Aleitamento materno Flashcards
Contraindicações maternas ao aleitamento
HIV, HTLV, uso de alguns medicamentos (amiodarona, antineoplásicos e radiofármacos), lesão herpética ativa e doença de Chagas aguda ou com sangramento mamilar são contraindicações na mama afetada durante a fase ativa.
Ocitocina: produção e função
Produzida pelo hipotálamo e secretada pela hipófise anterior
Ejeção do leite
Prolactina: produção e função
Produzida pela adenohipófise (hipófise anterior)
Produção do leite
TB e hepatite B no aleitamento materno
Tuberculose e Hepatite B são falsas contraindicações ao aleitamento materno. Mãe abacilífera ou em tratamento antituberculose por 2 ou mais semanas deve amamentar sem resssalva.
Mãe com Hepatite B não contraindica o aleitamento, desde que o RN tenha sido corretamente imunizado (vacina + imunoglobulina).
Varicela no aleitamento materno
Caso a mãe desenvolva essa doença 5 dias antes ou até 2 dias após o parto, ela seja temporariamente separada da criança, visto que nesse prazo não ocorre produção e transferência via placentária dos anticorpos do vírus varicela-zoster. Passados esses dias, não existe contraindicação para o aleitamento materno.
Benefícios do aleitamento materno para a mãe
prevenção de osteoporose e doenças cardiovasculares, diminuição da incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, redução do sangramento no pós-parto e aceleração da perda de peso.
Indicação de suplementação de ácido fólico
Uso de leite de cabra
Como é a pega adequada na amamentação?
- posicionamento seguindo a regra dos 4 “As” (Apoio - lactente bem apoiado; Aproximar - face e tronco o mais próximo possível da mãe; Alinhar - cabeça e tronco alinhados; Altura - face voltada para a mama na altura dos mamilos)
- pega (a bochecha não forma depressões ou covas; o queixo toca a mama, a parte superior da aréola é a mais visível, a boca deve estar bem aberta com o lábio inferior voltado para fora, é a chamada “boca de peixe”, que permite um melhor encaixe da boca ao seio materno);
- mão da mãe em forma de C
Comparação leite de vaca x leite humano
Leite de vaca: rico em proteínas (caseína - 70%) e eletrólitos (sódio, fósforo, cálcio, cloro e potássio) -> sobrecarga renal, baixa quantidade de ác graxos essenciais, vitaminas D, C e E, deficiência de Fe e Zn
Leite humano: rico em lactose, gordura e fatores protetores, maior biodisponibilidade de Fe
Aleitamento na primeira hora é essencial porque:
- Diminui a mortalidade neonatal, devido à colonização intestinal de bactérias (saprófitas) e aos fatores imunológicos;
- Fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o recém-nascido (RN);
- Reduz o risco de icterícia no RN, por aumentar a motilidade gastrintestinal, facilitando a eliminação de mecônio, e, dessa forma, proporciona a eliminação de bilirrubina pelas fezes.
- Assegura uma melhor adaptação da vida extrauterina, a regulação térmica, glicêmica e cardiorrespiratória;
- Estimula a hipófise na produção de ocitocina (diminuindo o risco de hemorragia pós parto) e prolactina (aumentando a produção de leite pelo organismo).
Aleitamento materno complementado
leite materno + alimentos sólidos
Aleitamento materno parcial ou misto
LM + outros tipos de leite
Aleitamento materno predominante
LM + água, chá, sucos