orgãos genitais internos Flashcards
que estruturas formam o revestimento do funículo espermático?
1-Fáscia espermática interna: derivada da fáscia transversal
2-Fáscia cremastérica: derivada da fáscia das faces superficial e profunda do músculo oblíquo interno do abdome
3-Fáscia espermática externa: derivada da aponeurose do músculo oblíquo externo do abdome e de sua fáscia de revestimento
Qual a ação do músculo cremaster?
O músculo cremaster traciona o testículo para cima no escroto, sobretudo em resposta ao frio.
Qual o conteúdo do funículo espermático?
1-Ducto deferente
2-Artéria testicular: tem origem na aorta e irriga o testículo e o epidídimo;
3-Artéria do ducto deferente: originada na artéria vesical inferior
4-Artéria cremastérica:
5-Plexo venoso pampiniforme: superiormente formam as veias testiculares
6-Fibras nervosas simpáticas nas artérias e no ducto deferente
7-Ramo genital do nervo genitofemoral: supre o músculo cremaster
8-Vasos linfáticos:
O escroto é um saco cutâneo formado por duas camadas: pele intensamente pigmentada e a túnica dartos, qual a função do músculo dartos?
Como o músculo dartos está fixado à pele, sua contração causa o enrugamento do escroto no frio
A irrigação arterial do escroto provém de quais artérias?
1-Ramos escrotais posteriores da artéria perineal: um ramo da artéria pudenda interna
2-Ramos escrotais anteriores da artéria pudenda externa: um ramo da artéria femoral
3-Artéria cremastérica: um ramo da artéria epigástrica inferior.
Como é feita a drenagem venosa e linfática do escroto?
As veias escrotais acompanham as artérias. Os vasos linfáticos do escroto drenam para os linfonodos inguinais superficiais.
Para quais linfonodos ocorre a drenagem linfática do testículos?
A drenagem linfática do testículo segue artéria e veia testiculares até os linfonodos lombares direitos e esquerdos (caval/aórtico) e pré-aórticos .
A superfície de cada testículo é coberta pela lâmina visceral da túnica vaginal. O que a túnica vaginal representa?
A túnica vaginal é um saco peritoneal fechado e representa a parte distal cega do processo vaginal embrionário, que circunda o testículo, o epidídimo e parte inferior do ducto deferente.
Qual o nome da face externa fibrosa e resistente dos testículos ?
túnica albugínea
Como é feita a inervação do escroto?
1- Ramo genital do nervo genitofemoral (L1, L2): supre a face anterolateral
2-Nervos escrotais anteriores: ramos do nervo ilioinguinal (L1) que suprem a face anterior
3- Nervos escrotais posteriores: ramos do ramo perineal do nervo pudendo (S2–S4) que suprem a face posterior
As veias que emergem do testículo e do epidídimo formam qual plexo?
O plexo venoso pampiniforme, esse plexo faz parte do sistema termorregulador do testículo.
As veias renais, formadas a partir da união das veias do plexo venoso pampiniforme, drenam para quais veias?
A veia testicular direita, entra na veia cava inferior (VCI), já a veia testicular esquerda, que entra na veia renal esquerda.
a túnica albugínea, se espessa em uma crista sobre sua face interna posterior como o mediastino do testículo, que estruturas se originam a partir dessa região?
A partir dessa crista, septos fibrosos estendem-se internamente entre lóbulos de túbulos seminíferos contorcidos pequenos, mas longos e muito espiralados, nos quais são produzidos os espermatozoides. Os túbulos seminíferos contorcidos são unidos por túbulos seminíferos retos à rede do testículo, uma rede de canais no mediastino do testículo.
Como é feita a irrigação arterial e drenagem venosa do ducto deferente.
A minúscula artéria do ducto deferente geralmente origina-se de uma artéria vesical superior e termina anastomosando-se com a artéria testicular. As veias da maior parte do ducto drenam para a veia testicular, incluindo o plexo pampiniforme distal.
O epidídimo é o lugar onde espermatozoides são armazenados e continuam a amadurecer. O epidídimo é formado por quais partes?
1-Cabeça do epidídimo,
2-Corpo do epidídimo, a maior parte é formada pelo enovelamento do ducto do epidídimo
3-Cauda do epidídimo: contínua com o ducto deferente, o ducto que transporta os espermatozoides do epidídimo para o ducto ejaculatório,
Como é feito a irrigação arterial e a drenagem venosa da próstata?
As artérias prostáticas são principalmente ramos da artéria ilíaca interna, sobretudo as artérias vesicais inferiores, mas também as artérias pudenda interna e retal média.
As veias se unem para formar o plexo venoso prostático, situado entre a cápsula fibrosa da próstata e a bainha prostática, drena para as veias ilíacas internas.
Quais são as relações anatômicas das glândulas seminais?
As glândulas seminais encontram-se em posição oblíqua superiormente à próstata. Elas estão situadas entre o fundo da bexiga e o reto. As extremidades superiores das glândulas seminais são recobertas por peritônio e situam-se posteriormente aos ureteres, onde são separadas do reto pelo peritônio da escavação retovesical.
Descreva o trajeto do ducto deferente até ele formar o ducto ejaculatório?
ele penetra a parede abdominal anterior através do canal inguinal, cruza sobre os vasos ilíacos externos e entra na pelve, situa-se externamente ao peritônio parietal, termina unindo-se ao ducto da glândula seminal para formar o ducto ejaculatório.
Como é feita a irrigação arterial e drenagem venosa das glândulas seminais.
As artérias para as glândulas seminais originam-se nas artérias vesical inferior e retal média. As veias acompanham as artérias e têm nomes semelhantes.
Onde desembocam os dúctulos prostáticos?
Os dúctulos prostáticos se abrem principalmente nos seios prostáticos, situados de cada lado do colículo seminal na parede posterior da parte prostática da uretra.
Como que os vasos sanguíneos e linfáticos e os nervos ovarianos chegam até os ovários?
cruzam a margem da pelve, entrando e saindo da face superolateral do ovário dentro de uma prega peritoneal, o ligamento suspensor do ovário que se torna contínuo com o mesovário do ligamento largo.
Onde se formam os ductos ejaculatórios e onde terminam?
se originam pela união dos ductos das glândulas seminais com os ductos deferentes, eles originam-se perto do colo da bexiga e seguem juntos, atravessando a parte posterior da próstata, eles abrem no colículo seminal por meio de pequenas aberturas sobre a abertura do utrículo prostático.
Quais são as relações anatômicas da próstata?
A próstata tem sua base intimamente relacionada ao colo da bexiga e seu ápice está em contato com a fáscia na face superior dos músculos esfíncter da uretra. Além disso sua face anterior muscular ajuda a formar parte do músculo esfíncter da uretra. A face anterior é separada da sínfise púbica pela gordura extraperitoneal no espaço retropúbico
Qual a função das fímbrias do infundíbulo ?
Captar o oócito expelido na ovulação e conduzi-lo para a ampola da tuba uterina , onde pode ser fertilizado.
As tubas uterinas podem ser divididas em quatro partes, quais são elas?
1-Infundíbulo: a extremidade distal da tuba que se abre na cavidade peritoneal, coma presença de fímbrias
2-Ampola: a parte mais larga e mais longa da tuba, a fertilização do ovócito geralmente ocorre na ampola;
3-Istmo: a parte da tuba que tem parede espessa e entra no corno uterino
4-Parte uterina: o segmento da tuba que atravessa a parede do útero e se abre, através do óstio uterino, para a cavidade do útero no corno do útero.
O que é o mesossalpinge?
As tubas uterinas estão em um meso estreito, a mesossalpinge, que forma as margens livres anterossuperiores dos ligamentos largos.
quais são as partes do ligamento largo do útero?
A tuba uterina situa-se na margem livre anterossuperior do ligamento largo, dentro de um pequeno meso denominado mesossalpinge. Do mesmo modo, o ovário situa-se dentro de um pequeno meso denominado mesovário. A parte do ligamento largo, inferior à mesossalpinge e ao mesovário, que serve como meso para o próprio útero, é o mesométrio.
Como ocorre a irrigação arterial e drenagem venosa dos ovários e das tubas uterinas.
Tanto a artéria ovárica quanto a artéria uterina ascendente terminam bifurcando-se em ramos ováricos e tubários, que anastomosam-se entre si, criando uma circulação colateral de origem abdominal e pélvica .
As veias que drenam o ovário formam um plexo venoso pampiniforme no ligamento largo perto do ovário e da tuba uterina. As veias do plexo geralmente se fundem para formar uma única veia ovárica, que deixa a pelve menor com a artéria ovárica.
O útero não grávido geralmente está localizado na pelve menor e tem relações anatômicas com quais estruturas?
Na mulher adulta, o útero geralmente encontra-se inclinado de modo que sua massa fica sobre a bexiga urinária. Sendo assim, quando a bexiga urinária está vazia, o útero normalmente situa-se em um plano quase transversal com o corpo sobre a bexiga urinária e o colo entre a bexiga urinária e o reto.
O útero pode ser dividido em duas partes principais, quais são elas?
O corpo do útero, que forma os dois terços superiores do órgão, inclui o fundo do útero, ele está situado entre as lâminas do ligamento largo. Tem duas faces: anterior (relacionada com a bexiga urinária) e posterior (intestinal).
O colo do útero é o terço inferior cilíndrico que é dividido em duas porções: uma porção supravaginal entre o istmo e a vagina, e uma porção vaginal, que se projeta para a parte superior da parede anterior da vagina.
O corpo do útero é separado do colo pelo istmo do útero.
O que é o fórnice da vagina?
O recesso ao redor da parte vaginal do colo do útero, tem partes anterior, posterior e lateral. A parte posterior do fórnice da vagina é a mais profunda e tem íntima relação com a escavação retouterina.
O que são os cornos do útero?
são as regiões superolaterais da cavidade do útero, onde penetram as tubas uterinas.
O que é o canal do colo do útero?
A cavidade do útero continua inferiormente como o canal do colo do útero. O canal estende-se do interior do istmo do corpo do útero, o óstio anatômico interno, até o lúmen da vagina através do óstio uterino
A parede do corpo do útero é formada por três camadas, quais são elas?
1-Perimétrio – a túnica de revestimento seroso externo – consiste em peritônio
2-Miométrio– camada média de músculo liso. Os principais ramos dos vasos sanguíneos e nervos do útero estão localizados nessa camada. Durante o parto, a contração do miométrio é estimulada hormonalmente. Durante a menstruação, as contrações do miométrio podem causar cólica.
3-Endométrio – a túnica mucosa interna –Se houver concepção, o blastocisto implanta-se nessa camada; se não houver concepção, a face interna dessa camada é eliminada durante a menstruação.
O que é o ligamento largo do útero e qual sua relação com o ligamento suspensor do ovário?
O ligamento largo do útero é uma dupla lâmina de peritônio que se estende das laterais do útero até as paredes laterais e o assoalho da pelve. Esse ligamento ajuda a manter o útero em posição. Lateralmente, o peritônio do ligamento largo é prolongado superiormente sobre os vasos como o ligamento suspensor do ovário.
O ligamento útero-ovárico fixa o útero ao ovário posteroinferiormente à junção uterotubária, já o ligamento redondo do útero fixa-se anteroinferiormente a essa junção. Esses dois ligamentos são vestígios de qual estrutura?
do gubernáculo ovárico.
A sustentação do útero é proporcionada por qual estrutura?
A sustentação dinâmica do útero é propiciada pelo diafragma da pelve.
Qual a relação do útero com o peritônio e quais escavações essa relação forma?
O peritônio cobre o útero anterior e superiormente, com exceção do colo do útero. Anteriormente, o corpo do útero é separado da bexiga urinária pela escavação vesicouterina.
Posteriormente, o corpo do útero é separado da cavidade peritoneal e do reto pela escavação retouterina.
Onde o óstio da vagina, o óstio externo da uretra e os ductos das glândula vestibular maior e menores abrem-se?
no vestíbulo da vagina, a fenda entre os lábios menores do pudendo
como é feito a irrigação arterial e a drenagem venosa da vagina?
As artérias que irrigam a parte superior da vagina originam-se das artérias uterinas. As artérias que suprem as partes média e inferior da vagina são ramos das artérias vaginal e pudenda interna
As veias vaginais formam plexos venosos vaginais que é contínuo com o plexo venoso uterino, formando o plexo venoso uterovaginal, que drena para as veias ilíacas internas através da veia uterina.
Como é feita a inervação da vagina?
Apenas os dois quintos inferiores da vagina têm inervação somática. A inervação dessa parte da vagina provém do nervo perineal profundo, um ramo do nervo pudendo. A maior parte da vagina (três quartos a dois quintos superiores) tem inervação visceral.
Como é feita a drenagem linfática dos ureteres?
A porção superior da parte pélvica dos ureteres drena principalmente para os linfonodos ilíacos externos, enquanto a porção inferior drena para os linfonodos ilíacos internos.
Como é feita a drenagem linfática das víceras pélvicas masculinas?
Os vasos linfáticos dos ductos deferentes, ductos ejaculatórios e partes inferiores das glândulas seminais drenam para os linfonodos ilíacos externos. Os vasos linfáticos das partes superiores das glândulas seminais e da próstata terminam principalmente nos linfonodos ilíacos internos.
Como é feita a drenagem linfática do útero?
1-A maioria dos vasos linfáticos do fundo e da parte superior do corpo do útero segue até os linfonodos lombares
2-Os vasos da maior parte do corpo do útero e alguns do colo seguem dentro do ligamento largo até os linfonodos ilíacos externos;
3-Os vasos do colo do útero seguem até os linfonodos ilíacos internos e até os linfonodos sacrais.