Administração Geral e Pública Flashcards
Giro de Estoque (GiroDE) e Cobertura de Estoque
O giro do estoque é a relação existente entre o consumo anual e o estoque médio do produto. A rotatividade é expressa no inverso de unidades de tempo ou em “vezes”. Isto é, “vezes” por dia, ou por mês, ou por ano.
Giro de estoque = Demanda ou consumo médio/Estoque médio
Já a Cobertura de estoque é o período que o estoque médio será capaz de atender a demanda média (caso não haja reposição).
Cobertura de Estoque = Estoque/taxa de consumo diário
Dimensões do Planejamento Público
O planejamento (no setor público) se constitui em um ato técnico e político. Sendo assim, podemos fazer a seguinte distinção:
DIMENSÃO TÉCNICA DO PLANEJAMENTO: pressupõe a racionalidade das ações ponderando uma série de condicionantes, dentre eles: prazos e recursos existentes. Nesse contexto, se configura como um instrumento de organização-ação interventiva, quando sistematiza o conjunto das informações institucionais, quando zela pelo tratamento técnico e científico dos dados e quando, a partir destes, subsidia a tomada de decisões.
DIMENSÃO POLÍTICA DO PLANEJAMENTO: se inscreve no contexto de tomada de decisões onde a correlação de forças e de interesses distintos evidenciam-se entre os sujeitos. Sendo assim, decorre do fato de ser o planejamento um processo contínuo de tomada de decisões, na busca de caminhos, sobre o que fazer, por que é para que fazer, onde fazer e quando fazer, que pela área governamental, quer pela área privada.
Prisma de Desempenho
O Prisma de Desempenho foca na satisfação das partes interessadas, ou seja, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade em geral. Ele difere de outros modelos por priorizar não apenas o resultado financeiro, mas também o impacto nos stakeholders. Nesse modelo, são criados indicadores para medir a satisfação e os benefícios oferecidos a cada parte interessada.
Cadeia de Suprimentos
A Cadeia de Suprimentos refere-se à coordenação de atividades e fluxos de materiais, informações e serviços entre diferentes áreas de uma organização e com outras organizações. Essa gestão colaborativa busca melhorar a eficiência e a qualidade dos processos, reduzindo custos e agregando valor aos produtos ou serviços.
Criação de Valor Público
O conceito de Criação de Valor Público, proposto por Mark Moore, utiliza o triângulo estratégico para alinhar três dimensões essenciais na gestão pública:
→ Gestão da estratégia: Garante que as ações estejam alinhadas com os objetivos institucionais.
→ Gestão política: Assegura o apoio de atores políticos e stakeholders para a legitimidade das ações.
→ Gestão da eficiência: Busca alocar recursos de forma otimizada, gerando mais resultados com os recursos disponíveis.
Imagine, um governo municipal pode usar esse modelo para implantar um programa de saneamento básico. A estratégia (primeiro vértice) é garantir acesso à água tratada e esgoto. A gestão política (segundo vértice) envolve negociar com vereadores, ONGs e a sociedade civil para legitimar o programa. Já a eficiência (terceiro vértice) busca reduzir desperdícios financeiros e materiais durante a execução.
Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica desenvolvida por Kaplan e Norton, cujo objetivo é traduzir a visão e a estratégia organizacional em um conjunto equilibrado de indicadores.
Esses indicadores estão distribuídos em quatro perspectivas principais: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
A lógica do BSC é promover uma relação de causa e efeito entre os indicadores; por exemplo, melhorar os processos internos (indicador) pode levar a um aumento da satisfação do cliente, que, por sua vez, reflete em melhores resultados financeiros.
Nesse contexto, os autores explicam que existem três papéis críticos a serem desempenhados. Com isso, as atividades foram divididas entre os envolvidos, respeitando as funções pré-estabelecidas de cada um, elegendo-os para as áreas denominadas de arquiteto, agente de mudanças e comunicador.
✅ Função de arquiteto: para ele, foi designado o gerente de marketing da empresa, onde o mesmo fica responsável por ajudar na construção do plano inicial. Também será de sua alçada, o entendimento das estratégias e a transcrição das mesmas para objetivos e indicadores específicos, de maneira simplificada, evitando assim possíveis resistências da equipe.
✅ Função agente de mudanças: por ser o executivo principal, o gerente de projetos fica responsável por exercer a atividade de agente de mudança, incorporando o Balanced scorecard ao sistema gerencial atual e modelando o uso do novo processo gerencial de acordo com as necessidades do mesmo.
✅ Função de comunicador: foi eleito previamente o gerente de produção, pois o mesmo tem ligação direta a todos os colaboradores da empresa, podendo assim compreender, aderir e apoiar todos os membros da equipe
Área de atuação do consórcio público
Art. 2º. […]
II - área de atuação do consórcio público: área correspondente à soma dos seguintes territórios, independentemente de figurar a União como consorciada:
a) dos Municípios, quando o consórcio público for constituído somente por Municípios ou por um Estado e Municípios com territórios nele contidos;
b) dos Estados ou dos Estados e do Distrito Federal, quando o consórcio público for, respectivamente, constituído por mais de um Estado ou por um ou mais Estados e o Distrito Federal; e
c) dos Municípios e do Distrito Federal, quando o consórcio for constituído pelo Distrito Federal e Municípios.
Objectives and Key Results
OKR (Objectives and Key Results) é, de fato, uma ferramenta simples que tem como objetivo principal alinhar e engajar tanto os processos quanto as pessoas de uma organização. Essa metodologia se baseia na definição de objetivos claros e na mensuração de resultados-chave, o que facilita a avaliação do progresso e do sucesso.
→ Objectives (Objetivos):
Estes são os alvos ou as metas que uma equipe ou indivíduo se propõe a alcançar. Os objetivos devem ser claros, motivadores e alinhados com a visão geral da organização. Eles devem ser formulados de forma a serem compreendidos e compartilhados por todos dentro da organização.
→ Key Results (Resultados-Chave):
São as métricas usadas para medir o progresso em direção aos objetivos. Eles devem ser quantificáveis, realistas e decisivos. Um bom resultado-chave deve ser capaz de fornecer um sinal claro de progresso e sucesso ou a necessidade de ajuste.
A aplicação dos OKRs permite que uma organização:
✅ Mensure o Progresso: OKRs fornecem um meio quantitativo de medir o sucesso em relação aos objetivos definidos.
✅ Aumente o Engajamento: Ao conectar objetivos individuais e de equipe à missão maior da empresa, os OKRs ajudam a aumentar o engajamento e a motivação.
✅ Melhore a Comunicação: Com objetivos e resultados-chave claramente definidos e compartilhados, há uma melhoria na comunicação interna, o que ajuda todos a entenderem melhor seu papel e a contribuição para os objetivos comuns.
✅ Facilite a Tomada de Decisão: Com dados claros sobre o que é ou não é eficaz, decisões mais informadas podem ser tomadas rapidamente.
Poka-yoke
Poka-yoke é uma técnica de gestão da qualidade que se concentra na prevenção de erros humanos no processo de produção. O termo japonês “poka-yoke” significa “à prova de erros” ou “à prova de falhas”. Essa ferramenta envolve a implementação de dispositivos ou procedimentos que previnem a ocorrência de erros, garantindo assim a qualidade do produto ou serviço. Conforme mencionado por Paludo, poka-yoke é uma abordagem essencial para garantir que os processos sejam robustos e livres de erros, promovendo a qualidade contínua.
Ponto de Pedido
“O ponto de pedido é o ponto em que a gestão de materiais deve disparar um novo pedido de estoque. Esse momento, esse instante no tempo em que a empresa fará um novo pedido tem de ser um momento anterior ao momento em o que estoque atinge o estoque de segurança”.
Para se calcular o ponto de pedido, usa-se a seguinte fórmula:
PP= C x TR + EMn
Onde:
PP= Ponto de Pedido
C= Consumo
TR= Tempo de reposição
EMn= Estoque mínimo