9 - Transexualidade Flashcards
Desenvolvimento Sexual:
Sexo Cromossômico:
Sexo Cromossômico - Alterações:
Sd Turner: baixa estatura, amenorreia primária (ovários em fita), baixa implantação dos cabelos, pescoço alado
Sd Klinefelter: fenótipo masculino - cursa com infertilidade (gônadas diminuídas/hipogonadismo) - não produz tanta testosterona - é um hipogonadismo hipogonadotrófico (não produz testo, mas FSH e LH estão altos devido feedback negativo)
Sexo Gonadal
exemplo: XY - genótipo masculino, mas devido mutações pode desenvolver ovários (ex: mutações no gene SRY)
Sexo Fenotípico:
= Genitália Interna e Externa + caracteres sexuais secundários
Sexo Fenotípico - Genitália interna:
para desenvolver ducto de muller e ducto de wolff - hormônio antimulleriano é importante para determinar qual involui ou não - muito importante na determinação da genitália interna
Sexo Fenotípico - Genitália Externa:
Genitália externa:
Diferenciação Sexual:
Fenótipo Feminino - Insensibilidade androgênica completa (Síndrome de Morris):
não possui receptor de testosterona na pessoa - a genitália externa é feminina, mas a interna é masculina (tem testículo) pois formou ducto de wolff - a menina não óvula pois não tem útero e nem ovário - cariótipo XY
Esteroidogênese:
Ocorre nas gônadas e no córtex da Adrenal
Hiperplasia Adrenal Congênita:
Por deficiência da Enzima 21 Hidroxilase
Como determinar o sexo do indivíduo?
Sexo cromossômico
Sexo gonadal
Sexo fenotípico
Sexo social
Identidade de Gênero 🡪 não depende necessariamente dos anteriores
CASO CLÍNICO 1
CASO CLÍNICO 2
Transexualidade - Termos:
Disforia de gênero é definida pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) como um problema clínico caracterizado pela incongruência afetiva e cognitiva de um indivíduo com o sexo que lhe foi atribuído ao nascimento, com intensidade suficiente para produzir sofrimento clinicamente significativo, comprometendo o funcionamento social, profissional ou outras áreas relevantes de sua vida.
A 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID11), adota as evidências e se alinha com a definição do DSM-5. A categoria anterior do CID-10 “Transtornos da Identidade Sexual”, classificada na seção “Transtornos Mentais”, na qual estava inserido o “transexualismo”, foi suprimida.
Foi criada a categoria Incongruência de Gênero, classificada na seção “Condições Relacionadas à Saúde Sexual”, sendo definida como incongruência acentuada e persistente entre o gênero experimentado por um indivíduo e o sexo a ele atribuído ao nascimento.
Esta alteração “despatologiza” o que antes se denominava “transexualismo” e outras formas de identidade e orientação sexual. As denominações utilizadas pela CID11 são HA60 Incongruência de gênero na adolescência e vida adulta HA61 Incongruência de gênero na infância.
Termos
Gênero não-binário:
Identidade de gênero diferente dos gêneros binários masculino e feminino (cis ou trans). Por exemplo: gênero fluído, gênero neutro, agênero.
Termos
Identidade de gênero X Orientação sexual:
Identidade de gênero (gênero com o qual se identifica) ≠ Orientação sexual (heterossexual, homossexual, bissexual e assexual)
Termos
LGBTQIAPN+:
Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros (ou Travestis), Queer, Intersexo, Queer e Assexuais, entre outras designações de orientação sexual e identidade de gênero, sigla utilizada principalmente no contexto do ativismo em prol da diversidade
Cis:
Identidade de gênero = sexo designado
Incongruência de gênero:
Identidade de gênero ≠ Sexo atribuído ao nascimento
Homem Trans:
Identidade de gênero masculina, com sexo biológico feminino
Mulher Trans:
Identidade de gênero feminina, com sexo biológico masculino
Identificações:
1 - homem trans
2 - mulher cis
3 - mulher trans
4 - homem cis
Mandala da Diversidade:
Afirmação de Gênero:
= Medidas e tratamentos que contribuem para o alinhamento físico das características atribuídas culturalmente à identidade de gênero.
Diagnóstico:
Deve ser realizado por profissionais de saúde mental treinados e/ou médicos treinados
Incongruência acentuada e persistente entre o gênero experimentado por um indivíduo e o sexo a ele atribuído ao nascimento
Equipe multidisciplinar
Tratamento: