Unidade II – DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA GESTÃO DE PESSOAS Flashcards
2 Dentro da matéria gestão de pessoas, como devem ser consideradas as pessoas no trabalho, segundo o posicionamento de Chiavenato (2014)?
“a) PESSOAS COMO PARCEIRAS DA ORGANIZAÇÃO, pois estas investem seu tempo, conhecimento e comprometimento para receber o retorno financeiro, ao mesmo tempo em que se comprometem com os objetivos da organização.
b) PESSOAS COMO ATIVADORAS DE RECURSOS ORGANIZACIONAIS, pois elas impulsionam e dinamizam os recursos da empresa em busca das metas organizacionais.
c) PESSOAS COMO SERES HUMANOS, com personalidade e individualidades próprias, com história pessoal particular, com conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis às organizações.
d) PESSOAS COMO TALENTOS, FORNECEDORAS DE COMPETÊNCIAS, que não podem ser adquiridas como as máquinas e equipamentos, mas que precisam de grande investimento para construir competências, o que exige tempo, aprendizado e maturação.
e) PESSOAS COMO CAPITAL HUMANO, que agregam inteligência à empresa e são o principal ativo organizacional.
3 Aos gestores de pessoas, basta somente a competência técnica? Se não, o que é mais necessário?
Não. Necessário ao profissional, gestor ou não, desenvolver COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS para lidar com os outros profissionais, subordinados, pares ou superiores com os quais atua.
4 Quais os critérios necessários para a competência interpessoal?
a) PERCEPÇÃO ACURADA DA SITUAÇÃO INTERPESSOAL, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação.
b) HABILIDADE DE RESOLVER REALMENTE OS PROBLEMAS interpessoais de tal modo, que não haja regressões.
c) ALCANCE DE SOLUÇÕES de tal forma, que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas (MOSCOVICI, 2015, p. 72).
5 Quais as outras mais habilidades necessárias para se lidar com as situações interpessoais?
“■ A FLEXIBILIDADE PERCEPTIVA E COMPORTAMENTAL — ver vários ângulos de uma situação e atuar de forma alternativa e diferenciada.
■ A CAPACIDADE CRIATIVA PARA SOLUÇÕES ou propostas menos convencionais na resolução de problemas de relacionamento interpessoal.
■ A CAPACIDADE DE DAR E RECEBER FEEDBACK, para a construção de um relacionamento humano autêntico.”
6 O que é competência interpessoal?
“Resultante de PERCEPÇÃO ACURADA REALÍSTICA das situações interpessoais e de HABILIDADES ESPECÍFICAS COMPORTAMENTAIS que conduzem a consequências significativas no RELACIONAMENTO DURADOURO E AUTÊNTICO, SATISFATÓRIO para as pessoas envolvidas” (MOSCOVICI, 2015, p. 74).
PERCEPÇÃO………….das ………………………………………………
ACURADA………………situações…………………………………….
REALÍSTICA ………..interpessoais ……….. …………………. .
…………………………………………………………..que levam a um
………………………………………………………….. relacionamento
HABILIDADES ………………………………….. duradouro
ESPECÍFICAS …………………………………… autêntico
COMPORTAMENTAIS …………………………………………………
…………………………………………………………….satisfatória as
………………………………………………………………pessoas
……………………………………………………………..envolvidas
7 Quais as aptidões componentes da Inteligência Emocional?
1 – *** AUTOCONSCIÊNCIA. 2 – *** LIDAR COM SENTIMENTOS 3 – *** COMUNICAÇÃO. 4 – ** Lidar com a tensão. 5 – ** Solução de conflitos. 6 – ** Assertividade (capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente sem delongas). 7 - * Intuição. 8 – * Empatia. 9 – * Auto aceitação. 10 –* Participação em grupo."
8 Segundo Hanashiro, quais as dimensões da diversidade?
“a) DIMENSÃO PRIMÁRIA: relacionada às características sobre as quais pessoas têm pequeno ou nenhum controle, são as características biologicamente determinadas, como raça, gênero, idade e alguns atributos físicos característicos da família e sociedade na qual nasceram.
b) DIMENSÃO SECUNDÁRIA: relacionada às características que as pessoas podem adotar, abandonar ou modificar ao longo da vida, por escolhas ou por esforços conscientes, como estado civil, crenças políticas, educação, localização geográfica, entre inúmeras outras.”
9 Quais os tipos mais comuns de descriminação, sua definição e exemplos?
“1 - POLÍTICAS OU PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS: Atitudes organizacionais que negam oportunidades iguais de desempenho ou oferecem recompensas desiguais. Ex.: demissão de trabalhadores mais velhos e mulheres com salários mais baixos.
2 - INTIMIDAÇÃO E ASSÉDIO MORAL: Ameaças explícitas ou intimidação dirigida a membros de grupos específicos de funcionários. Ex.: homossexuais.
3 – INCIVILIDADE: Tratamento desrespeitoso, que inclui comportar-se agressivamente, interromper a pessoa ou ignorar suas opiniões. Ex. advogadas, dizem que seus colegas do gênero masculino as interrompem frequentemente ou não dirigem seus comentários a elas de maneira apropriada.”
10 Por que o planejamento de RH ou de pessoas é considerado estratégico?
Porque ela previne futuras necessidades da organização.
11 O que é planejamento de recursos humanos?
É o dimensionamento de quantas pessoas serão necessárias à empresa para o alcance de seus objetivos, a médio e a longo prazo (evita gastos de dinheiro e tempo).
12 O que o planejamento de RH deve espelhar?
O planejamento de RH deve espelhar o planejamento estratégico da organização. A falta de planejamento estratégico do RH acarretará problemas na contratação nos casos de urgência na contratação.
13 Em que o planejamento de recursos humanos pode basear-se?
“■ Planejamento baseado em CARGOS ou na DESCRIÇÃO DE CARGOS de cargos com as atividades que a pessoa desempenhará. Esse procedimento já não se mostra muito adequado frente à velocidade das mudanças que o mercado apresenta às empresas, pois, maiores exigências vão se apresentar ao ocupante do cargo.
■ Planejamento baseado em COMPETÊNCIA, mostra-se mais adequado aos dias atuais, pois significa que a organização tem um conhecimento aprofundado sobre as competências organizacionais e individuais que precisará para atingir seus objetivos.”
14 Quais os fatores internos e externos influenciam diretamente no planejamento de pessoal, segundo Banov (2012)
“FATORES EXTERNOS:
■ As políticas econômicas, crescimento ou recessão, que implica aumento ou diminuição da mão de obra.
■ As mudanças na legislação, implica aumento ou diminuição da mão de obra. (alteração das regras dos trabalhadores temporárias, autônomas, terceirizadas ou por tempo indeterminado, licença-maternidade, a diminuição das horas de estágio de oito para seis horas, entre outras).
■ A exigência de novos produtos e serviços por parte do consumidor, que alteram a produção ou serviço.
FATORES INTERNOS:
■ Promoções devido a planos de carreira, transferência, aposentadoria, licença-maternidade, serviço militar, término de estágios.
■ O índice de rotatividade, (a média apurada de um lapso temporal poderá mostrará o seu índice de referência quanto à rotatividade).”
15 Na estratégia de gestão de pessoas, além da preocupação em atrair talentos, qual é outra preocupação?
Reter talentos.
16 O que é, para o mundo corporativo, o talento?
Para o mundo corporativo, o talento passou a designar pessoas com atuação excelente em suas funções graças à sua motivação, empenho e esforço pessoal no trabalho.
1 - ATUAÇÃO EXCELENTE
2 - MOTIVAÇÃO ……………………….
3 - EMPENHO…………………………….
4 - ESFORÇO PESSOAL ……………
………………………. NO TRABALHO