Valvopatias Flashcards
Quais os focos de ausculta cardíaca?
Aórtico Pulmonar Tricúspide Mitral
Quem é responsável pelo “Tum”?
B1: Tricúspide e mitral.
Corresponde ao fechamento da valva mitral e tricúspide, o componente mitral antecedendo o tricúspide. É mais grave e tem duração um pouco maior do que a 2ª bulha.
Quem é responsável pelo “ta”?
B2: aórtica e pulmonar.
É constituído por 4 grupos de vibrações, porém só são audíveis as originadas pelo fechamento das valvas aórtica e pulmonar. Ouve-se o componente aórtico em toda região precordial (principalmente foco aórtico), enquanto o ruído da pulmonar é auscultado em uma área limitada (foco pulmonar). Durante a expiração as duas valvas fecham dando origem ao som representado por “TA”. Na inspiração, devido ao prolongamento da sístole ventricular (maior afluxo de sangue), o componente pulmonar sofre um retardamento, sendo possível perceber os 2 componentes. Esse fenômeno é chamado de desdobramento fisiológico da 2ª bulha que pode ser auscultado como “TLA”.
Quais são os estágios de progressão das valvopatias?
A: fatores de risco para valvopatia B: valvopatia leve a moderada e assintomática C: valvopatia grave e assintomática D: valvopatia grave e sintomática
Paciente com sopro em ruflar diastólico, reforço pré-sistólico (contração atrial no final da diastole), B1 hiperfonética e estalido de abertura. Qual valvopatia ele apresenta?
Estenose mitral
Paciente com sopro meso (sistólico) que irradia para as carótidas, B4 e pulso parvus e tardus. Qual valvopatia ele apresenta?
Estenose aórtica
B4: ruído débil que ocorre no fim da diástole ou pré-sístole e pode ser ouvida mais raramente em crianças e adultos jovens normais. Sua gênese não está completamente esclarecida, mas acredita-se que seja originada pela brusca desaceleração do fluxo sanguíneo na contração atrial em encontro com o sangue no interior do ventrículo, no final da diástole.
O que significa um pulso parvus e tardus?
Baixa amplitude e longa duração
Paciente portador de valvopatia apresenta sopro holo(sistólico) e B3. Qual a hipótese diagnóstica?
Insuficiência mitral
B3: é um ruído protodiastólico (início da diástole) de baixa frequência que se origina da vibração da parede ventricular distendida pela corrente sanguínea que penetra na cavidade durante o enchimento ventricular rápido. É mais audível na área mitral com o paciente em decúbito lateral esquerdo. Pode ser representada por “TU”.
Qual valvopatia em que “tudo pulsa”?
Insuficiência aórtica
Paciente com sopro (proto)diastólico, B3, pulso de Corrigan, sinal de Quincke, sinal de Müller, sinal de Musset. Qual valvopatia ele apresenta?
Insuficiência aórtica
O que é o pulso de corrigan?
É o pulso em martelo d’água 🔨
O pulso do Thor
O que é o sinal de quincke?
Pulsação do leito ungueal
💅
O que é o sinal de müller?
Pulsação da úvula
👅
Para falar francês usamos a língua
O que é o sinal de musset?
Pulsação da cabeça
🧠