Vedações Constitucionais Em Matéria Orçamentária Flashcards
São vedadas a utilização de recursos de regime próprio de previdência social para a realização de despesas distintas do pagamento dos benefícios previdenciários do respectivo fundo vinculado àquele regime e das despesas necessárias à sua organização e ao seu funcionamento, ressalvadas as transferências voluntárias que podem ser realizadas a critério da União para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
O item julgado está errado em sua parte final. Realmente, a novel redação do art. 167, XII da CF/1988 trata da vedação de utilização de recursos de regime próprio de previdência. Ademais, o inciso XIII do mesmo dispositivo veda a transferência voluntária para os entes federativos que não observem as regras gerais de organização e de funcionamento do regime próprio de previdência social.
É vedada a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, excetuados os casos de antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com o pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
errado. INCLUSIVE. Art. 167. São vedados:
X - a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A Constituição Federal veda a abertura de crédito extraordinário sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos cor respondentes.
FALSO. CRÉDITO SUMPLEMENTAR OU ESPECIAL
A Constituição Federal veda a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Po der Legislativo por maioria absoluta.
CERTO
A Constituição Federal veda a concessão ou utilização de créditos limitados.
errada. De acordo com a Constituição Federal:
Art. 167, VII - a concessão ou utilização de créditos ilimitados;
A CF veda A vinculação de receita de impostos para os serviços públicos de saúde e para manutenção e desenvolvimento do ensino.
FALSO. Art. 167, IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 157 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2°, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8°, bem como o disposto no § 4° deste artigo.
A Constituição Federal veda a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização do chefe do Poder Executivo.
FALSO. sem prévia autorização legislativa.
Em relação às normas constitucionais sobre o orçamento, é vedada a instituição de fundos: de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.
CERTO. Art. 167. São vedados:
IX - a instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.
É vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa para a realização de atividades da administração tributária.
FALSO.
É vedada a previsão, na lei orçamentária anual, de autorização para contratar operações de crédito, por antecipação de receita, por violar o princípio orçamentário da exclusividade.
FALSO. O dispositivo estabelece que a peça orçamentária não tratará de outras matérias que não sejam a fixação de despesas e previsão de receitas. Porém, há exceções a essa regra, uma vez que a lei orçamentária pode dispor sobre matérias estranhas a despesas e receitas: autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.
A Constituição Federal veda expressamente a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, mas traz exceções. NÃO é admitida a vinculação de receita de impostos para prestação de garantia às operações de crédito por antecipação de receita.
FALSO
É vedada a vinculação de receita de imposto para realização de atividades típicas da administração tributária.
FALSO
A CF/1988 não veda a abertura de crédito suplementar ou especial, mesmo sem a indicação dos recursos correspondentes e a prévia autorização legislativa.
FALSO. Art. 167. São vedados:
V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes;