9.784 Lei seca (parte 3) Flashcards
O interessado poderá, mediante manifestação _____, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.
escrita
Havendo vários interessados, a desistência ou renúncia atinge _______
somente quem a tenha formulado.
A desistência ou renúncia do interessado, conforme o caso, não prejudica o prosseguimento do processo, se a Administração considerar que o ________ assim o exige.
interesse público
O órgão competente poderá declarar _______ o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da decisão se tornar impossível, inútil ou prejudicado por fato superveniente.
extinto
A Administração deve _______ seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode _______ por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
anular; revogá-los
O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em _____ anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
cinco
O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
§ 1 No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento. Exemplificando:
Imagine que um servidor público tenha sido promovido de cargo, se posteriormente for descoberto que essa promoção foi resultado de ato administrativo inválido, o prazo de 5 anos para a administração anular esse ato começa a contar a partir do momento em que o servidor receber o primeiro pagamento do novo salário.
Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à ________ do ato.
validade
Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser _________ pela própria Administração.
convalidados
DO RECURSO ADMINISTRATIVO E DA REVISÃO.
Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.
§ 1 O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de ______ dias, o encaminhará à autoridade superior.
cinco
Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de ________.
caução
Se o recorrente alegar que a decisão administrativa contraria enunciado da súmula vinculante, caberá à autoridade prolatora da decisão impugnada, se não a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso à autoridade superior, as razões da aplicabilidade ou inaplicabilidade da súmula, conforme o caso.
Certo
O recurso administrativo tramitará no máximo por ____ instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.
três
Têm legitimidade para interpor recurso administrativo:
I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo;
II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida;
III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;
IV - os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.
Certo
Salvo disposição legal específica, é de _____ dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
dez
Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de _______ dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.
Este prazo poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.
trinta
O recurso interpõe-se por meio de requerimento no qual o recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.
Certo
Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.
Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.
Ex: empresário tem que fechar seu estabelecimento devido a supostas irregularidades na documentação. No entanto, o imediato fechamento resultaria em perdas financeiras substanciais, prejudicando tanto os funcionários quanto o empresário. Nesse caso a autoridade responsável pela decisão, poderia, a pedido ou de ofício, conceder efeito suspensivo ao recurso, permitindo que o estabelecimento continue operando até que o caso seja totalmente resolvido.
Interposto o recurso, o órgão competente para dele conhecer deverá intimar os demais interessados para que, no prazo de _______ dias úteis, apresentem alegações.
cinco
O recurso não será conhecido quando interposto:
I - fora do prazo;
II - perante órgão incompetente;
III - por quem não seja legitimado;
IV - após exaurida a esfera administrativa.
Certo
Na hipótese do inciso II perante órgão incompetente, será indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso.
Certo
O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa. Ou seja,
mesmo se a administração não tomar conhecimento do recurso, ela ainda pode revisar o ato ilegal por conta própria, desde que não tenha passado do prazo estabelecido para isso.
O órgão competente para decidir o recurso poderá confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a decisão recorrida, se a matéria for de sua competência.
Parágrafo único. Se da aplicação do disposto neste artigo puder decorrer gravame à situação do recorrente, este deverá ser cientificado para que formule suas alegações antes da decisão. Ou seja,
Exemplificando, um contribuinte recorre de uma decisão do órgão de fiscalização tributária que determina uma alta penalidade fiscal. O órgão competente para decidir o recurso tem autoridade para anular, confirmar, modificar ou revogar total ou parcialmente a decisão inicial, se a questão estiver dentro de sua competência. Se a aplicação dessas decisões impactar gravemente a situação financeira do contribuinte, ele deve ser informado previamente e ter oportunidade de apresentar suas alegações antes de uma decisão final ser tomada.
Se o recorrente alegar violação de enunciado da súmula vinculante, o órgão competente para decidir o recurso explicitará as razões da aplicabilidade ou inaplicabilidade da súmula, conforme o caso.
Certo