Parede e assoalho da cavidade pélvica Flashcards
A parede anteroinferior da pelve é formada por quais estruturas?
Ela é formada principalmente pelos corpos e ramos dos púbis e pela sínfise púbica. Participa na sustentação do peso da bexiga urinária.
As paredes laterais da pelve são formadas por quais estruturas?
As paredes laterais da pelve são formadas pelos ossos do quadril direito e esquerdo, cada um deles com um forame obturado fechado por uma membrana obturadora.
o arco tendíneo que oferece fixação para o diafragma da pelve é formado por quais estruturas.
As fibras carnosas do músculo obturador interno tornam-se tendíneas, seguem deixando a pelve menor. Essas fibras são cobertas pela fáscia obturatória, que da origem a um arco tendíneo.
A parede posterior da pelve é formada por quais estruturas?
formados pelo sacro e cóccix, pelos ligamentos associados às articulações sacroilíacas e músculos piriformes.
O assoalho pélvico é formado por quais estruturas?
Pelo diafragma da pelve, que consiste nos músculos isquiococcígeo e levantador do ânus e nas fáscias que recobrem suas faces.
A fixação do diafragma da pelve à fáscia obturatória subjacente divide o músculo obturador interno em uma parte pélvica superior e uma parte perineal inferior. A parte pélvica desse músculo tem relação anatômica com quais estruturas?
nervos e vasos obturatórios e ramos dos vasos ilíacos internos, que entram na pelve através do canal obturatório.
O músculo levantador do ânus tem três partes, quais são elas?
1-Músculo puborretal: uma alça muscular em formato de U que passa posteriormente à junção anorretal.
2-Músculo pubococcígeo: origem lateral ao músculo puborretal e forma parte do corpo anococcígeo.
3-Músculo iliococcígeo: em geral pouco desenvolvido e também se funde ao corpo anococcígeo
O que é o hiato urogenital, quem o delimita e quais estruturas passam por ele?
Uma abertura anterior entre as margens mediais dos músculos levantadores do ânus, suas margens são formadas pelo músculo puborretal, esse espaço dá passagem à uretra e, nas mulheres, à vagina.
Durante o parto, o assoalho pélvico sustenta a cabeça fetal enquanto o colo do útero se dilata para permitir a saída do feto. Essa situação pode causar a lesão de músculos do assoalho pélvico, quais músculos são lesados com mais frequência e o quais são as consequências dessas lesões?
Os músculos pubococcígeo e puborretal, as partes principais e mediais do músculo levantador do ânus, são os que se rompem com maior frequência). Essas partes do músculo são importantes porque circundam e sustentam a uretra, a vagina e o canal anal. Essas alterações podem causar incontinência urinária de esforço ou acarretar no prolapso de um ou mais órgãos pélvicos , e a ruptura do músculo puborretal, pode resultar em diferentes graus de incontinência fecal.
O peritônio parietal que reveste a cavidade abdominal continua inferiormente até a cavidade pélvica, revestindo quais partes das víceras pélvicas?
As vísceras pélvicas não são completamente revestidas pelo peritônio, estando na maior parte situadas inferiormente a ele. Apenas as faces superior e superolateral são revestidas por peritônio. Somente as tubas uterinas (com exceção de seus óstios, que são abertos) são intraperitoneais e suspensas por um mesentério.
A região superior à bexiga urinária é o único local onde o peritônio parietal não está firmemente aderido às estruturas subjacentes, qual a consequência desse fato?
a reflexão do peritônio sobre a face superior da bexiga urinária, cria a fossa supravesical, que varia seu tamanho dependendo do enchimento da bexiga urinária.
O peritônio parietal tem relação com o fórnice da vagina?
Nas mulheres, quando o peritônio situado na linha mediana chega à margem posterior do teto da bexiga urinária, reflete-se sobre a face anterior do útero no istmo. desse modo, o peritônio não tem relação com a parte anterior do fórnice da vagina, cuja localização é subperitoneal.
Como é formada a escavação retouterina?
O peritônio passa sobre o fundo do útero, segue por toda a face posterior do útero até a parede posterior da vagina antes de se refletir superiormente sobre a parede anterior da parte inferior do reto, formando assim uma “bolsa”, que corresponde a essa escavação.
Nos homens a parte central do peritônio desce por uma curta distância pela face posterior da bexiga urinária e a seguir é refletida superiormente sobre a face anterior da parte inferior do reto, formando qual espaço?
Formando a escavação retovesical.
Qual é o equivalente masculino do ligamento largo do útero? Explique.
A prega uretérica, quando o peritônio ascende e passa sobre o ureter e o ducto deferente de cada lado da parte posterior da bexiga urinária, há formação de uma pequena prega ou crista peritoneal, separando as fossas paravesical e pararretal.