Unidade III - LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO Flashcards
1 - Qual a definição de liderança segundo Robbins (2010)?
“[…]“ […] a capacidade de um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos ”
2 - Qual os dois componentes primordiais da definição de liderança?
a) Os líderes utilizam a persuasão** e outras táticas de **influência para motivar os outros. Para conseguir isso, usam suas habilidades de comunicação , recompensas e outros recursos para levar os outros a conquistarem objetivos desafiadores.
b) Os líderes são capacitadores e, por isso, organizam o ambiente** de trabalho alocando recursos e realizando **mudanças nos padrões de comunicação , entre outras ações para facilitar o alcance de resultados pelos funcionários.
3 - Qual a diferença entre administração e liderança?
1 - A administração se refere ao gerenciamento da complexidade , por meio de planos formais que trazem a ordem e consistência às ações realizadas para o monitoramento de resultados.
2 - Liderança significa gerenciar a mudança** : “Os líderes estabelecem processo por meio do desenvolvimento de uma **visão do futuro ; depois engajam as pessoas, comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os objetivos ”(ROBBINS et al., 2010, p. 359).
4 - Hoje, o que é mais importante, líderes ou administradores?
Vários autores afirmam que as organizações precisam de ambos: gestores capazes de elaborar planos estratégicos, criar estruturas eficientes e gerenciar as operações cotidianas e também precisam de líderes capazes de criar visões de futuro, inspirar e influenciar pessoas para trabalhar em busca dessas visões, dos objetivos da organização.
5 - Quais as características atribuídas a um gerente e a um líder?
GERENTE : racional, consultivo, persistente, solucionador de problemas, firme em seus pensamentos, analítico, estruturado, deliberativo, autoritário e sólido
LIDER : visionário, passional, criativo, flexível, inspirador, inovador, corajoso, imaginativo, experimental e independente.
OBS: Essas diferenças não são estáticas. Logicamente, não haverá um líder ou gerente que apresente todas essas características em seu perfil. O gerenciamento ea liderança são igualmente importantes na atualidade, sendo desejável que líderes sejam bons gerentes e gerentes sejam bons líderes.
6 - Quais são as eorias que tentam explicar a liderança?
1) - a Teoria dos Traços,
2) - Teorias Comportamentais,
3) - as Teorias Contingenciais,
4) - a Teoria Carismática e
5) - as Transformacionais.
7 - O que é a Teoria dos Traços? O que se concluiu desses estudos?
Foi um estudo sobre a LIDERANÇA. De início se buscava estudar os traços das personalidades de grandes lideres. Mas, observou-se grande diversidade de traços de personalidade entre os lideres, demonstrando que isolar esses traços não trazia uma boa explicação para o fenômeno (liderança). Os traços dos líderes variavam imensamente. Com o passar do tempo, esses estudos não se mostraram suficientes para explicar o fenômeno da liderança.
8 - Os estudos sobre LIDERANÇA, na Teoria dos Traços, chegou-se a agrupar algumas qualidades-chaves da personalidade de liderança, que auxiliam na identificação da liderança. Quais são estas qualidades? Estas qualidades servem para diferenciar líderes eficazes ou ineficazes?
HABILIDADES COGNITIVAS:
■ Ser capaz de solucionar problemas, prever futuros problemas e perseverar na sua solução.
■ Ser imaginativo, criativo e disposto a experimentar métodos não comprovados.
■ Possuir competência técnica e profissional ou conhecimento da empresa e do negócio.
TRAÇOS E CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE:
■ Autoconfiança: quando não é exagerada, inspira confiança entre os liderados.
■ Confiabilidade: referindo-se à consistência e integridade comportamental, ou seja, a ser confiável e previsível nas decisões e em ser capaz de dizer a verdade e manter as promessas.
■ Inteligência emocional: considerada atualmente como o fator mais importante para a liderança eficaz. Inclui autoconhecimento, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.
As qualidades-chaves da personalidade de liderança, acima descrito, serve para auxiliar na identificação da liderança mais, contudo, serve somente para prever o surgimento da liderança, não servindo para diferenciar líderes eficazes ou ineficazes.
9 - O que é a Teoria Comportamental, com referência ao estudos dos líderes. Quais conclusões se chegou sobre os comportamentos dos lideres?
Esta teoria nasceu do estudo dos comportamentos dos líderes eficazes. Deste levantamento, após milhares de descrições comportamentais, chegou-se a conclusão de que havia dois conjuntos de comportamentos:
LIDERANÇA ORIENTADA PARA A TAREFA: Focado na produção, metas, prazos e planejamento. Estudos revelam que o resultado deste comportamento trás maior produtividade e melhores avaliações de desempenho.
LIDERANÇA ORIENTADA PARA PESSOAS: Focado na pessoa e na criação de um ambiente de trabalho mais agradável. Estudos revelam que indivíduos liderados por líderes orientados para as pessoas estavam mais satisfeitos, motivados e tinham mais respeito por seus líderes do que aqueles com líderes orientados para a tarefa. P.
10 - Como se dá a Teoria Contingenciais, com relação aos estudos dos líderes? Quais as subteorias?
- Não satisfeitos com as teorias dos traços da teoria comportamental, estudiosos resolveram ampliar o estudo, para analisar fora do psicológico e comportamento dos lideres, para avaliar a situação factual na qual a liderança é exercida. Assim, se busca responder qual estilo é mais eficaz em uma situação factual do que em outra situação, (ROBBINS et al., 2014).
- Para tentar responder a esta questão, ou seja, estudar as influências da situação na qual a liderança é exercida, surgiu quatro teorias, que procuraram dar alguma luz a esse questionamento:
a) _Teoria da Contingência de Fiedle_r.
b) Teoria Situacional de Liderança de Hersey e Blanchard.
c) Teoria caminho-meta de liderança.
11 - O que é a Teoria da Contingência de Fiedler?
- Essa teoria se resume na defesa de que os requisitos da liderança dependem da situação e, para uma liderança eficaz, a ideia é adequar o estilo de liderança com as contingências da situação.
12 - Quais as situações descritas na Teoria da Contingência de Fiedler (variáveis, parâmetros) com referência aos estilos básicos de liderança?
Fiedler baseou sua teoria no estudo de três variáveis, parâmetros, com referência aos estilos básicos de liderança, sendo elas:
■ Relações entre líder e membros: boas ou precárias, dependendo do grau de confiança, credibilidade e respeito que os liderados têm por seu líder.
■ Estrutura da tarefa: alta ou baixa, relativa ao grau de padronização de procedimentos e tarefas no trabalho.
■ Poder da posição do líder: forte ou fraca, relativa ao grau de influência ou poder do líder para contratar, demitir, tomar ações disciplinares, promover, aumentar salários.
13 - Para o líder aplicar a teoria contingencial de Fiedler, segundo Robbins et al. (2010), é necessário os seguintes requisitos
■ Primeiramente, o líder tem que conhecer o seu estilo de liderar para alterar ele segundo a ocasião.
■ ALTERAR O LÍDER** **para se adequar à situação, por exemplo, no caso de grupo muito desorganizado poderá ter mais chances de sucesso com um líder orientado para as tarefas.
■ ALTERAR A SITUAÇÃO** **para se adequar ao líder. de, por exemplo, reestruturando tarefas e aumentando ou diminuindo o poder do líder para controlar salários, ações disciplinares ou promoções.
14 -