Tuberculose - Bases Terapêuticas Flashcards
Qual é a duração média do tratamento de TB?
6-12 meses
Quais são os principais antibióticos voltados para TB?
Isoniazida, Rifampicina, Pirazinamida e Etambutol.
O que são os chamados “fator corda” e quais suas funções na patogenicidade da TB?
São grandes cadeias de lipídeos ligadas ao ác. micólico com efeito de inibição da migração de leucócitos, aumenta a secreção de TNF-alfa e tem caráter citotóxico a macrófagos.
Quais são as funções do lipoarabinomanano (LAM) na patogenicidade da TB?
Eles ocupam o lugar de antígenos e bloqueiam a ativação de INF-gama.
O bacilo da TB conta com que artifícios para impedir a sua própria destruição dentro dos fagolisossomos?
Expressão de catalase, que diminui o estresse oxidativo, de bombas de prótons, que inibem a ação ácida dos lisossomos, de Cinase G (PKNG), que bloqueia a maturação de lisossomos e de amônia, que aumenta o pH do fagossomo, impedindo a fusão do lisossomo.
Qual é a relação entre a velocidade de multiplicação do bacilo da TB e o tempo de tratamento?
Uma vez que o tempo de multiplicação do bacilo é longo, em especial quando internos às células e ao granuloma, porém acelerado dentro das cavernas, passa a ser necessário que o tratamento também se estenda em tempo, visto que deve interferir nas diferentes fases de vida do patógeno.
Qual é a importância do uso combinado de diversos antibióticos no tratamento da TB?
Reduz as chances de sucesso de uma cepa resistente ao tratamento, uma vez que dificilmente uma cepa é resistente a todos os mecanismos dos diferentes medicamentos.
Como funciona o tratamento de regime prolongado bifásico?
Nos primeiros 2 meses deve haver a prescrição combinada de um maior número de antibióticos (Isoniazida, Rifampicina, Pirazinamida e Etambutol), com o intuito de inibir ao máximo o crescimento da cultura bacteriana e dar tempo para a resposta imune se organizar. Posteriormente, passam-se os próximos 4 meses com a prescrição de apenas 2 antibióticos, com a finalidade de eliminar os bacilos persistentes (Rifampicina e Isoniazida).
Qual é o mecanismo de ação do Etambutol?
O Etambutol inibe a organização dos ácidos micólicos na parede celular do bacilo da tuberculose a partir do bloqueio da arabinosil transferase III, interrompendo a síntese de arabinogalactano (liga o ác. micólico ao peptídeoglicano) sendo um bactericida. Também pode inibir a síntese de espermidina em micobactérias.
Qual é o mecanismo de ação da Pirazinamida?
Seu metabolito, ácido propiônico reduz o pH para um nível que impede o crescimento de M. tuberculosis, interfere na síntese do ác. micólico e interfere na membrana celular impedindo o transporte de substâncias.
Qual é o mecanismo de ação da Isoniazida?
A Isoniazida inibe a uma série de enzimas que fazem parte da sintetização do ácido micólico impedindo a formação da parede celular das micobactérias.
Qual é o mecanismo de ação da Rifampicina?
A rifampicina bloqueia a transcrição, inibindo a síntese de RNA. Inibe especificamente a RNA-polimerase da bactéria sensível, cessando a síntese de proteínas da célula bacteriana.
Qual(is) dos antibióticos utilizados no tratamento de TB atuam afetando a parede celular do bacilo?
Isoniazida e Pirazinamida que impedem a formação do ácido micólico e o Etambutol, inibindo a formação de arabnogalactano.
Qual(is) dos antibióticos utilizados no tratamento de TB atuam inibindo a síntese de RNA do bacilo?
Rifampicina, inibindo RNA-polimerase.
Qual(is) dos antibióticos utilizados no tratamento de TB atuam reduzindo o pH intracelular?
Pirazinamida.
Qual é o risco de utilizar antibióticos de amplo espectro no tratamento de TB?
Por ser um tratamento de longa duração, o uso de AB de amplo espectro pode aumentar as chances de resistência bacteriana.
Se um indivíduo for alérgico, por exemplo, a Rifampicina, que drogas podem substituila?
A Rifampicina pode ser substituida por outros medicamentos de mecanismos de ação semelhantes ou relacionados, como as quinolonas, que impedem a síntese de DNA, ou os macrolídeos e aminoglicosídeos, que inibem a síntese proteica.
Quais são os efeitos colaterais do uso da combinação de medicamentos da TB? Qual o tipo de conduta para os mais leves e para os mais graves?
Como efeitos mais brandos temos intolerância digestiva e epigástrica, suor/urina avermelhados, prurido e exantema leve, dor articular, neuropatia periférica, hiperuuicemia, cefaleia e mudança comportamental e febre, nos quais deve-se ter como conduta a orientação ao paciente e o uso de medicamentos compensatórios. Como efeitos mais graves temos hipersensibilidade moderada a grave, psicose, crise convulsiva, encefalopatia tóxica ou coma, neurite óptica, hepatotoxicidade, vertigem, nistagmo, trombocitopenia e leucopenia, nefrite intersticial e outras, nos quais deve-se suspender o uso do medicamento e adotar uma nova estratégia terapêutica.
O que deve ser pensado ao se deparar com a ineficácia do tratamento de TB?
Deve-se questionar a possibilidade de uma infecção por micobacteria diferente da tuberculosa, do uso irregular dos medicamentos, do erro da dosagem e, por fim, da possibilidade remota da absorção inadequada das drogas.
Como se dá o acompanhamento do tratamento da TB? Quando ele pode ser interrompido (decretada a cura)?
Acompanhamento clínico e baciloscopia mensais. A cura é dada após duas baciloscopias negativas (uma durante a fase de acompanhamento e uma ao final do tratamento).