adm gestao de projetos Flashcards
projeto
esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único (entregável).
resultado do projeto pode ser tangível ou intangível.
características de um projeto são
- temporário;
- planejado, executado e controlado;
- produtos, serviços ou resultados exclusivos;
- evolução progressiva;
- equipe de profissionais;
- recursos limitados.
processo, produto, programa, portifolio e subprojeto
- Processo: série de atividades sistemáticas direcionadas para alcançar um resultado final de tal forma que se aja em relação a uma ou mais entradas a fim de criar uma ou mais saídas.
- Produto: artefato produzido, quantificável e que pode ser um item final ou um item componente. Outras palavras usadas para produtos são “materiais” e “bens”.
- Programa: grupo relacionado de projetos, subprogramas e atividades de programa gerenciados de forma coordenada para a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.
- Portfólio: consiste no agrupamento de programas e projetos com o fim de ter êxito no desenvolvimento de produtos ou serviços e de maximizar a eficiência na corporação.
- Subprojeto: é uma parte menor do projeto total criada quando um projeto é subdividido em componentes ou partes mais facilmente gerenciáveis. Essa subdivisão não costuma tornar o subprojeto independente do projeto.
função do gerenciamento de projetos
aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.
stakeholder
(parte interessada), representada por um indivíduo, grupo ou organização que possa afetar, ser afetado, ou sentir-se afetado por uma decisão, atividade, ou resultado de um projeto, programa ou portfólio.
Taxa Interna de Retorno (TIR)
indicador utilizado para avaliar se um novo projeto é viável e atrativo do ponto de vista do retorno do investimento. Taxa Interna de Retorno (TIR) deve ser igual ou superior à taxa mínima de atratividade
características de um escritório de projetos ou Project Management Office (PMO)
- O escritório de projetos estratégico normalmente está associado à alta direção e tem seu escopo de atuação voltado às atividades associadas ao alinhamento dos projetos aos objetivos estratégicos da organização, assim como a priorização e a seleção de projetos e o gerenciamento do portfólio.
- O escritório de projetos tático é típico das áreas de negócio de uma organização e tem em seu escopo de atuação atividades como a implantação da metodologia de gerenciamento de projetos.
- O escritório de projetos operacional atua diretamente nas atividades de planejamento, execução e controle de projetos, apoiando os gerentes de projetos.
O CICLO DE VIDA dos projetos são as FASES GENÉRICAS pelas quais um projeto passa, do início à conclusão. São elas:
- Início do projeto;
- Organização e preparação do projeto;
- Execução dos trabalhos do projeto;
- Encerramento do projeto.
como se comportam as variáveis com o desenrolar do ciclo de vida do projeto:
- níveis de custo e de mobilização (e desmobilização) de recursos são baixos no início; aumentam à medida que o trabalho é executado e caem rapidamente conforme o projeto é
finalizado. - Os riscos e as incertezas são maiores no início do projeto e diminuem ao longo do ciclo de vida do projeto, à medida que as decisões são tomadas e as entregas são aceitas.
- A capacidade das partes interessadas para influenciar as características finais do produto do projeto, sem afetar significativamente os custos e o cronograma, é mais alta no início do projeto e diminui à medida que o projeto progride para o seu término.
- O custo das mudanças e correções de erros é menor no início do projeto e geralmente aumenta significativamente à medida que o projeto se aproxima do término.
cada fase do ciclo de vida do projeto são repetitivamente executados os grupos de processos do gerenciamento de projetos
- Grupo de Processos de Iniciação: realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente, através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
- Grupo de Processos de Planejamento: realizados para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
- Grupo de Processos de Execução: realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer os requisitos do projeto.
- Grupo de processos de monitoramento e controle: exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.
- Grupo de processos de encerramento: realizados para concluir ou fechar formalmente um projeto, fase ou contrato.
o PMBOK prevê 10 áreas de conhecimento no gerenciamento de projetos.
- Gerenciamento da integração do projeto: inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento dentro dos Grupos de Processos de Gerenciamento do Projeto.
- Gerenciamento do escopo do projeto: inclui os processos necessários para assegurar que o
projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. - Gerenciamento do cronograma do projeto: inclui os processos necessários para gerenciar o término dentro do prazo do projeto.
- Gerenciamento dos custos do projeto: inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.
- Gerenciamento da qualidade do projeto: inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender as expectativas das partes interessadas.
- Gerenciamento dos recursos do projeto: inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.
- Gerenciamento das Comunicações do Projeto: inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e dispostas de maneira oportuna e apropriada.
- Gerenciamento dos riscos do projeto: inclui processos de condução de planejamento, identificação e análise de gerenciamento de risco, planejamento de resposta, implementação
de resposta e monitoramento de risco em um projeto. - Gerenciamento das aquisições do projeto: inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.
- Gerenciamento das partes interessadas do projeto: inclui os processos necessários para identificar todas as pessoas ou organizações impactadas pelo projeto, analisando as suas expectativas e o impacto das partes interessadas no projeto, e desenvolvendo estratégias de
gerenciamento apropriadas para o engajamento eficaz das partes interessadas nas decisões e execução do projeto.
escopo do projeto
trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
Estrutura Analítica de Projeto (EAP):
decomposição do escopo total do projeto em partes hierarquizadas (pacotes de trabalho), para que a sua execução possa alcançar seus objetivos e realizar as entregas propostas.
técnicas e ferramentas utilizadas no gerenciamento de projetos: