Tuberculose - Bases Terapêuticas Flashcards
Qual é a duração média do tratamento de TB?
6-12 meses
Quais são os principais antibióticos voltados para TB?
Isoniazida, Rifampicina, Pirazinamida e Etambutol.
O que são os chamados “fator corda” e quais suas funções na patogenicidade da TB?
São grandes cadeias de lipídeos ligadas ao ác. micólico com efeito de inibição da migração de leucócitos, aumenta a secreção de TNF-alfa e tem caráter citotóxico a macrófagos.
Quais são as funções do lipoarabinomanano (LAM) na patogenicidade da TB?
Eles ocupam o lugar de antígenos e bloqueiam a ativação de INF-gama.
O bacilo da TB conta com que artifícios para impedir a sua própria destruição dentro dos fagolisossomos?
Expressão de catalase, que diminui o estresse oxidativo, de bombas de prótons, que inibem a ação ácida dos lisossomos, de Cinase G (PKNG), que bloqueia a maturação de lisossomos e de amônia, que aumenta o pH do fagossomo, impedindo a fusão do lisossomo.
Qual é a relação entre a velocidade de multiplicação do bacilo da TB e o tempo de tratamento?
Uma vez que o tempo de multiplicação do bacilo é longo, em especial quando internos às células e ao granuloma, porém acelerado dentro das cavernas, passa a ser necessário que o tratamento também se estenda em tempo, visto que deve interferir nas diferentes fases de vida do patógeno.
Qual é a importância do uso combinado de diversos antibióticos no tratamento da TB?
Reduz as chances de sucesso de uma cepa resistente ao tratamento, uma vez que dificilmente uma cepa é resistente a todos os mecanismos dos diferentes medicamentos.
Como funciona o tratamento de regime prolongado bifásico?
Nos primeiros 2 meses deve haver a prescrição combinada de um maior número de antibióticos (Isoniazida, Rifampicina, Pirazinamida e Etambutol), com o intuito de inibir ao máximo o crescimento da cultura bacteriana e dar tempo para a resposta imune se organizar. Posteriormente, passam-se os próximos 4 meses com a prescrição de apenas 2 antibióticos, com a finalidade de eliminar os bacilos persistentes (Rifampicina e Isoniazida).
Qual é o mecanismo de ação do Etambutol?
O Etambutol inibe a organização dos ácidos micólicos na parede celular do bacilo da tuberculose a partir do bloqueio da arabinosil transferase III, interrompendo a síntese de arabinogalactano (liga o ác. micólico ao peptídeoglicano) sendo um bactericida. Também pode inibir a síntese de espermidina em micobactérias.
Qual é o mecanismo de ação da Pirazinamida?
Seu metabolito, ácido propiônico reduz o pH para um nível que impede o crescimento de M. tuberculosis, interfere na síntese do ác. micólico e interfere na membrana celular impedindo o transporte de substâncias.
Qual é o mecanismo de ação da Isoniazida?
A Isoniazida inibe a uma série de enzimas que fazem parte da sintetização do ácido micólico impedindo a formação da parede celular das micobactérias.
Qual é o mecanismo de ação da Rifampicina?
A rifampicina bloqueia a transcrição, inibindo a síntese de RNA. Inibe especificamente a RNA-polimerase da bactéria sensível, cessando a síntese de proteínas da célula bacteriana.
Qual(is) dos antibióticos utilizados no tratamento de TB atuam afetando a parede celular do bacilo?
Isoniazida e Pirazinamida que impedem a formação do ácido micólico e o Etambutol, inibindo a formação de arabnogalactano.
Qual(is) dos antibióticos utilizados no tratamento de TB atuam inibindo a síntese de RNA do bacilo?
Rifampicina, inibindo RNA-polimerase.
Qual(is) dos antibióticos utilizados no tratamento de TB atuam reduzindo o pH intracelular?
Pirazinamida.