6.1 Avaliações educacionais em larga escala nacionais e internacionais: objetivos, abrangência e público-alvo. Flashcards
Sobre as avaliações educacionais de larga escala do Brasil, em relação ao **SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica)*, responda os seguintes itens:
- Em que ano se iniciou a Avaliação?
- Qual a recorrência da Avaliação?
- Quem é responsável pela realização da Avaliação;
- Como ocorre a Avaliação (provas, testes, questionários, etc)?
O Sistema de Avaliação da Educação Básica:
- Se iniciou em 1990;
- Ocorre em biênios, ou seja, a cada dois anos (sempre em anos ímpares e seus resultados saem em anos pares);
- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP é responsável pela avaliação;
- Na Educação Infantil a avaliação é realizada apenas por questionários aos diretores e professores. No Ensino Fundamental (nos 2º, 5º e 9º Anos) e no Ensino Médio (nas 3ª e 4º séries) a avaliação é realizada em duas etapas: testes cognitivos e questionários.
Quais são os objetivos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)?
I - Produzir indicadores educacionais para o Brasil, suas regiões e unidades da Federação e, quando possível, para os municípios e as instituições escolares, tendo em vista a manutenção da comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das séries históricas;
II - Avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no país em seus diversos níveis governamentais;
III - Subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil;
IV - Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional,
ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.
Qual o público-alvo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)?
I - Escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam estudantes matriculados no 2º ano, no 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série e 4ª série do Ensino Médio;
II - Instituições privadas, públicas e conveniadas com o poder público, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), é um indicador de desenvolvimento e seu objetivo é mensurar a educação e contribuir para novas políticas públicas em prol da educação de qualidade. De acordo com esse índice responda:
- Quando esse índice foi implementado?
- Quem é responsável pelo indicador e pela divulgação do mesmo?
- Quais são os dois elementos monitorados que possibilitam o monitoramento da situação da educação nacional?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica:
- Foi implementado em 2007;
- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP é responsável pelo indicador e sua divulgação;
- Os dois elementos monitorados são: O Fluxo Escolar, que traz a taxa de aprovação e reprovação dos estudantes (fornecido pelo Censo Escolar); e as Médias de Desempenho (obtidas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB).
Sobre as avaliações educacionais de larga escala do Brasil, em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), responda os seguintes itens:
- Em que ano se iniciou a Avaliação?
- Qual a recorrência da Avaliação?
- Quem é responsável pela realização da Avaliação;
- Como ocorre a Avaliação (provas, testes, questionários, etc)?
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM):
- Se iniciou em 1998;
- Ocorre anualmente;
- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP é responsável pela avaliação;
- Avaliação acontece por meio de provas que são dividas em dois dias e avaliam os estudantes pela elaboração de uma redação em texto dissertativo-argumentativo e com questões objetivas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Em 2009, o ENEM mudou e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Quais são as possibilidades de acesso proporcionadas por esse exame?
- Por meio Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso em Universidades Públicas;
- Por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que possibilita o ingresso com concessões de bolsas em instituições de ensino superior privadas;
- E por meio de convênios
com instituições portuguesas.
PS: Além disso, o ENEM viabiliza o pleito de financiamento estudantil em
programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Sobre as avaliações educacionais de larga escala do Brasil, em relação ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), responda os seguintes itens:
- Em que ano se iniciou a Avaliação?
- Qual a recorrência da Avaliação?
- Quem é responsável pela realização da Avaliação;
- Como ocorre a Avaliação (provas, testes, questionários, etc)?
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA):
– Se iniciou em 2000;
- Ocorre a cada três anos;
- O exame é realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em diversos países e no Brasil é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
- A avaliação acontece por meio de uma prova que avalia três domínios: Ciências, Leitura e Matemática.
Qual o público-alvo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)?
O exame é aplicado de forma amostral para os estudantes de 15 anos dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Sobre as avaliações educacionais de larga escala do Brasil, em relação ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), responda os seguintes itens:
- Em que ano se iniciou a Avaliação?
- Qual a recorrência da Avaliação?
- Quem é responsável pela realização da Avaliação;
- Como ocorre a Avaliação (provas, testes, questionários, etc)?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA):
- Se iniciou em *2002**;
- Acontece anualmente;
- É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais
de educação (INEP aplica, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias);
- A avaliação acontece por meio de quatro provas objetivas (cada uma com 30 questões de múltipla escolha) e uma redação, aplicadas no mesmo dia, nos turnos matutino e vespertino.
Qual o público-alvo do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)?
O exame é direcionado para quem tem idade mínima de 15 anos completos a fim de obter certificação de conclusão do Ensino Fundamental, e para quem tem idade mínima de 18 anos completos a fim de obter certificação de conclusão do Ensino Médio.
Como são subdivididas as aplicações do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) para os brasileiros residentes dentro e fora do Brasil e para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas?
O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil; Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior; e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.
PS: As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), instituído pela Lei Federal no 10.861/2004,
promove a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes. Como se configura cada uma dessas três avaliações?
I - A avaliação dos cursos objetiva identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, englobando o perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica;
II - A avaliação das instituições objetiva identificar o perfil e o significado de sua atuação;
III - A avaliação do desempenho dos estudantes será realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Sobre as avaliações educacionais de larga escala do Brasil, em relação ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), responda os seguintes itens:
- Em que ano se iniciou a Avaliação?
- Qual a recorrência da Avaliação?
- Quem é responsável pela realização da Avaliação;
- Como ocorre a Avaliação (provas, testes, questionários, etc)?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE):
- Se iniciou em 2004;
- A periodicidade máxima de aplicação do ENADE aos estudantes de cada curso de graduação será trienal;
- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP é responsável pela avaliação;
- O ENADE afere o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é obrigatório? Em que momento da graduação os estudantes devem realizar a avaliação?
O ENADE Será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.