4 Puericultura Flashcards
O que é puericultura?
É um conjunto de ações promotoras de saúde, exercidas contínua e globalmente, com foco na criança, da gestação ao final da adolescência.
A puericultura tem como foco apenas a criança?
Não, ela contempla também a família e a comunidade da criança.
Quais são os objetivos da puericultura?
Propiciar a criança o melhor nível de desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social e capacitá-la a uma vida mais longa, produtiva, completa e feliz.
O que estabelece o enfoque “equitativo” da puericultura?
Estabelece que todas as crianças, com ou sem necessidades especiais ou doenças crônicas, devem ter acesso equânime aos mesmos cuidados preventivos.
O que estabelece o enfoque “humanizado” da puericultura?
Estabelece que os profissionais de saúde exercitem a empatia pelas pessoas, seus sentimentos e angústias, muito além da aplicação de procedimentos técnicos
O que estabelece o enfoque “clínico” da puericultura?
Engloba práticas definidas, tais como: apreciação de fatores individuais e ambientais de proteção e de ameaça à saúde, acompanhamento longitudinal, monitoração do desenvolvimento, imunizações, testes de triagem, orientação antecipatória, além de aspectos selecionados do exame físico.
O que estabelece o enfoque “científico” da puericultura?
Orienta a busca, por meio de revisões sistemáticas de literatura, de quais procedimentos clínicos têm embasamento científico suficiente para justificar sua inclusão num protocolo de supervisão de saúde.
Qual grupo produz recomendações de puericultura mais organizadas, inclusive com a discriminação de níveis de prioridade?
U. S. Preventive Services Task Force
Existem outros grupos que desempenham a função de filtrar e sintetizar informações em protocolos objetivos que podem ser usados na puericultura?
Sim: Bright Futures/American Academy of Pediatrics (AAP), Healthy People 2030, International Union for Health Promotion and Education (IUHPE), Institute for Clinical Systems Improvement (ICSI), Rourke Baby Record.
Considerando o enfoque “colaborativo” da puericultura, quais são as estratégias mais recomendadas para manter a qualidade e abrangência dos cuidados?
Aprimorar competências de todos os profissionais de saúde dentro do princípio dos cuidados coordenados cujas técnicas envolvem seleção de prioridades de atenção individuais e fontes de preocupação dos pais, utilização de questionários pré-consulta, materiais educativos impressos e online, atendimentos em grupo e trabalho em equipe.
A identificação e o registro efetivo do diagnóstico de saúde sob a ótica da puericultura contextual envolve reconhecer determinantes sociais da saúde e da doença. Quais são esses determinantes?
Condições nas quais a pessoa vive, incluindo fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos, psicológicos e comportamentais, tais como estrutura familiar, moradia, alimentação, escolaridade, cultura, renda e emprego.
O que significa “saúde colaborativa”?
É o compartilhamento de poderes com as pessoas e suas circunstâncias, sob a forma de engajamento e responsabilidade.
E como colocamos em prática ações de “saúde colaborativa”?
Informando ao paciente acerca dos procedimentos preventivos com benefícios claros - incluindo discussão sobre danos potenciais, dúvidas e alternativas - e com apoio de um sistema de saúde baseado na decisão conjunta sobre o que é melhor para ele e/ou sua família, resguardados os imperativos da saúde pública.
Como a prevenção quartenária se encaixa na puericultura?
A prevenção quaternária é um conceito essencial nas ações de puericultura, na medida em que perpassa todos os demais níveis de prevenção, com abordagens que visam a proteger o paciente da hipermedicalização, mediante a escolha sensata de condutas com base em evidências científicas e o uso criterioso de fontes de informação, além de filtrar e propagar o conhecimento sobre saúde e doença.
Existe uma definição de qual o número ideal de consultas de puericultura?
Ainda não (e talvez nunca exista).