Vestibulares Flashcards

1
Q

Simulado Fuvest 2 - questão 64

Na construção: “O estudo analisou dados de florestas do mundo inteiro e nessas análises foi encontrado um valor crítico de temperatura média anual, […]”,
a. a primeira oração apresenta enfoque textual no agente da ação expressa pelo verbo; a segunda, no objeto da ação expressa pelo verbo.
b. a primeira oração pode ser transposta para a voz passiva pronominal e mantém o padrão culto da língua em: “Analisou-se dados de florestas do mundo inteiro”.
c. a segunda oração se transposta para a voz passiva pronominal manterá o padrão culto da língua em: “Encontraram-se um valor crítico de temperatura 25 média anual.”
d. na segunda oração, o termo “um valor crítico” dá à construção marca de pessoalidade, em função do enfoque textual da voz passiva analítica.
e. na primeira e na segunda oração, há marcas de agentes da ação expressa pelo verbo.

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Simulado Fuvest 2 - questão 67

Em “O que já dá para adiantar é que não faltarão sensores e parafernálias para tornar a sua vida mais segura.”, o “O” destacado, do ponto de vista morfossintático, é:
a. pronome oblíquo átono – sujeito.
b. pronome demonstrativo – sujeito.
c. pronome oblíquo átono – objeto direto.
d. pronome demonstrativo – objeto direto.
e. pronome oblíquo átono – objeto indireto.

A

Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 2

Puno: conozca la isla donde la habilidad más preciada del hombre es tejer un buen chullo
En la pequeña isla puneña de Taquile, la destreza del hombre no tiene nada que ver con su éxito con las mujeres ni con su número de hijos, su fuerza o sus dotes para la caza o la pesca. Aquí, la habilidad más preciada del hombre es el tejido del chullo que también juega un papel clave en la formación de jóvenes.
Alejandro Flores Huatta (67), una de las 1 300 personas que viven en esta isla del Lago Titicaca, es fiel testimonio de esta prédica. El taquileño contó que el tejer es una tradición que ha existido desde hace cerca de 500 años, con raíces en las antiguas civilizaciones de los pueblos Inca, Pukara y Colla.

En 2005, el arte textil de Taquile fue declarado Patrimonio Cultural Inmaterial de la Humanidad por Unesco. Alejandro es uno de los siete hombres de la isla reconocidos como Maestro de Textiles, junto con el presidente de la isla, Juan Quispe Huatta.
Disponível em: https://gestion.pe. Acesso em: 1 nov. 2022. [Fragmento adaptado]
A reportagem aborda a tradição peruana de tecer el chullo, uma espécie de gorro. Esse costume
A. faz parte de um antigo ritual de conquista amorosa.
B. reafirma os papéis de homens e mulheres na ilha.
C. constitui uma prática de valor para a humanidade.
D. gera preconceito contra homens que não costuram.
E. encontra pouca aceitação entre as novas gerações.

A

Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 6

O risco de virar verdade
Mulheres têm aversão a riscos. Você certamente já ouviu essa frase, usada tanto contra como a nosso favor. Serve, do lado negativo, como argumento para desconfiar do nosso bom desempenho em cargos de liderança, já que não estaríamos preparadas para tomar decisões arrojadas. Pode também ser uma referência favorável ao estilo de gestão feminino, que seria mais cauteloso, menos intempestivo.
Seja como for, o risco real dessa afirmativa é acreditar nela. Mulheres e homens, na verdade, têm igual aversão ou amor ao risco. A quebra de um estereótipo tão consagrado no mundo corporativo veio do resultado de uma pesquisa realizada pela consultoria internacional Grant Thornton, que analisa há 13 anos o papel das mulheres na liderança. A diferença entre os gêneros, segundo a pesquisa, não está em um medo maior ou menor do risco, mas na estratégia adotada diante dele. Homens e mulheres o percebem e gerenciam de maneira diferente. Não de um jeito certo ou errado. A crença que levou ao estereótipo sobre o gosto ou a aversão é baseada no fato de que homens, diante do cenário desafiador, pensam e agem mais rápido. Mulheres tendem a moderar o comportamento extremo e usam mais tempo para ouvir e avaliar antes de partir para o plano estratégico.
Submeter crenças de linguagem corporativa ao “detector de mentiras”, por meio de estudos sofisticados como esse, é libertador. Diminui, a princípio, as barreiras de gênero e, em um nível mais transformador, o poder da linguagem-clichê: “mulher é mais competitiva, homens se ajudam mais entre si”; “homens gostam de desafios, mulheres preferem segurança”.

No artigo de opinião, o ponto de vista da autora é sustentado pela
A. descrição de que o mundo corporativo cria uma visão coletiva.
B. comprovação pela realidade de que as mulheres têm aversão a riscos.
C. afirmação de que crenças desenvolvidas pela sociedade são perigosas.
D. definição de que o estereótipo relativiza os conceitos de certo e errado.
E. citação de que o ser humano age de maneiras distintas diante de problemas.

A

Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 15

TEXTO II
A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, o jovem negro Deivinho, que, por pressão e querendo agradar ao pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Disponível em: <www.adorocinema.com>. Acesso em: 21 nov. 2022. [Fragmento adaptado]
O cartaz de Marte Um e a resenha do filme apresentam o protagonista da trama, Deivinho, e comprovam a capacidade da arte de
A. proporcionar entretenimento ao público-alvo, por meio de tragédias ou comédias.
B. dar destaque a minorias, como a população preta, marginalizada na sociedade.
C. despertar curiosidade de crianças e jovens por questões além do domínio escolar.
D. trazer informações com diferentes graus de profundidade sobre assuntos diversos.
E. estimular investigação e busca pelo conhecimento de assuntos de relevância social.</www.adorocinema.com>

A

Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 26

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Simulado Bernoulli - questão 38

Recentemente, presenciamos o absurdo: jovens de escolas particulares de Valinhos (SP) e de Porto Alegre (RS) gravando e divulgando conteúdos racistas, classistas e xenófobos. Mensagens que, claramente, flertam com ideologias fascistas e nazistas e que atacam, principalmente, pessoas pobres, pretas e nordestinas.
Os ocorridos se deram em meio ao cenário de eleições presidenciais, sobretudo após a apuração das urnas. Vimos, durante toda a corrida eleitoral de 2022, uma parcela considerável da população defender e reproduzir discursos de ódio, alinhados, principalmente, a preconceitos étnico e de classe; e isso certificou aquilo que, infelizmente, ainda somos: um país escravocrata.
Mas, precisamos deixar muito claro: não há mais espaço para esse Brasil!
Não há mais espaço para a reprodução de discursos que ferem a dignidade humana e que vão contra um arcabouço legal que, desde 1989, por meio da Lei 7 716, pune todo e qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor, idade (a pena prevista para esse tipo de crime é de 2 a 5 anos de reclusão).
Em qualquer situação, o preconceito é inaceitável, mas, quando parte de crianças e jovens, também é profundamente entristecedor, já que é nas novas gerações que deveríamos encontrar esperança e reais oportunidades de mudança rumo a um mundo melhor. Por isso, se elas estão assumindo comportamentos preconceituosos, falhamos todos.
PRESTES, C. Disponível em: https://conexaoplaneta.com.br. Acesso em: 23 nov. 2022. [Fragmento adaptado]
Nesse texto, a tese central em torno da qual a argumentação da autora se baseia é a de que o(a):
A. Brasil é um país escravagista.
B. discriminação cresce ano após ano.
C. preconceito entre jovens é inconcebível.
D. futuro das novas gerações está perdido.
E. ser humano fracassa enquanto sociedade.

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 42

Dizem que não existe ateu quando o avião treme. Se depender da senhora que Paulo Mendes Campos flagrou anteontem, em um avião de Belo Horizonte para o Rio, não existe mesmo. Ao contrário de seu filho de 12 anos, que tinha “os olhos abertos da alegria infantil”, ela estava “com os olhos esbugalhados de pânico” e o coração apertado pelo tempo instável, pelas nuvens carregadas com pinta de aguaceiro. Quando o avião se meteu “no espesso nevoeiro”, a mãe “tirou da bolsa dois poderosos terços, estendeu um ao garoto” e imediatamente começou “a desfiar o outro”. Inabalável, a criança recusou o rosário, alegando que um era suficiente, mas sofreu a censura materna: “Não, menino, você reza pelo motor direito, que eu rezo pelo esquerdo”. Deu certo.

Nessa crônica, o narrador onisciente se vale da coesão sequencial para:
A. apresentar a fala da mãe.
B. introduzir uma contraposição.
C. substituir termos apresentados.
D. juntar os períodos do fragmento.
E. exibir sua visão por meio das aspas.

A

Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 113

Um termômetro de resistência é um termômetro em que a resistência elétrica R varia com a temperatura. Podemos definir as temperaturas medidas por esse termômetro em kelvins (K) como sendo proporcionais à resistência medida em ohms (Ω).

Um termômetro do tipo citado no texto anterior indica uma resistência R de 120 Ω, quando seu bulbo é imerso em água fervente
(100 °C). Qual é a temperatura de um banho medida por esse termômetro, quando sua resistência é 96 Ω?
A. 25,4 °C.
B. 30,9 °C.
C. 74,6 °C.
D. 76,0 °C.
E. 80,0 °C.

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 120

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 125

Para um projeto de uma escada rolante, foram definidos alguns pré-requisitos de acordo com a altura entre os andares a serem interligados. Um deles define que o tempo de ida e volta da base até o topo da escada rolante deve ser de 15 segundos, na situação em que uma pessoa caminha com velocidade de 1,5 m/s em relação aos degraus da escada rolante, que devem possuir velocidade de 0,5 m/s em relação ao solo. Despreze o intervalo de tempo para a inversão do sentido do movimento.
A escada rolante deverá possuir um comprimento, em metro, de:
A. 7,5.
B. 10,0.
C. 15,0.
D. 22,5.
E. 30,0.

A

Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 127

O ácido valproico (C8H16O2) é um medicamento anticonvulsivante e estabilizador do humor que age aumentando os níveis do GABA – um tipo de neurotransmissor responsável por diminuir a atividade dos neurônios, necessário para o bom funcionamento do cérebro. Ele é comercializado na forma de cápsulas de 250 mg, e em comprimidos de 300 ou 500 mg.
O número aproximado de átomos de carbono, oriundos do ácido valproico, que são ingeridos por uma pessoa que toma duas cápsulas desse medicamento ao dia é:
Dados: Massas molares em g.mol–1: H = 1, C = 12 e O = 16.
A. 1,05 . 1021
B. 2,09 . 1021
C. 8,36 . 1021
D. 1,67 . 1022
E. 3,34 . 1022

A

Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 135

A

Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 146

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 147

A

Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 159

Usado informalmente na indústria de circuitos integrados (os populares chips), uma barba-segundo é definida como o comprimento que, em média, uma barba cresce em um segundo. Uma barba-segundo equivale ao crescimento da barba em 10 nanômetros por segundo.
Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br. Acesso em: 5 dez. 2022 (Adaptação).
Sabe-se que 1 nm = 10–9 m e que um ano possui, aproximadamente, 3 . 107 segundos.
De acordo com as informações apresentadas no texto, o tempo para se alcançar uma barba de 30 centímetros é de:
A. um mês.
B. um trimestre.
C. um semestre.
D. um ano.
E. uma década.

A

Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Simulado Bernoulli 2 - questão 176

Um motorista de automobilismo encomendou um bolo em formato de prisma retangular reto a uma confeiteira. O retângulo superior do bolo, de dimensões 39,1 cm por 25,5 cm, ele solicitou que fosse confeccionado no formato de uma bandeira quadriculada, como a que sinaliza a passagem dos carros na linha de chegada de corridas. Para isso, a confeiteira decidiu confeitar o menor número possível de quadrados idênticos, com medida inteira, em milímetro, sem deixar espaços entre quadrados adjacentes.
Dessa forma, a quantidade de quadrados utilizados para a confecção da parte superior do bolo é igual a
A. 15.
B. 17.
C. 23.
D. 289.
E. 345.

A

Letra E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Simulado Fuvest 2 - questão 48

A

Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Simulado Fuvest 2 - questão 52

A

Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Simulado UFU 1 - questão 6

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Simulado UFU - questão 18

A

Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Simulado UFU - questão 20

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Simulado UFU 1 - questão 22

Um aluno no laboratório de física da UFU, por descuido, colocou 100 g de água a 100 oC no interior de um calo- rímetro de capacidade térmica 10 cal/oC, que contém 50 g de água a 20 oC. A massa de água líquida a 0 oC, que esse aluno deverá adicionar no calorímetro, para que a temperatura de equilíbrio térmico volte a ser 20 oC, é:
Dado: calor específico 1 cal/(g.oC)
a. 1000 g.
b. 800 g.
c. 600 g.
d. 400 g.

A

Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Simulado UFU 1 - questão 24

A

Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Simulado UFU 1 - questão 26

Desde a criação do bloco foi determinado que as questões externas com países terceiros deviam ser levadas adiante de forma conjunta. No entanto, de tempos em tempos a disputa de modelos perpassa o Mercosul gerando crises. A polêmica atual do bloco retrata o (a):

a. aumento da Tarifa Externa Comum e de flexibilização das negociações externas conjuntas, encabeçadas por Brasil e Uruguai, respectivamente.
b. implementação da redução tarifária encabeçada pelo Brasil e Uruguai implementando o aumento das tarifas para concluir o acordo extra-Mercosul com a Rússia.
c. ampliação das negociações externas com terceiros países deviam ser levadas adiante de forma bilateral, ou seja, não precisava passar pelos marcos institucionais do bloco regional.
d. efetivação do acordo assinado em 2019 com a União Europeia, cuja ratificação enfrenta resistências de ambas as partes em função das dificuldades em encontrar um equilíbrio nas negociações.

A

Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Simulado UFU 1 - questão 33

Sobre o processo histórico de constituição dos Estados nacionais modernos na Europa, a partir de fins do século XIV, é CORRETO afirmar que
a. enquanto os reis lutavam para garantir a centralização do poder os mercadores lusitanos circunscreviam a padronização monetária.
b. a centralização política não significou um rompimento com a hierarquia social do período medieval, pois os estamentos continuaram inalterados.
c. com a organização dos Estados Nacionais os camponeses foram desobrigados das tributações feudais e das relações servis de trabalho, assim migraram para os burgos.
d. entendendo que a concentração de poderes nas mãos do Estado prejudicava a expansão do comércio, a burguesia não tardou em criar teorias que defendiam o fim das monarquias nacionais.

A

Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Simulado UFU 1 - questão 34

A grande recusa do corpo não se dá apenas no campo da sexualidade. A luxúria passa a ser cada vez mais associada à gula. Por isso, as recomendações da Igreja passam a se dirigir tanto à carne quanto à boca. Os pecados da carne e os pecados da boca passam a caminhar de mãos dadas. Assim, a embriaguez é reprimida também como forma de controlar os “camponeses e os bárbaros”, muito apreciadores de bebedeiras. A indigestão é igualmente associada ao pecado. A abstinência e o jejum dão o ritmo, portanto, do “homem medieval”. Gordo oposto ao magro, Carnaval que se empan- turra contra Quaresma que jejua. A tensão atraves- sa o corpo medieval.
Adaptado de Jacques Le Goff e Nicolas Truong, Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 58 e 59.
A causa da tensão evocada no excerto acima se evidencia na
a. condenação dos excessos cometidos pelo corpo, como gula, fome, embriaguez e cândido.
b. visão positiva que se tinha do corpo,daí a necessidade de valores o equilíbrio em todos os atos.
c. valorização da negação dos excessos que deveriam serem evitados por razões meramente estéticas.
d. identificação daqueles que controlavam os impulsos e evitavam os excessos como os mais próximos de Deus.

A

Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

Simulado UFU (WR) - questão 38

Analise as alternativas abaixo a respeito dos reinos e povos africanos:
I. O reino de Gana ocupou vasto território no litoral norte do continente africano, tendo ocupado da região atlântica às margens do rio Nilo.
II.Os bantos formados a partir de uma origem linguística comum, ocuparam a região centro-sul do continente africano.
III. O amplo desenvolvimento comercial da cidade de Gao possibilitou o fortalecimento do reino Congo durante o século XV.
Sobre as afirmações acima:
a. apenas a alternativa I está correta.
b. todas as alternativas estão corretas.
c. todas as alternativas estão incorretas.
d. apenas a alternativa II está correta.

A

Letra D

29
Q

Simulado UFU (WR) - questão 44

Señale la traducción CORRECTA de la frase retirada del
texto “Objetivos y metas de desarrollo sostenible”.

“Para no dejar a nadie atrás, es importante que logremos cumplir con cada uno de estos objetivos para 2030”.

a. “Para não deixar nada atrás, é importante que consigamos cumprir com cada um destes objetivos para 2030”.
b. “Para não deixar a nada atrás, é importante que consigamos cumprir com cada um destes objetivos para 2030”.
c. “Para não deixar nada para trás, é importante que consigamos cumprir com cada um destes objetivos para 2030”.
d. “Para não deixar ninguém para trás, é importante que consigamos cumprir com cada um destes objetivos para 2030”.

A

Letra D
Tradução do termo “nadie”

30
Q

Simulado UFU (WR) - questão 46

La citación “con un perenne dolor de cabeza” significa:
a. “con un dolor de cabeza muy fuerte”.
b. “con poco dolor de cabeza”.
c. “con un dolor de cabeza incesante”.
d. “con muchísimo dolor de cabeza”.

A

Letra C
Tradução do termo “perenne”

31
Q

Simulado UFU (WR) - questão 48

A

Letra A

32
Q

Simulado UFU (WR) - questão 53

A

Letra C

33
Q

Simulado UFU (WR) - questão 60

Sinhá Rita tinha quarenta anos na certidão de batismo, e vinte e sete nos olhos. Era apessoada, viva, patusca, amiga de rir; mas, quando convinha, brava como diabo. Quis alegrar o rapaz, e, apesar da situação, não lhe custou muito. Dentro de pouco, ambos eles riam, ela contava-lhe anedotas, e pedia-lhe outras, que ele referia com singular graça. Uma destas, estúrdia, obrigada a trejeitos, fez rir a uma das crias de Sinhá Rita, que esquecera o trabalho, para mirar e escutar o moço. Sinhá Rita pegou de uma vara que estava ao pé da marquesa, e ameaçou-a:
– Lucrécia, olha a vara!
A pequena abaixou a cabeça, aparando o golpe, mas o golpe não veio. Era uma advertência; se à noitinha a tarefa não estivesse pronta, Lucrécia receberia o castigo do costume. Damião olhou para a pequena; era uma negrinha, magricela, um frangalho de nada, com uma cicatriz na testa e uma queimadura na mão esquerda. Contava onze anos. Damião reparou que tossia, mas para dentro, surdamente, a fim de não interromper a conversação.
“O caso da vara”, de Machado de Assis.
Todas as afirmativas estão corretamente associadas ao excerto, assinale a alternativa INCORRETA:
a. A reação condicionada de Lucrécia, ao abaixar a cabeça frente à violência sistemática de Sinhá Rita, é um exemplo do tratamento psicológico que Machado de Assis confere aos seus personagens.
b. O trecho apresenta um narrador que não se furta a tecer comentários e a emitir opiniões sobre os personagens.
c. As expressões “amiga de rir”e “brava com o diabo” demonstram contradições no comportamento de Sinhá Rita, que são ratificadas por suas ações no decorrer do conto.
d. O trecho possibilita um debate profundo sobre a República brasileira, o que exemplifica também a profundidade na crítica social trazida por Machado de Assis, em seu conto.

A

Letra D

34
Q

Simulado UFU (WR) - questão 68

A

Letra C
Mediana e média em histogramas

35
Q

Simulado UFU (WR) - questão 79

2016, ano de Olimpíadas, todos os atletas vieram ao Rio de Janeiro, em busca da medalha de ouro. Mas o que poucas pessoas sabem é que a medalha olímpica não é feita inteiramente de ouro: ela possui apenas 1,34% do metal dourado em sua composição. Além do alto valor de mercado, que outra propriedade do ouro determina essa decisão?
a. Baixa rigidez.
b. Alta densidade.
c. Baixa reatividade.
d. Alta condutividade térmica.

A

Letra A

36
Q

Simulado UFU (WR) - questão 80

Em uma feira de ciências, apresentou-se um vídeo que mostrava, simultaneamente, três experimentos diferentes (I, II e III), conforme indicados a seguir.

Em cada recipiente, havia: I – Solução de cloreto de sódio; II - Cloreto de sódio sólido; III – Cloreto de sódio fundido. Passados alguns instantes, percebeu-se que se acendeu (acenderam) apenas a(s) lâmpada(s):
a. I.
b. II.
c. III.
d. I e III.

A

Letra D

37
Q

Simulado Fuvest 1 (Bernoulli) - q. 21

Em um determinado estádio de futebol, há dois setores distintos: a geral e a arquibancada. No último dia de vendas para uma partida, a razão entre a quantidade de torcedores na geral e a quantidade de torcedores na arquibancada, nessa
ordem, era de 7/2 .
Após a promoção de um dos patrocinadores, a quantidade de torcedores na arquibancada aumentou em 6.500, sendo mantido o número de presentes no setor da geral, o que alterou a razão entre a quantidade de torcedores na geral e a quantidade de torcedores na arquibancada, nessa ordem, para 3/4.
Dessa maneira, o público presente nessa partida foi de:
(A) 10.500.
(B) 18.000.
(C) 22.750.
(D) 24.500.
(E) 26.000.

A

Letra D

38
Q

Simulado Fuvest 1 (Bernoulli) - q. 30

“Que estará fazendo Marina? Procuro afastar de mim essa criatura. Uma viagem, embriaguez, suicídio. . . Penso no meu cadáver, magríssimo, com os dentes arreganhados, os olhos como duas jabuticabas sem casca, os dedos pretos do cigarro cruzados no peito fundo. Os conhecidos dirão que eu era um bom tipo e conduzirão para o cemitério, num caixão barato, a minha carcaça meio bichada. Enquanto pegarem e soltarem as alças, revezando-se no mister piedoso e cacete de carregar defunto pobre, procurarão saber quem será o meu substituto na Diretoria da Fazenda. Enxoto as imagens lúgubres. Vão e voltam, sem vergonha, e com elas a lembrança de Julião Tavares. Intolerável. Esforço-me por desviar o pensamento dessas coisas. Não sou um rato, não quero ser um rato. Tento distrair-me olhando a rua.”
Graciliano Ramos. Angústia. Rio de Janeiro: Record, 2019. Adaptado. No fragmento da obra de Graciliano Ramos, a presença do discurso indireto livre se expressa por meio:
(A) da dúvida sobre a localização de Marina.
(B) do fluxo de pensamento de Julião Tavares.
(C) do relato inconformado com o destino trágico.
(D) da narrativa ressentida do personagem-cadáver.
(E) das falas dos conhecidos imaginadas pelo narrador.

A

Letra E
Revisão: tipos de discurso

39
Q

Simulado Fuvest 1 (Bernoulli) - q. 34

“O Cão-Tinhoso tinha a pele velha, cheia de pelos brancos, cicatrizes e muitas feridas. Ninguém gostava dele porque era um cão feio. Tinha sempre muitas moscas a comer-lhe as crostas das feridas e quando andava, as moscas iam com ele a voar em volta e a pousar nas crostas das feridas. Ninguém gostava de lhe passar a mão pelas costas como aos outros cães. Bem, a Isaura era a única que não fazia isso.”

No fragmento do conto, qual é o objetivo narrativo de apresentar as formas como todos lidavam com o Cão-Tinhoso?
(A) Caracterizar a personagem Isaura a partir da comparação.
(B) Criar um efeito de surpresa que quebra a expectativa do leitor.
(C) Retratar as crianças como sujeitos de condutas incompreensíveis.
(D) Qualificar o cão a partir do senso comum expresso pelas personagens.
(E) Narrar a história apresentando uma perspectiva pessoal sobre o animal.

A

Letra A

40
Q

Simulado Bernoulli III - questão 2

Vale
Una vida lo que un sol
Una vida lo que un sol
Vale
Se aprende en la cuna,
se aprende en la cama,
se aprende en la puerta de un hospital.
Se aprende de golpe,
se aprende de a poco y a veces se aprende recién al final Toda la gloria es nada
Toda vida es sagrada
Una estrellita de nada
en la periferia
de una galaxia menor.
Una, entre tantos millones
y un grano de polvo girando a su alrededor
No dejaremos huella,
solo polvo de estrellas.

Na letra da canção, a expressão polvo de estrellas tem o objetivo de:
A. evidenciar a importância do ser humano dentro do universo.
B. menosprezar a capacidade humana de compreender o cosmo.
C. exemplificar as consequências das ações humanas no planeta.
D. criticar as pessoas que se consideram melhores que as demais.
E. realçar o contraste entre a grandiosidade e a pequenez da vida.

A

Letra E

41
Q

Simulado Bernoulli 3 - questão 4

A

Letra b
Significado: intendentes

42
Q

Simulado Bernoulli 3 - questão 13

As fake news não pararam nem vão parar de existir. Mas hoje detemos conhecimento e sabemos que temos o poder de limitar a influência delas. Quem compartilha hoje uma fake news tem que ser responsabilizado triplamente, pois já se sabe de onde elas vêm e para que elas servem. Não se pode fechar os olhos e, por questões apenas ideológicas, passar para frente uma informação que não condiz com a verdade.
JANINO, G. A responsabilidade de quem compartilha fake news. Disponível em: <www.nexojornal.com.br>. Acesso em: 18 dez. 2022.
O fragmento do ensaio publicado por um jornal digital destaca a importância do jornalismo para:
A. informar os indivíduos com temáticas cotidianas.
B. alertar os leitores sobre os perigos das fake news.
C. articular o compartilhamento de notícias influentes.
D. defender o fim da existência de informações falsas.
E. denunciar as ideologias dos órgãos de comunicação.</www.nexojornal.com.br>

A

Letra B

43
Q

Bernoulli enem 3 - questão 66

Palavras como “civilização” em francês ou inglês, ou o alemão Kultur, são inteiramente claras no emprego interno da sociedade a que pertencem. Mas a forma pela qual uma parte do mundo está ligada a elas, a maneira pela qual incluem certas áreas e excluem outras, como a coisa mais natural, as avaliações ocultas que implicitamente fazem com elas, tudo isso torna difícil defini-las para um estranho.
ELIAS, N. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
A razão pela qual seria difícil definir os conceitos de civilização e cultura, conforme o texto, assenta na
A. concepção etnocêntrica dos europeus.
B. limitação geográfica das tradições.
C. confusão linguística dos idiomas.
D. diversidade histórica dos povos.
E. amplitude teórica dos termos.

A

Letra A

44
Q

Bernoulli enem 3 - questão 72

Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente – observação que salta aos olhos todas as vezes que os fatos são encarados tais quais são e tais quais sempre foram. A pressão de todos os instantes que sofre a criança é a própria pressão do meio social tendendo a moldá-Ia à sua imagem.
DURKHEIM, É. As Regras do Método Sociológico. Lisboa: Editorial Presença, 2004. [Fragmento]
A reflexão apresentada no texto evidencia um aspecto do pensamento sociológico caracterizado pela discussão do(a)
A. desnaturalização dos costumes.
B. favorecimento das rupturas.
C. melhoramento das culturas.
D. afirmação das predileções.
E. ampliação das tradições.

A

Letra A

45
Q

Bernoulli enem 3 - questão 73

Neste tipo de processo de alteração das rochas, destaca-se a ação da água da chuva carregada de outros elementos atmosféricos, como o CO2: ela ataca minerais da rocha em sua superfície exposta e em suas fraturas e causa a sua decomposição química.
Disponível em: http://sigep.cprm.gov.br. Acesso em: 25 jan. 2023 (Adaptação).
O texto descreve um tipo de alteração das rochas expostas na superfície que integra os processos de:
A. erosão laminar.
B. abrasão eólica.
C. metamorfismo.
D. intemperismo.
E. litificação.

A

Letra D

46
Q

Unicamp 1 - Bernoulli - questão 29

O requerimento energético diário (RED) para cães é calculado pela seguinte expressão:
RED=k.70.massa0,75 (0,75 - expoente)
Em que RED é dado em kcal/dia, k é uma constante e a
massa (do cão) é dada em kg.

Para um cão com propensão à obesidade, a constante k vale 1,4.
O tutor de um cão que tem propensão à obesidade e massa de 16 kg pretende alimentá-lo com 2 refeições diárias à base de uma ração que fornece 250 kcal a cada 100 gramas de ração.
A quantidade de ração por refeição que atenderá ao RED desse cão será de, aproximadamente,
a) 157 gramas.
b) 314 gramas.
c) 392 gramas.
d) 784 gramas.

A

Letra A

47
Q

Unicamp 1 - Bernoulli - questão 44

A ONG “Reciclagem amor e vida” traz, em sua logomarca, o pronome “onde”, que também poderia ser substituído, sem perda de sentido, por
a) “aonde”.
b) “em que”.
c) “no qual”.
d) “a qual”.

A

Letra B

48
Q

Unicamp 1 - Bernoulli - questão 52

A

Letra A

49
Q

Unicamp 1 - Bernoulli - questão 17

O regionalismo pode ser conceituado como a redução preferencial de barreiras ao comércio entre um subconjunto de países que podem ser, mas não necessariamente, contíguos.
(LUQUINI, Roberto; SANTOS, Nara. Multilateralismo e regionalismo no âmbito da liberalização do comércio mundial. Brasília, n. 18. 1, jan./mar. 2009. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/ id/194895/000861669.pdf?sequence=3. Acesso em 02/02/2023.)
A tendência descrita no texto é exemplificada pela seguinte associação entre países:
a) BRICS, que é um acrônimo usado para se referir a um grupo de países que apresentava grande potencial de crescimento econômico no início dos anos 2000.
b) Mercosul, uma união aduaneira, o que implica a livre circulação de mercadorias e a adoção de uma Tarifa Externa Comum entre os países-membros.
c) OMC, que representa um foro multilateral entre diversos países com o intuito de monitorar e regular as práticas comerciais no mercado mundial.
d) OCDE, que é uma instituição intergovernamental cujo objetivo é fomentar ações para o desenvolvimento econômico dos seus países-membros.

A

Letra B

50
Q

Unicamp 1 - Bernoulli - questão 20

Considerando as informações da tabela, assinale a alternativa correta.
a) O estado de Minas Gerais mantém-se em segundo lugar no valor da produção mineral graças às reservas de nióbio, que compensam o esgotamento das jazidas minerais do Quadrilátero Ferrífero, exploradas desde os tempos coloniais.
b) O estado do Mato Grosso, apesar das grandes jazidas do Maciço do Urucum, apresenta uma participação reduzida no valor da produção mineral, pois se destaca pela extração de minerais metálicos com pouca aplicação como matéria-prima industrial.
c) O valor da produção mineral do estado do Amapá está vinculado à exploração na Serra do Navio, que constitui um projeto de mineração implantado recentemente, sendo responsável pela maior parte do manganês extraído no país.
d) A posição do estado do Pará está associada ao Projeto Grande Carajás, cuja exploração mineral, com destaque para o minério de ferro, causou grandes transformações territoriais, como a instalação de uma infraestrutura viária e energética.

A

Letra d

51
Q

Enem Bernoulli 3 - questão 96

Uma nova estimativa, descrita como a mais precisa já feita, revela que o mundo tem cerca de 8,7 milhões de espécies de seres vivos, com uma margem de erro de um milhão para mais ou para menos. Segundo o estudo, a grande maioria são animais, com números progressivamente menores de fungos, plantas, protozoários e algas. Esse número exclui bactérias e outros micro-organismos. O método utilizado para calcular o número total de espécies foi feito pela análise da relação entre as espécies e os grupos mais amplos aos quais pertencem. Grupos de espécies mais proximamente relacionadas pertencem ao mesmo gênero, que por sua vez são agrupados em famílias, depois em ordens, em classes, em filos e, finalmente, em reinos. Os pesquisadores quantificaram a relação entre a descoberta de novas espécies e a descoberta de grupos mais amplos como filos ou ordens, e então usaram esse dado para prever quantas espécies existem no mundo.
BLACK, R. Pesquisa calcula em 8,7 milhões número de espécies existentes. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/. Acesso em: 12 jan. 2018 (Adaptação).
Um fato que contribui para a relativa precisão do número total de espécies encontradas no mundo é de que o(a)
A. descoberta de um novo reino ou filo é mais rara que a descoberta de uma nova espécie.
B. quantidade de gêneros existentes pode ser facilmente comprovada pela observação direta.
C. análise de grupos taxonomicamente menores resulta em dados confiáveis e quantificáveis.
D. investigação de estimativas dispensa o uso de padrões preconizados pelo método científico.
E. estudo das maiores relações de parentesco se dá em grupos taxonomicamente abrangentes.

A

Letra A

52
Q

Enem Bernoulli 3 - questão 97

A

Letra E

53
Q

Enem Bernoulli 3 - questão 132

Uma das maneiras mais eficientes de impulsionar e colocar em órbita naves espaciais com gasto mínimo de combustível é com a utilização de motores a propulsão iônica. Para a propulsão, algumas naves espaciais, desde a década de 60, utilizam o gás monoatômico xenônio como combustível. Com o objetivo de elevar a eficiência de um motor movido a partir de uma propulsão iônica, um grupo de cientistas estuda o comportamento desse gás em transformações gasosas e suas variáveis de estado. Em uma das análises de aquecimento isovolumétrico, a equipe detectou que a temperatura de uma amostra de 20 mol sofreu um aumento de, aproximadamente, 40 K. Considere que a constante universal dos gases ideais é igual a 8,3 J mol−1 K−1.
Qual foi a quantidade de energia, em Joule, absorvida pelo gás logo após o aquecimento?
A. 249
B. 498
C. 1 200
D. 3 320
E. 9 960

A

Letra E

54
Q

Enem Bernoulli 3 - questão 133

A

Letra B

55
Q

Enem Bernoulli 3 - questão 147

O acesso à educação infantil aumentou nos últimos anos, com a frequência escolar na faixa etária de até 3 anos subindo de 30,4%, em 2016, para 34,2% em 2018.
Caso a taxa de crescimento do acesso à educação infantil, observada de 2016 a 2018, tivesse sido mantida, a frequência escolar no ano de 2020 deveria ter sido de aproximadamente
A. 38,0%.
B. 38,5%.
C. 40,5%.
D. 41,8%.
E. 46,7%.

A

Letra B

56
Q

Enem Bernoulli 3 - questão 154

A

Letra D

57
Q

Enem Bernoulli 3 - questão 163

A

Letra E

58
Q

Enem Bernoulli 3 - questão 153

Dois jovens decidem criar um jogo para passar o tempo. Um deles deve pensar em um número entre 0 e 100, que deve ser adivinhado pelo outro jogador. O jogador que deve adivinhar o número anuncia, a cada rodada, um número inteiro entre 0 e 100, e o outro jogador deve responder de forma correta se o número anunciado é maior, menor ou igual ao número pensado. Ganha o jogo aquele que anunciar menos números até chegar ao número correto. O jogador que deve adivinhar o número decide implementar uma estratégia minimizadora do teto da quantidade de palpites possíveis até se chegar à resposta correta.
Sob essa estratégia, o jogador que deve adivinhar o número o fará em uma quantidade máxima de palpites igual a:
A. 5.
B. 6.
C. 7.
D. 8.
E. 9.

A

Letra C

59
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 3

Recuerdo que cuando comencé mi trabajo periodístico hace más de 18 años en Univision, en alguna ocasión escribí en el noticiero algo acerca de “una persona que chuzó a otra con una aguja”. Con la prudencia que lo caracteriza, mi colega Jorge Ramos, presentador del noticiero, me preguntó qué era eso de “chuzó”. Le expliqué que viene del verbo “chuzar” y hasta lo conjugué: Yo chuzo, tu chuzas, él chuza, nosotros chuzamos… Rápidamente me convenció de reemplazar la palabra por “pinchar”.
Fue entonces cuando acudí al diccionario de nuestra Real Academia de la Lengua y tuve motivos para sonrojarme. “Chuzar” es un modismo utilizado, curiosamente, en Bolivia, Colombia y Nicaragua, y significa: punzar, pinchar, herir.
Los modismos se crean por distorsión de la lengua. Son expresiones que empiezan como vulgares y al pasar de generación en generación se convierten en un hábito.
Son las cosas ricas de nuestra lengua, la que llamamos “de Cervantes”.
GIRALDO, F. E. Disponível em: <www.univision.com>. Acesso em: 7 mar. 2023. [Fragmento]
O fator geográfico impacta a variação linguística. De acordo com o texto, o fenômeno deve ser
A. analisado, pois nem todo modismo pode entrar na língua.
B. enriquecido, pois o repertório do idioma precisa ser ampliado.
C. evitado, pois é preciso esperar que os linguistas fixem os usos.
D. respeitado, pois a transformação é a dinâmica dos idiomas.
E. padronizado, pois é necessário impedir as distorções da língua.</www.univision.com>

A

Letra D

60
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 5

La escena es cada vez más habitual: a lo largo de los paseos marítimos o en los miradores de las montañas, seguro que uno se encuentra con algún adolescente con el brazo estirado, un gesto forzado en su rostro, y sacándose una autofoto o video. Las redes sociales no perdonan y la presión social a la que se someten los más expuestos (los adolescentes), es brutal.
Nos referimos a Bold Glamour, un filtro que aplica un algoritmo mediante el cual el rostro se rejuvenece. Lo estará pensando: “¿Esto no existía ya antes?”, y sí, la respuesta es afirmativa, lo destacable de este nuevo filtro es la precisión con la que transforma el rostro y lo hace parecer maquillado por profesionales.
La tiranía de la belleza se aplica con dureza en las redes sociales y el realismo de este filtro no ha hecho sino avivar un debate siempre presente en Instagram y TikTok: la esclavitud de nuestros jóvenes a los patrones de belleza. “Es perjudicial poner todo el valor de nuestra persona en la imagen”, explica Juan Bautista Jordán.
ZURIARRAIN, J. M. Disponível em: <www.lanacion.com.ar>. Acesso em: 1 mar. 2023. [Fragmento]
O texto apresenta um ponto de vista sobre o uso de filtros de beleza. Sua discussão relaciona-se
A. à exposição virtual à qual os jovens são submetidos.
B. aos prejuízos que podem ser causados à saúde emocional.
C. à praticidade dos aplicativos para a utilização por jovens.
D. à evolução dos recursos para a promoção da autoimagem.
E. ao uso excessivo de artifícios tecnológicos de imagem.</www.lanacion.com.ar>

A

Letra B

61
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 19

A

Letra A

62
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 21

Para realizar uma tarefa de redação, é necessário o conhecimento: a) do assunto sobre o qual se vai escrever; b) da organização textual do tipo de texto exigido; c) de aspectos linguísticos decorrentes de escolha lexical, tais como predominância em cada tipo de texto de determinados verbos, de tempos verbais, de classes de palavras; d) de aspectos linguísticos referentes ao nível microestrutural, basicamente pontuação, concordância nominal e verbal, crase, regência nominal e verbal, elementos de coesão textual.
A tipologia textual, sendo uma possibilidade – não a única – de organização das informações no texto, pode se inserir em qualquer gênero discursivo, porém a essência do gênero não é determinada pela tipologia. No uso da língua, em situações reais de comunicação, mobilizam-se os recursos linguístico-textuais (básicos para qualquer gênero), associados a escolhas lexicais, a seleção específica de informações, a estilo e a elementos composicionais não verbais adequados aos aspectos sociocomunicativos do gênero discursivo que atende ao propósito principal da situação de interação. Isso significa dizer que toda a escolha linguístico-textual e de estilo decorre dos aspectos sociocomunicativos constitutivos do gênero.

A autora aponta que é necessário mobilizar diferentes habilidades linguístico-textuais articuladas ao gênero textual que se pretende produzir. Segundo o texto, para elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, é necessário
A. determinar o assunto e selecionar termos relacionados ao tema e informações que apoiem o ponto de vista.
B. empregar elementos exclusivos dessa tipologia, de reconhecido uso comum, facilitando o entendimento.
C. apresentar argumentos embasados na realidade externa, expondo pontos de vista contrários à tese.
D. sistematizar as informações de forma que apresente um resumo dos principais argumentos utilizados.
E. relacionar contextos culturais, para que possa circular em meios diversos e atingir variadas pessoas.

A

Letra A

63
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 26

Cordeirinha santa,
De Jesus querida,
Vossa santa vida
O Diabo espanta.
Por isso vos canta
Com prazer o povo,
Porque vossa vinda
Lhe dá lume novo.
Nossa culpa escura
Fugirá depressa,
Pois vossa cabeça
Vem com luz tão pura.
Vossa formosura
Honra é do povo,
Porque vossa vinda
Lhe dá lume novo.
ANCHIETA, J. Disponível em: <www.escritas.org>. Acesso em: 28 fev. 2023.
O poema de José de Anchieta faz uma homenagem à Santa Inês. Nele, a imagem da religiosa é construída a partir da:
A. associação da luz à proteção divina.
B. crítica ao culto das figuras malignas.
C. visão apaziguadora das contradições.
D. absolvição da culpa de todos os seres.
E. exaltação da obediência dos cordeiros.</www.escritas.org>

A

Letra A

64
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 27

A dinâmica entre experiência e saberes teologicamente orientados mostra-se, nos escritos jesuíticos sobre a América e seus habitantes, como um modus operandi retórico, gerando efeitos adequados à missão, assumida, desde o princípio, como a razão de ser da própria experiência no Novo Mundo. O lugar da experiência articula-se hierarquicamente às verdades reveladas nas circunstâncias ocasionais, permitindo a visualização do novo no interior da História cristã. A invenção do Novo Mundo vem, assim, acompanhada de uma reinvenção da tradição teológica no interior de práticas cristãs em um solo estranho e árido à semeadura do Evangelho, que se rende à ação astuta e prudente, mediada pela experiência.
LUZ, G. A. Os passos da propagação da fé: o lugar da experiência em escritos jesuíticos sobre a América quinhentista. Topoi, Rio de Janeiro, p. 106-127, mar. 2003. [Fragmento adaptado]
O historiador Guilherme Amaral Luz, no fragmento de seu artigo científico, revela como a literatura jesuítica produzida no período do Quinhentismo estabelece uma relação com a tradição teológica, marcada pelo(a):
A. ruptura, a partir das vivências novas.
B. manutenção, a partir da retórica cristã.
C. retórica, a partir dos sermões proferidos.
D. inovação, a partir das experiências inusitadas.
E. naturalismo, a partir das paisagens descobertas.

A

Letra D

65
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 28

Ai meu amigo, meu, per bõa fé,
e nom doutra, per bõa fé, mais meu, rog’eu a Deus, que mi vos hoje deu, que vos faça tam ledo seer migo
quam leda fui hoj’eu, quando vos vi,
ca nunca fui tam leda pois naci.
Bom dia vejo, pois vos vej’aqui,
meu amigo, meu, a la fé, sem al;
faça-vos Deus ledo, que pod’e val,
seer migo, meu bem e meu desejo, quam leda fui hoj’eu, quando vos vi,
ca nunca fui tam leda pois naci.
BOLSEIRO, J. Disponível em: https://cantigas.fcsh.unl.pt. Acesso em: 28 fev. 2023.
De caráter popular, o Trovadorismo é o gênero lírico medieval responsável por cantar questões sociais de sua época, como o amor, as amizades e as desavenças. No fragmento, a questão enfocada é anunciada por meio do(a)
A. menção a Deus.
B. uso do vocativo.
C. presença das rimas.
D. estrutura em estrofes.
E. investigação do desejo.

A

Letra B

66
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 97

Os cilindros de oxigênio são muito utilizados para realizar queimas em altas temperaturas, como as necessárias para fazer soldas. Para aplicações industriais, é comum que eles sejam comercializados em recipientes de 30 a 50 litros com especificações do volume de gás que seria obtido, caso ele estivesse nas CNTP.
Considere um cilindro em que se obteria gás oxigênio a um volume de 10 m3, nas CNTP. Sendo assim, a massa desse gás, em quilograma, contida nesse cilindro é de, aproximadamente, Dados: Massa molar em g.mol–1: O = 16.
A. 7,14.
B. 9,82.
C. 13,1.
D. 14,3.
E. 15,6.

A

Letra A

Lembrar das unidades da constante universal dos gases (R)

67
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 101

A

Letra B

68
Q

Bernoulli Enem 4 - questão 103

A

Letra B