11.2 ORIENTE MÉDIO: Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. Flashcards
Caracterize a OPEP
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo
(OPEP) é uma organização internacional criada em 1960
OBJETIVO:
a “COORDENAÇÃO e UNIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PETRÓLEO entre os países membros”, com vistas a “assegurar a ESTABILIZAÇÃO DOS PREÇOS nos mercados internacionais de petróleo e eliminar flutuações prejudiciais e desnecessárias”.
FUNDAÇÃO: Criada em 1960, na CONFERÊNCIA DE BAGDÁ, por: 1. ARÁBIA SAUDITA, 2. IRÃ, 3. IRAQUE, 4. KUWAIT e 5. VENEZUELA.
Aderiram posteriormente como membros da OPEP: Angola, Argélia, Congo, Emirados Árabes Unidos,
Equador, Gabão, Guiné Equatorial, Indonésia, Líbia,
Nigéria e Qatar,
**EQUADOR, INDONÉSIA e QATAR deixaram a OPEP e NÃO SÃO MAIS MEMBROS.
Como se dá o processo de ADMISSÃO de novos membros na OPEP?
O estatuto da OPEP prevê que a organização está aberta a qualquer país com SUBSTANCIAL EXPORTAÇÃO LÍQUIDA de PETRÓLEO e que tenha INTERESSES fundamentalmente SIMILARES aos dos países membros.
A ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS dá-se:
pela APROVAÇÃO POR MAIORIA DE 3/4 dos membros plenos
+
os VOTOS AFIRMATIVOS de todos os cinco
membros FUNDADORES (Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Venezuela).
DEFINA OPEP+
Desde 2016, os membros da OPEP têm buscado
COORDENAR POLÍTICAS DE PETRÓLEO COM PAÍSES NÃO MEMBROS(como Rússia e México), no âmbito da
chamada OPEP+.
Em 2020, a OPEP+ logrou acordo de corte da produção de petróleo, apoiado por EUA e Rússia, no quadro de queda da demanda global e dos preços provocada pela pandemia de COVID-19.
CARACTERIZE a AL-QAEDA
A Al-Qaeda é uma ORGANIZAÇÃO FUNDAMENTALISTA ISLAMISTA (defende a indissociabilidade entre Estado e religião) e WAHHABISTA (movimento religioso sunita ortodoxo e ultraconservador) internacional FUNDADA POR OSAMA BIN LADEN EM 1988.
É formada por uma REDE DE CÉLULAS COLABORATIVAS que compreendem um exército paralelo multinacional e um movimento radical wahhabi que conclama à JIHAD GLOBAL e à interpretação estrita da lei da SHARIA (direito islâmico, proveniente do Corão e da Suna).
A Al-Qaeda foi responsável por ATAQUES TERRORISTAS como os atentados às embaixadas dos EUA em Dar es Salaam e Nairóbi (1998), o atentado em Bali (2002) e os atentados de 11 de setembro de 2001.
**O autodenominado “Estado Islâmico” é um grupo terrorista vinculado à Al-Qaeda.
CARACTERIZE o TALIBÃ
O Talibã (ou Talebã) é um MOVIMENTO POLÍTICA SUNITA FUNDAMENTALISTA no Afeganistão de atuação restrita ao Afeganistão e ao Paquistão.
** A Al-Qaeda e o Talibã foram RECONHECIDOS como grupos TERRORISTAS pelo CSNU em 1999 (S/RES/1267).
Qual é a relação entre a invasão soviética ao Afeganistão (1979-89) e o Talibã?
Durante a INVASÃO SOVIÉTICA DO AFEGANISTÃO (1979-1989):
- os EUA, por meio da Operação Ciclone, ARMARAM os MUJAHIDINS afegãos (combatentes armados inspirados pelo fundamentalismo religioso).
APÓS A SAÍDA DOS SOVIÉTICOS:
Depois que os vários grupos de resistência contra a ocupação soviética tomaram Cabul e estabeleceram um governo marcado por lutas internas e guerras civis, o TALIBÃ emergiu como poder político e governou o país entre 1996 e 2001, embora reconhecido por poucos países.
Após os ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO, com o argumento de que o Talibã havia dado refúgio a Osama bin Laden, os EUA invadiram o Afeganistão e DERRUBARAM O TALIBÃ do poder na Operação Liberdade Duradoura.
CARACTERIZE OS SUNITAS
Partindo de uma noção de viés religioso, os sunitas adotam a SUNA, livro que conta a trajetória do profeta Maomé, como REFERENCIAL PARA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES NÃO ESCLARECIDAS PELO ALCORÃO.
É a corrente predominante em quase todo o mundo islâmico.
CARACTERIZE OS XIITAS
O grupo xiita prefere uma INTERPRETAÇÃO MAIS RÍGIDA DO ALCORÃO e não reconhece os conselhos e os exemplos provenientes de qualquer outro livro.
De acordo com os xiitas, o mundo islâmico deve ser politicamente controlado por MEMBROS DIRETOS da família do profeta MAOMÉ.
É majoritário no IRAQUE, no IRÃ, no AZERBAIJÃO e no BAHREIN.