UND I - GO - PDV Flashcards
1 - O QUE É O PROJETO DE VIDA - (PDV)?
Um projeto de vida é a direção que uma pessoa estabelece para a sua própria existência tendo como base suas aspirações, crenças e valores.
Em outras palavras, o Projeto de Vida pode ser definido como a visualização antecipada da vida que desejamos ter ou levar.
2 - Quais os quesitos do PDV?
O PDV precisa apresentar importantes requisitos: 1 – Ser concreto. 2 – Focado. 3 – Intencional. 4 – Chegar a resultados. 5 – Traçar Metas. 6 – Organizar.
3 - Quais os objetivos e contribuições do PDV?
1 - Ajudar no mapeamento do estado atual e estado desejado e consequentemente a definição dos resultados esperados.
2 - Desenvolver um alto nível de consciência e responsabilidade, trazendo significado e direção aos objetivos de curto, médio e longo prazo.
3 - Identificar e aproveitar oportunidades e gerenciar os resultados de forma criativa e ousada.
4 - Gerar sentido de propósito e contribuição a sociedade por meio do discernimento vocacional, intencionalidade e foco das ações empreendidas.
5 - Promover uma vida equilibrada e abundante considerando nossos sentimentos, relações, desejos, corpo, mente e espírito.
6 - Adquirir conhecimentos e valores que sustentem e alavanquem seus objetivos e metas contribuindo para melhorar a performance e desempenho.
4 - Quais as duas situação que o PDV pode nos influenciar?
1 – as oportunidades que tivemos e
2 - as escolhas que fizemos.
5 - Qual o nível de consciência que devemos ter sempre?
1 - Missão. 2 - Visão do mundo. 3 - Valores da vida 4 - ONDE ESTAMOS, ONDE QUEREMOS IR, O QUE DEVEMOS FAZER. 5 - Ecologia nas decisões 6 - GRATIDÃO
6 - Quais as dimensões do PDV?
1 - POSICIONAMENTO AFETIVO (emocional): atitude mental de acreditar, confiar, desejar e amar.
2 - POSICIONAMENTO EFETIVO (racional): ação prática de planejar, realizar, empenhar-se e controlar os resultados.
7 - Qual o comportamento que se deve ter durante a execução do PDV?
É PRECISO TER PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA PARA SE MANTER FOCADO NA DIREÇÃO DOS RESULTADOS,
1 - dando prioridade para aquilo que é mais urgente.
2 – periodicamente na avaliação do PDV.
3 – Ajustar a estratégia do PDV em caso de fracassos nos resultados identificando as suas causas.
4 – Humildade diante de nosso projeto, uma vez que nem tudo acontece como planejamos.
5 – Em caso de derrota, perseverar, convicção dos propósitos e não desistir.
6 – Atuar no momento presente sem perder a percepção da construção do todo.
8 - Qual a diferença entre prosperidade e riqueza?
1 - A prosperidade refere-se à sensação de contentamento e estabilidade emocional pelo fato de estarmos em constante desenvolvimento e progresso. 2 - Portanto, a prosperidade não está relacionada a quanto se ganha ou o quanto se tem, mas ao processo de permanente evolução e melhoria nas diversas áreas da vida.
9 - Quais os ingredientes primordiais da prosperidade?
GRATIDÃO E gerenciamento eficiente sobre os recursos que possuímos
10 - Qual a importância do mapeamento do EA?
Importante PROCESSO DE REFLEXÃO, EM QUE SEJA POSSÍVEL IDENTIFICAR TUDO AQUILO QUE TEMOS REALIZADO E MATERIALIZADO ATÉ O ATUAL MOMENTO DE NOSSA VIDA, DE FORMA A TOMARMOS CONSCIÊNCIA SOBRE OS FATOS E EVENTOS OCORRIDOS E COMO ISSO TEM IMPACTADO NAS DIFERENTES ÁREAS DA VIDA, PARA QUE A PARTIR DISSO, POSSAMOS REDIRECIONAR NOSSAS AÇÕES POR MEIO DO ESTABELECIMENTO DO ESTADO DESEJADO.
OBS: o mapeamento do EA e o ED influenciarão fortemente as suas atividades, tarefas e escolhas, metas, objetivos, que contemplam no PDV.
11 - Para melhor investigar seu EA, quais as dimensões a serem questionadas? (informe a pergunta chave)
1 – DIMENSÃO SER: quem é você?
2 – DIMENSÃO FAZER: o quem tem feito?
3 - DIMENSÃO TER: o que você possui no contexto material?
12 - Quais os ingredientes de todo processo de mudança?
Todo processo de mudança precisa de três ingredientes. O primeiro é identificar com total clareza e verdade O ESTADO ATUAL, ou seja, onde e como a pessoa se encontra. A segunda etapa é descobrir AONDE ELA REALMENTE QUER CHEGAR, afinal, para quem não sabe aonde quer chegar, o caminho não é importante. E a terceira etapa é a elaboração consistente, precisa e flexível de um PLANO DE AÇÃO. Fonte: Vieira (2010, p. 37).
13 - Qual a diferença entre tarefas e resultados?
Tarefas e resultados são diferentes. Resultado é quando você atinge aquilo que desejava. Tarefa está na intermediação. É aquilo que você tem que fazer para se chegar no resultado. Então se você não sabe qual resultado você deseja, a tarefa fica muito prejudicada.
14 - Come deve ser preenchido o espaço entre o seu EA e o ED?
- O espaço entre o seu EA e o ED, deve ser preenchido com tarefas. Entenda-se que estas tarefas são diferentes RECURSOS PESSOAIS como:
1 - estratégias mentais,
2 - linguagem,
3 - fisiologia,
3 - estados emocionais,
4 - crenças e valores.
5 – Ações, saber aconter
6 – Estudo de diferentes Desenvolvimento Pessoal (Ex. Filosofia do Kaizen, do japonês, “melhoria” ou “mudança para melhor”).
7 - forte orientação para resultados
8 - pensar consistentemente nos objetivos a serem alcançados.
9 - pensar consistentemente nos seus propósitos gerais na vida. (até que saiba o que realmente quer, o que fizer não terá propósito e seus resultados serão aleatórios).
10 - Orientação para resultados. (o oposto ao pensamento voltado para resultados é o pensamento voltado para os problemas, focaliza aquilo que está errado e busca culpados para os erros).
15 - Para a elaboração do PDV, quais são no mínimo, as quatro perguntas básicas?
a. Em direção a que estou indo? (O estado ou resultado desejado).
b. Por que estou indo? (Os valores pessoais que o guiam).
c. Como chegar lá? (Estratégias e ações para chegar lá)
d. E se algo der errado? (Gerência de risco e plano de contingência).
Quais as perspectivas do ED?
1 - RESULTADOS DE CURTO PRAZO: São aqueles que se pretende realizar em até dois anos.
Exemplo: reserva de emergência, pequena reforma da casa, uma festa de aniversário, aprovação em um determinado período do curso, desenvolver determinadas habilidades, realizar treinamentos, entre outros.
2 - RESULTADOS DE MÉDIO PRAZO : São aqueles que se pretende realizar em até cinco anos.
Exemplo: trocar de carro, uma viagem ao exterior, conclusão do curso de graduação ou pós-graduação, mudar de emprego, empreender um negócio, realizar festa de casamento, constituir família, consolidar o nome no mercado, entre outros.
3 - RESULTADOS DE LONGO PRAZO: São aqueles que necessitam de dez anos ou mais para serem realizados.
Exemplo: comprar uma casa ou apartamento, juntar recursos para a aposentadoria, empreender novos negócios, expandir os negócios existentes, consolidar sua marca no mercado, garantir boa educação para os filhos, obter segurança financeira, entre outros.
17 - Para a restruturação da conquista dos resultados, devemos ter em mente, no mínimo, quais respostas de que perguntas (estratégias)?
- POSITIVO: O QUE VOCÊ QUER?
Resultados devem ser expressos como conquistas positivas, que significa o direcionamento para aquilo que você quer e não o afastamento de algo que deseja evitar. Por exemplo, perder peso e deixar de fumar, são resultados negativos, que podem explicar em parte por que são difíceis de serem alcançados. Nesse caso deve-se questionar “o que eu quero?” ou “o que isso fará por mim?”, dessa forma o foco muda e o resultado passa a ser a melhoria que se obterá na saúde e na qualidade de vida ao emagrecer ou parar de fumar. Na verdade, segundo o professo Lair Ribeiro, o cérebro não registra a palavra “NÃO”. Logo não se deve pensar em não fumar ou não engordar. Deve pensar em melhorar a saúde, em ter peso saudável. Logo o foco é em ações positivas, sempre. - EVIDÊNCIA: COMO VOCÊ SABERÁ SE ESTÁ OBTENDO SUCESSO?
Para saber se estamos no caminho certo, precisamos de uma metodologia eficaz e verdadeira para aferir os resultados (feedback) obtidos. Esta aferição deverá servir para analisar o nosso progresso na direção do resultado (ED). Sendo assim, cabe buscar as seguintes respostas:
1 - Como saberei se estou no caminho certo?
2 - Como saberei se alcancei o resultado?
3 - O que medirei para aferir o resultado?
4 - O que verei, sentirei ou virei quando o resultado acontecer?
- PONTOS ESPECÍFICOS: QUANDO, ONDE E COM QUEM?
Haverá conjunturas factuais em que o resultado não mais seja vantajoso, como era antes na ocasião da elaboração do PDV. Assim, deve-se perguntar “onde você quer o resultado”? A resposta pode ser a verificação de locais e situações nos quais você não quer mais o resultado. Exemplo: aumentar a produtividade, mas apenas em certas áreas, ou então, a compra de uma casa não mais é vantajoso se as taxas de juros passarem de um determinado patamar. Quando você quer? Poderá ter que cumprir um prazo ou não querer o resultado antes de uma data específica, porque outros elementos não estariam implementados, para deles se beneficiarem.
Assim, deve-se perguntar:
1 - Onde, especificamente, eu quero isso?
2 - Quando, especificamente, eu quero isso?
3 - Em que contexto eu quero isso? - RECURSOS: DE QUE RECURSOS VOCÊ DISPÕE?
É importante relacionar todos os recursos que atualmente você dispõe e também identificar os recursos necessários para a realização do resultado. Dependendo do resultado os recursos recairão em alguma das categorias como por exemplo:
a. Objetos: podemos relacionar equipamentos de escritório, prédios e tecnologia. Livros que poderá ler, programas e vídeos, aulas e disciplinas a cursar, entre outros.
b. Pessoas: podemos relacionar familiares, amigos, conhecidos, colegas de trabalho, rede de contatos, mentores entre outros.
c. Modelos: podemos identificar pessoas que já alcançaram sucesso na área pretendida por você e estudar suas práticas, chamamos isso, de modelagem.
d. Qualidades pessoais: devemos listar quais qualidades ou habilidades precisamos ter ou desenvolver para alcançar o resultado.
e. Dinheiro: quanto de dinheiro é necessário para a realização do resultado. Atualmente você dispõe dessa quantia e onde poderia levantar o valor suficiente para alcançar o estado desejado?
- CONTROLE: VOCÊ PODE INICIAR E MANTER ESSE RESULTADO?
Até onde esse resultado está sob seu controle, o que você deve fazer e o que outras pessoas podem fazer para que alcance o resultado? É imprescindível a identificação de quem o ajudará nessa jornada.
Pergunte-se:
1 - O que eu posso fazer diretamente para conseguir esse resultado?
2 - Como posso persuadir outros a me ajudarem?
3 - O que posso oferecer a eles para fazer com que desejem ajudar-me? - ECOLOGIA: QUAIS SÃO AS CONSEQÜÊNCIAS MAIORES?
Pensar na ecologia do resultado exige considerar os possíveis impactos positivos e negativos ele poderá ocasionar pra você e para as pessoas que estão em seu meio. Quando afirmamos que um resultado é ecológico, estamos querendo dizer que esse resultado juntamente com todas as ações empreendidas estão em equilíbrio e podem ser consideradas saudáveis a todos os envolvidos.
Algumas perguntas importantes a serem feitas:
1 - Quanto tempo e esforço esse resultado exigirá?
2 - Quem mais será afetado e como se sentirá?
3 - Terá de abrir mão de algo para alcançar o resultado?
- IDENTIDADE: ESSE RESULTADO TEM A VER COM QUEM VOCÊ É?
Ao definir um estado desejado ou resultado, é imprescindível que esse resultado tenha total conexão com a sua maneira de ser, pensar e agir. Almejar um estilo de vida muito diferente daquilo com que se identifica, pode ser muito frustrante, portanto, defina e trabalhe para concretizar resultados que possam representar sua identidade, tanto na área profissional, quanto na área pessoal. O mais importante é que você tenha CONVICÇÃO DE QUE O ESTADO DESEJADO ESTÁ PLENAMENTE ALINHADO COM SUAS CRENÇAS E VALORES PESSOAIS. - PERSPECTIVA: O QUE ME IMPEDE DE ALCANÇAR O RESULTADO?
Quando o resultado é muito grande, se faz necessário observá-lo sob diferentes perspectivas com o objetivo de identificar as possíveis barreiras ou objeções que irão dificultar sua realização. Se observarmos o resultado como um todo, pode nos parecer muito grande e difícil de ser alcançado. Entretanto, se observarmos em partes, essa sensação pode ser bem diferente. Por isso, é necessário relacionar todos os possíveis obstáculos que poderão nos impedir de alcançar o resultado e devemos estabelecer resultados menores para superar as barreiras. Devemos refletir sobre a seguinte questão: O QUE ME IMPEDE DE ALCANÇAR O RESULTADO? - PLANO DE AÇÃO: O QUE, QUANDO E COMO FAZER PARA ALCANÇAR O RESULTADO?
Uma vez tendo clareza do resultado que se pretende alcançar, é necessário a elaboração de um cronograma ou plano de ação, como gostamos de chamar. NO PLANO DE AÇÃO DEVEM APARECER AS INFORMAÇÕES (O QUE, QUANDO E COMO) DE CADA ETAPA DA REALIZAÇÃO DO ESTADO DESEJADO. Você pode pensar os planos de ações sob a perspectiva de longo prazo e desdobrar em ações de médio e curto prazo. O mais importante é que se tenha consciência sobre quais ações deverão ser realizadas e em que período de tempo deverá acontecer para que o resultado efetivamente aconteça. Quando imaginamos nosso estado desejado é sempre importante considerar o tamanho e complexidade dessa proposta para que possamos analisar com bastante critério, quais ações ou recursos serão necessários e em que margem de tempo tudo isso acontecerá. Essa clareza é extremamente importante para mantermos a condição de ecologia, ou seja, o objetivo almejado deve ser algo bom para você e todos os envolvidos. Do contrário se torna frustração.
18 - Quais os pilares da vida?
1 - Espiritualidade. 2 - Família. 3 - Relação conjugal. 4 - Saúde e bem estar. 5 - Social e lazer 6 - financeiro. 7 - profissional. 8 - Desenvolvimento pessoal. 9 - Realização e Propósito. 10 - Equilíbrio Emocional.