Física e Química Flashcards
Bernoulli Enem 4 - questão 125
Em 1842, o médico alemão Julius Robert Mayer, após aperfeiçoar seu trabalho, conseguiu publicá-lo. Seu artigo sugeria a existência de algo que podia assumir diferentes formas, podendo transformar-se de uma forma em outra, e cuja quantidade não variava. Mayer a chamou de “força”, mas, hoje, sabemos que estas “forças” são denominadas de outra forma. Ele calculou um valor para a equivalência entre trabalho mecânico e calor e, já na época, admitia que calor, movimento e força de queda eram formas diferentes de uma mesma coisa.
Disponível em: https://cursos.ufrrj.br. Acesso em: 5 abr. 2023 (Adaptação).
Qual lei é fundamentada no assunto abordado por Mayer em seu artigo?
A. Primeira Lei de Newton.
B. Segunda Lei de Newton.
C. Terceira Lei de Newton.
D. Primeira Lei da Termodinâmica.
E. Segunda Lei da Termodinâmica.
Letra D
Bernoulli Enem 4 - questão 127
Letra E
Módulo 9C - questão 9P
Efomm 2019) No laboratório de Física da EFOMM existe um galvanômetro de resistência interna 0,80 Ω que pode medir, sem se danificar, correntes de intensidade de até 20 mA. Tenente Rocha, professor de física da EFOMM, resolveu associar ao galvanômetro um resistor denominado shunt, para que ele se torne um miliamperímetro de fundo de escala 200 mA.
Qual deverá ser o valor do shunt associado e o valor da resistência do miliamperímetro, respectivamente?
(A) 0,2/2,25Ω e 0,08Ω
(B) 0,8/10Ω e 0,04Ω
(C) 0,3/5 Ω e 0,4Ω
(D) 5Ω e 0,01Ω
(E) 8/2Ω e 0,6Ω
Letra A
Bernoulli - Unicamp 2 - questão 43
LetraA
Galeria do celular - questão 1
Letra E
Galeria do celular - questão 2
Letra d
Galeria do celular - questão 3
Letra B
Galeria do celular - questão 4
Letra D
Galeria do celular - questão 5
Letra A
Qual dos metais abaixo não deve ser utilizado em ligas metálicas para uso em contato com o ar?
A) ouro
B) cobre
C) mercúrio
D) sódio
E) zinco
Letra D : o sódio apresenta a menor energia de ionização, isto é, a menor energia necessário para liberar um elétron. Desse modo, ele oxida com maior facilidade que os demais materiais.
Fuvest 1 - wr at home - questão 50
Três amigos, Angelo, Bruno e Cristiano, saíram de suas casas para se encontrarem numa lanchonete. Angelo realizou metade do percurso com velocidade média de 4 km/h e a outra metade com velocidade média de 6 km/h. Bruno percorreu o trajeto com velocidade média de 4 km/h durante metade do tempo que levou para chegar à lanchonete e a outra metade do tempo fez com velocidade média de 6 km/h. Cristiano fez todo o percurso com velocidade média de 5 km/h. Sabendo que os três saíram no mesmo instante de suas casas e percorreram exatamente as mesmas distâncias, pode-se concluir que:
a. Bruno chegou primeiro, Cristiano em segundo e Angelo em terceiro.
b. Cristiano chegou primeiro, Angelo em segundo e Bruno em terceiro.
c. Angelo chegou primeiro, Bruno em segundo e Cristiano em terceiro.
d. Bruno e Cristiano chegaram juntos e Angelo chegou em terceiro.
e. Os três chegaram juntos à lanchonete.
Letra D
Fuvest 1 - wr at home - questão 53
Letra C
Fuvest 1 - wr at home - questão 54
Letra A
UFU - tipo 2 - 2023 - questão 24
Letra C
Fuvest 1 - wr at home - questão 55
Em um voo de um avião, um dos fatores que afeta diretamente o desempenho da aeronave é a densidade do ar. A densidade do ar diminui à medida que a altitude aumenta, o que pode afetar a capacidade de um avião decolar, manter-se em altitude ou pousar. Dos fatores indicados abaixo, a opção que indica corretamente a relação da va- riação de densidade do ar, é:
a. Altitude: a densidade do ar aumenta à medida que a altitude aumenta, devido à redução da pressão atmosférica. Isso ocorre porque, com o aumento da altitude, há menos moléculas de ar na atmosfera, o que resulta em uma densidade menor.
b. Temperatura: a densidade do ar está diretamente relacionada com a temperatura local. Quando a temperatura aumenta, a densidade do ar diminui, e quando a temperatura diminui, a densidade do ar aumenta. Isso ocorre porque as moléculas de ar se movem mais rapidamente quando estão quentes, o que faz com que fiquem mais afastadas umas das outras, reduzindo a densidade.
c. Umidade: a umidade afeta a densidade do ar, pois a ausência de vapor de água na atmosfera diminui a quantidade de moléculas de ar presentes. Assim, quanto menor a umidade relativa do ar, menor será a densidade.
d. Pressão atmosférica: a pressão atmosférica está relacionada com a densidade do ar, já que a pressão é uma medida da força exercida pelas moléculas de ar na superfície terrestre. Quanto maior a pressão atmosférica, maior será a densidade do ar.
e. A gravidade local, que será crescente com a altitude, indicando a menor densidade assim que se aumenta a altitude devido a maior interação com o planeta.
Letra D
Enem 1 - Bernoulli - questão 92
Letra E
Enem 1 - Bernoulli - questão 96
Letra E
Enem 1 - Bernoulli - questão 114
Os para-raios são hastes metálicas que ficam conectadas à terra através de cabos condutores. Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio. Por ser um objeto de metal, a sua presença aumenta a possibilidade da ocorrência dos raios, assim sendo, é muito importante verificar se o para-raios está montado corretamente e bem localizado, de forma que ele fique mais atrativo que os possíveis alvos que o raio pode encontrar durante uma descarga.
Disponível em: https://ufrb.edu.br. Acesso em: 7 nov. 2022.
Quando uma nuvem eletrizada se aproxima do dispositivo citado no texto, ocorre com esse dispositivo o processo de eletrização por:
A. atrito.
B. contato.
C. indução.
D. condução.
E. polarização.
Letra C
Enem 1 - Bernoulli - questão 125
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é o mais simples dos álcoois, apresentando fórmula molecular CH3OH. Ele é um líquido incolor, volátil, solúvel em água, além de inflamável e tóxico. Grande parte do metanol produzido é empregado industrialmente para fabricação de formaldeído. Contudo, por ser um combustível de alta octanagem, ele também é utilizado em veículos de Fórmula 1 e Fórmula Indy.
PEREIRA, P. A. P.; ANDRADE, J. B. Fontes, Reatividade e Quantificação de Metanol e Etanol na Atmosfera. Revista Química Nova, 1998 (Adaptação).
A propriedade organoléptica do metanol está relacionada ao fato de ele ser:
A. tóxico.
B. volátil.
C. incolor.
D. inflamável.
E. solúvel em água.
Letra C
UFU 2017 - tipo 1 - questão 21
As ondas eletromagnéticas conhecidas como micro-ondas são transversais, estão em uma faixa de
frequência que vai de aproximadamente 0,3 GHz até cerca de 300 GHz, e são utilizadas em diversos aparelhos de uso cotidiano.
Assinale a alternativa que apresenta o aparelho que funciona utilizando micro-ondas.
A) Controle remoto do televisor.
B) Telefone celular.
C) Tomógrafo computadorizado.
D) Rádio de ondas curtas.
Letra B
UFU 2017 - tipo 1 - questão 65
O texto faz referência às conclusões de Bohr ao explicar as dificuldades teóricas do modelo atômico rutherfordiano.
A história do Modelo de Bohr
1. Que a energia radiada não é emitida (ou absorvida) da maneira contínua admitida pela eletrodinâmica clássica, mas apenas durante a passagem dos sistemas de um estado “estacionário” para outro diferente.
2. Que o equilíbrio dinâmico dos sistemas nos estados estacionários é governado pelas leis da mecânica clássica, não se verificando estas leis nas transições dos sistemas entre diferentes estados estacionários.
3. Que é homogênea a radiação emitida durante a transição de um sistema de um estado estacionário para outro, e que a relação entre a frequência n e a quantidade total de energia emitida é dada por E = hn, sendo h a constante de Planck.
4. Que os diferentes estados estacionários de um sistema simples constituído por um elétron que gira em volta de um núcleo positivo são determinados pela condição de ser igual a um múltiplo inteiro de h/2 a razão entre a energia total emitida durante a formação da configuração e a frequência de revolução do elétron. Admitindo que a órbita do elétron é circular, esta hipótese equivale a supor que o momento angular do elétron em torno do núcleo é igual a um múltiplo inteiro de h/2p.
5. Que o estado “permanente” de um sistema atômico - isto é, o estado no qual a energia emitida é máxima - é determinado pela condição de ser igual a h/2p o momento angular de cada elétron em torno do centro da sua órbita.
Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s04.html Acesso em: 15 abr. 2017.
O problema que motivou Bohr a propor suas explicações e, consequentemente, seu modelo, baseou-se em qual das seguintes considerações?
A) O elétron acelerado irradia energia, estando sujeito a forças centrípetas que o levariam a desenvolver órbitas espiraladas no sentido do núcleo.
B) A massa do átomo estava concentrada no núcleo e os elétrons girariam em torno dele em órbitas distintas com a mesma energia.
C) As órbitas possuíam quantidade de energia fixa e os elétrons, ao passar de uma órbita menos energética para uma órbita mais energética, emitiriam energia.
D) Os experimentos desenvolvidos no laboratório de Rutheford estavam incorretos e os elétrons ficariam retidos na folha de ouro, sem atravessá-la.
Letra A
UFU 2018 - tipo 1 - dia 1 - questão 15
Letra C
UFU 2018 - tipo 1 - dia 1 - questão 18
Muitas estrelas, em sua fase final de existência, começam a colapsar e a diminuírem seu diâmetro, ainda que preservem sua massa. Imagine que fosse possível você viajar até uma estrela em sua fase final de existência, usando uma espaçonave preparada para isso.
Se na superfície de uma estrela nessas condições seu peso fosse P, o que ocorreria com ele à medida que ela colapsa?
A) Diminuiria, conforme a massa total da pessoa fosse contraindo.
B) Aumentaria, conforme o inverso de sua distância ao centro da estrela.
C) Diminuiria, conforme o volume da estrela fosse contraindo.
D) Aumentaria, conforme o quadrado do inverso de sua distância ao centro da estrela.
Letra D
UFU 2018 - tipo 1 - dia 1 - questão 20
Filmes de ficção científica, que se passam no espaço sideral, costumam mostrar hábitats giratórios que fornecem uma gravidade artificial, de modo que as pessoas se sintam como se estivessem na Terra. Imagine um desses hábitats em um local livre da influência significativa de outros campos gravitacionais, com raio de 1Km e com pessoas habitando a borda interna do cilindro.Esse cenário, nessas condições, reproduz algo muito próximo à aceleração da gravidade de 10m/s2 desde que a frequência com que o hábitat rotaciona seja, aproximadamente, de:
A) 2 rpm.
B) 1 rpm.
C) 20 rpm.
D) 60 rpm.
Letra B