LEIS ORÇAMENTÁRIAS Flashcards
Estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. O trecho transcrito refere-se à lei de diretrizes orçamentárias.
FALSO. É plano plurianual
A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, exceto as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente.
FALSO. Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
§ 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 109, de 2021)
A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências reguladoras oficiais de fomento.
FALSO. erro da assertiva está na parte final “agências reguladoras oficiais de fomento”, sendo que o correto seria “agências financeiras oficiais de fomento” uma vez que tais entidades não ostentam natureza de agências reguladoras.
O Plano Plurianual tem abrangência máxima de dois anos, enquanto a Lei Orçamentária Anual tem como principais objetivos estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro.
falso. PPA - 4 ANOS
É inconstitucional dispositivo de lei orçamentária municipal que resulte da aprovação de proposta de emenda parlamentar que, mesmo sem aumentar a despesa prevista no projeto de lei encaminhado pelo prefeito, não guarde afinidade lógica com a proposição original.
CERTO. a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei”.
Nenhum investimento poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual ou sem lei que autorize a sua inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
FALSO. § 1º Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
Ao longo da tramitação do projeto de lei orçamentária anual e dos projetos que a modifiquem, podem ser apresentadas emendas, as quais, para serem aprovadas, devem ser compatíveis com o plano plurianual.
CERTO
A lei de diretrizes orçamentárias deve dispor sobre o equilíbrio entre receitas e despesas.
CERTO
Em conformidade com o que dispõe a Lei das Normas Gerais de Direito Financeiro, os créditos especiais deverão ser abertos por decreto do Poder Executivo, desde que o Poder Legislativo tome conhecimento do decreto de forma imediata.
errado.
“Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que dêles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo”.
Diante do dever que cabe ao Estado de promover a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade, o cancelamento de abertura de créditos adicionais é vedada pela Constituição Federal, dados os interesses nela envolvidos.
errado.
A Emenda Constitucional n. 102/2019 incluiu dispositivo no art. 165 para estipular a possibilidade de cancelamento de abertura de créditos adicionais em casos em que houver nas hipóteses em que houver extrapolação às metas fiscais ou limites de despesas.
Os créditos suplementares serão autorizados por lei, devendo os créditos especiais ser abertos mediante decreto legislativo.
FALSO. “Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo”.
os créditos adicionais classificam-se em especiais, os destinados a reforço de dotação orçamentária.
FALSO. SUPLEMENTARES
são créditos adicionais as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.
CERTO
Conforme dispõe a Lei n. 4.320/64, a abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis, entre outras hipóteses, os recursos provenientes de excesso de arrecadação, desde que não comprometidos.
CERTO
A Lei n. 4.320 estabelece a forma da apuração dos recursos provenientes de excesso de arrecadação utilizáveis para a abertura de créditos adicionais, mediante a dedução dos créditos especiais e suplementares abertos no exercício.
FALSO. ara o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-a a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício.