VASOS E NERVOS DA PELVE Flashcards
a artéria ilíaca comum bifurca-se nas artérias ilíacas interna e externa em qual nível?
no nível do disco entre as vértebras L V e S I.
Em que região a artéria ilíaca interna geralmente termina e quais são suas ramificações?
A artéria ilíaca interna geralmente termina na margem superior do forame isquiático maior, dando origem às divisões (troncos) anterior e posterior.
Qual a função das artérias umbilicais pré-natais?
conduzem o sangue fetal pobre em oxigênio e nutrientes até a placenta,
Qual a origem da artéria sacral mediana?
A artéria sacral mediana é uma pequena artéria ímpar que geralmente se origina na face anterior ou posterior da parte abdominal da aorta, imediatamente superior à sua bifurcação.
Qual importância clínica da artéria sacral mediana e o que ela irriga?
Durante os procedimentos laparoscópicos pélvicos, fornece uma indicação útil da linha média na parede posterior da pelve.
A artéria sacral mediana emite pequenos ramos parietais (sacrais laterais) que se anastomosam com as artérias sacrais laterais.
Artéria glútea superior é o maior ramo da divisão posterior o que ela irriga?
passa pelo hiato suprapiriforme, entre o tronco lombossacral e o ramo anterior de S1 para irrigar os músculos glúteos nas nádegas.
Qual a origem e o que irriga a artéria retal inferior?
A artéria retal superior é a continuação direta da artéria mesentérica inferior. Ela divide-se em dois ramos, que descem de cada lado do reto e irrigam-no até o músculo esfíncter interno do ânus inferiormente.
Qual a origem da artéria ovarica?
origina-se da parte abdominal da aorta inferiormente à artéria renal, mas bem superiormente à artéria mesentérica inferior.
Por qual estrutura a artéria pudenda interna entra nas fossas isquioanais por meio de qual estrutura e da origem a quais ramos?
A artéria pudenda interna, junto com as veias pudendas internas e ramos do nervo pudendo, atravessa o canal pudendo na parede lateral da fossa isquioanal. Quando sai do canal, a artéria pudenda interna divide-se em seus ramos terminais, as artérias perineal e dorsal do pênis ou clitóris.
Qual o trajeto e o que irriga a artéria glutea inferior?
Segue posteriormente entre os nervos sacrais (geralmente S2 e S3) e deixa a pelve através da parte inferior do forame isquiático maior. Irriga os músculos e a pele das nádegas e a face posterior da coxa.
Qual a relação da artéria ovárica com o peritônio e o ureter?
Enquanto segue inferiormente, a artéria ovárica adere ao peritônio parietal e passa anteriormente ao ureter na parede abdominal posterior, geralmente emitindo ramos para ele. Ao entrar na pelve menor, a artéria ovárica cruza a origem dos vasos ilíacos externos.
A artéria ovárica se divide em quais ramos?
divide-se em um ramo ovárico e um ramo tubário, e esses ramos anastomosam-se com os ramos correspondentes da artéria uterina.
Qual a origem da artéria uterina e qual estrutura é homologa a ela nos homens?
A artéria uterina é outro ramo da artéria ilíaca interna em mulheres. Pode originar-se da artéria umbilical. É o homólogo embriológico da artéria para o ducto deferente em homens
Qual a relação da artéria uterina com o ureter?
a artéria uterina passa diretamente acima do ureter.
Ao chegar ao lado do colo do útero, a artéria uterina divide-se dando origem a quais ramos?
um ramo vaginal descendente menor, que irriga o colo do útero e a vagina, e um ramo ascendente , que segue ao longo da margem lateral do útero, irrigando-o.
O ramo ascendente bifurca-se em ramos ovárico e tubário, que continuam a suprir as extremidades mediais do ovário e da tuba uterina e anastomosam-se com os ramos ovárico e tubário da artéria ovárica.