UND I - SISTEMA DE INFORMAÇÃO Flashcards
1 - O que é Sistema de Informação (SI)?
É a circulação da informação, permitindo sua manipulação, processamento e geração de informações: lida, arquivada, modificada, controlada, apagada, replicada, transportada. (automatizada ou não)
2 - Qual a diferença entre Dado, Informação e Conhecimento?
1 - DADO: é a informação não tratada. Representa um ou mais significados, que isoladamente, não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.
2 - INFORMAÇÃO: é um conjunto de dados tratados. É todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.
3 - CONHECIMENTO: trata-se de várias informações organizadas de forma lógica e suficiente para criar um evento e torná-la possível através do entendimento
3 - Quais as três atividades do SI?
1º ENTRADA: são dados inseridos ou coletados. Exemplo: Nome cliente, endereço, entre outros.
2º PROCESSAMENTO: converte os dados da entrada em informações mais significativas.
3º SAÍDA: transfere as informações processadas às pessoas que as utilizarão. Essas informações processadas poderão auxiliar o gerente na tomada de decisão dentro da organização.
4 - No SI automatizado, quais seus componentes principais?
1 - RECURSOS DE HARDWARE: são todos os dispositivos físicos e materiais utilizados no processamento das informações. Refere-se às máquinas e mídias de máquinas, tais como computador, monitor de vídeo, dispositivos de entrada e de saída, dispositivos de armazenagem e dispositivos de comunicação.
2 - RECURSOS DE SOFTWARE: são programas de computador semelhantes a programas
de sistemas operacionais, planilhas eletrônicas, programas de processamento de textos, folhas de pagamentos e procedimentos como entrada de dados, correção de erros, entre outros.
3 - DADOS: são fatos que são utilizados por programas para produzir informações úteis como descrição de produto, cadastro de cliente, estoque, entre outros.
4 - RECURSOS DE REDES: são mídias de comunicação e apoio de rede, utilizados para executar atividades de entrada. Redes de telecomunicações como a Internet, intranets e extranets tornaram-se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organizações e de seus SI baseados no computador. Essas redes consistem em computadores, processadores de comunicações e outros dispositivos interconectados por mídia de comunicação e controlados por software de comunicações.
5 - PROCEDIMENTOS: é um conjunto de instruções e procedimentos, são as políticas que regem o funcionamento de um sistema de computador.
6 - PESSOAS: incluem os usuários finais e especialistas em Sistemas de Informação.
5 - Dentro de uma organização, quais são os níveis organizacionais do SI?
■ Sistemas de Informação em Nível Operacional: esse tipo de sistema dá suporte aos gerentes operacionais, acompanha atividades e transações da organização como vendas, compras, depósitos, transação de matéria prima, entre outros. Fornece informações de fácil acesso, precisas e atualizadas.
■ Sistemas de Informação em Nível de Conhecimento: auxilia a empresa a integrar novas tecnologias ao negócio e ajuda a controlar o fluxo de documentos.
■ Sistemas de Informação em Nível Administrativo ou Gerencial: atende as atividades de monitoração, tomada de decisão, controle e procedimentos administrativos gerenciais. Tem como característica a produção de relatórios periódicos acerca das operações e não de informações instantâneas.
■ Sistemas de Informação em Nível Estratégico: auxilia a gerência a enfrentar questões estratégicas e tendências, tanto no ambiente interno quanto no externo da empresa.
6 - Quais são os tipos de SI dentro dos diversos níveis organizacionais?
1 - Nível Operacional: Sistemas de Processamento de Transações (SPT).
2 - Nível de Conhecimento: Sistemas de Automação de Escritórios (SAE).
3 - Nível Gerencial: Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) e
Sistemas de Apoio a Decisão (SAD).
4 - Nível Estratégico: Sistemas de Informação Executiva (SIE).
7 - O que é SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES (SPT)? Em que ela apoia?
Atua no nível organizacional operacional. É utilizado para transações rotineiras, repetitivas, automação, comuns ao negócio, gerando e armazenando dados sobre as mesmas. Apoia à monitoração e à realização das negociações de uma organização. Exemplo: controle de estoques, cobrança, contabilidade, folha de pagamento, financeiro, vendas, compras, entre outros.
8 - O que se espera do SPT?
- Processar os dados gerados pelas transações
- Manter alto grau de precisão
- Assegurar a integridade dos dados e da informação
- Produzir documentos e relatórios em tempo
- Aumento da eficiência do trabalho
- Ajuda no fornecimento de mais serviços e serviços melhorados
9 - O que é SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS (SAE)?
Atua no nível organizacional conhecimento. Automação de escritório é um conceito que envolve o uso de equipamentos de informática e softwares para criar, coletar, armazenar, manipular e retransmitir digitalmente informações necessárias para a realização de tarefas e cumprimento de objetivos em um escritório. Exemplo: processadores de texto, planilhas eletrônicas, gerenciador de banco de dados, apresentação gráfica, navegadores da internet, etc.
10 - Com a automação do SAE, foi possível o surgimento de qual sistema?
Sistema de Apoio a Decisão - SAD
11 - O que é SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS (SIGS)?
- Atua no nível organizacional gerencial. Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações (interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos) necessárias para gerenciar com eficácia e o atingimento das metas das organizações. Também para oferecer assistência às tomadas de decisões para identificar e corrigir problemas de competência gerencial, planejamento e controle empresarial. Exemplo: bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos.
12 - O que é SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS (SIGS)?
- Atua no nível organizacional gerencial. Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações (interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos) necessárias para gerenciar com eficácia e o atingimento das metas das organizações. Também para oferecer assistência às tomadas de decisões para identificar e corrigir problemas de competência gerencial, planejamento e controle empresarial. Exemplo: bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos.
2. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.
13 - Quais são os relatórios oferecidos pelo SIGS?
Os relatórios oferecidos por esses sistemas são:
■ Relatórios programados: são os ordinários do dia a dia.
■ Relatório de exceção: casos excepcionais.
■ Informes e respostas por solicitação: os requisitados.
■ Relatórios em pilhas: as informações são empilhadas na estação de trabalho em rede do gerente.
14 - O que é SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO (SAD)?
- Atua no nível organizacional gerencial. É um sistema de informação computadorizado que apoia as atividades de tomada de decisões organizacionais e de negócios. É um sistema baseado em software interativo destinado a ajudar os gerentes do nível tático e estratégico de uma organização a compilar informações úteis a partir de dados brutos, documentos, conhecimento pessoal e/ou modelos de negócios para identificar e resolver problemas e tomar decisões.
15 - Quais as principais características dos SAD?
As principais características dos SAD são:
1 - participação ativa do usuário em todo o processo.
2 - Incorporação de novas ferramentas de apoio à decisão, novos aplicativos e novas informações.
3 - Flexibilidade na busca e manipulação das informações.
4 - Individualização e orientação para a pessoa que toma as decisões.
5 - Possibilitar a real pertinência ao processo de tomada de decisão.
6 - Usabilidade (facilidade no uso da interatividade).