumas células com o gene 45XO e tem outras células normais. É caracterizada pelos ovários atróficos (insuficiência ovariana precoce), infantilismo sexual, pescoço curto e alado, alteração dos dedos do pé e das mãos, presença de coarctação aórtica e pilificação andrógena, sem desenvolvimento doa caratéres sexuais secundários. Tem alto FSH e LH, só que a menina não menstrua.
Explique a agenesia do útero e da vagina
Acontece pela falha no desenvolvimento dos ductos de Muller. A paciente não apresenta o utéro e nem dois-terço superior da vagina. Nessa caso, ela tem os carateres sexuais secundários desenvolvidos porém não tem o conduto para onde for ter a menstruação.
Explique o septo vaginal transverso
A presença de um septo transversal no canal vaginal. Aqui a menina tem os caratéres sexuais primários e secundários e menstrua, só que não há saída para esse sangue e aí ele forma hematocopo→hematométrio→hematoperitônio (leva irritação peritoneal e dor abdominal.
Exlique o hímen perfurado
A menina tem desenvolvimento completo das características sexuais primárias e secundárias, só que o tecido himenal está totalmente obliterada e assim, há para onde flui o sangue da menstruação, Aí forma hematocopo, hematométrio. E aparece como amenorreia e dor abdominal aguda na primeira menstruação.
explique a síndrome de Kallman
uma deficiência congênita na produção de GnRH, assim, não há estímulo para a liberação de FSH, LH e nenhum estímulo para os ovários→ anovulação. Além de anosmia e falta de desenvolvimento das características sexuais secundárias nessas pacientes.
Quais são as causas de amenorreia patológicas secundárias
Síndrome de Asherman
lesões no SNC, desnutrição, estresse, Síndrome de Sheehan, vasculite diabética, adenoma, hiperprolactinemia,hipotireoidismo primário
Como investigar inicial um quadro de amenorreia
Dosagem de FSH e LH, TSH exame físico, US, cariotipo
Explique a hiperprolactinemia como causa de amenorreia patológica secundária
Pode ser um prolactinemia ou uso de medicamento que antagoniza a dopamina, os dois casos levam um aumento da secreção de prolactina, que por sua vez, altera o pulso de liberação de GnRH, diminuindo o estímulo da hipófise para produzir FSH e LH
Explique a Síndrome de Asherman como causa de amenorreia patológica secundária
Há a destruição da camada basal do endométrio e assim, não consegue se renovar e se proliferar, de forma que as paredes uterinas colabam e criam sinéquias ou aderências. Ocorre mais após uma curetagem uterina vigorosa pós-aborto ou por retenção placentária pós-parto
Explique a Síndrome de Asherman como causa de amenorreia patológica secundária
Há a destruição da camada basal do endométrio e assim, não consegue se renovar e se proliferar, de forma que as paredes uterinas colabam e criam sinéquias ou aderências. Ocorre mais após uma curetagem uterina vigorosa pós-aborto ou por retenção placentária pós-parto