Aspectos básicos da parasitologia Flashcards
O que são parasitas monoxenos/monogenéticos? E os heterxenos/digenéticos?
Enquanto monoxenos são parasitas que hospedam-se em apenas 1 hospedeiro, os digenéticos o fazem com mais de 1.
O que são ectoparasitas? E endoparasitas?
São parasitas que se abrigam na parte externa ou na parte interna do organismo
Exemplifique estratégias de evolução dos parasitos diferenciando-as em morfológicas ou biológicas.
São alterações morfológicas a atrofia e a hipertrofia de determinadas estruturas, e são alterações biológicas a reprodução facilitada e/ou aumentada e tropismos.
Quais são os principais mecanismos de patogenicidade dos parasitas?
Espoliação de nutriente, ação mecânica (p.ex.: obstrução), toxicidade (direta ou indireta), irritação (p.ex.: hipersensibilidade), anóxia e, por fim, ação traumática (p.ex.: migração da larva).
Qual é o perfil de resposta linfocitária predominante para cada um dos três seguintes tipos de parasitas: protozoários, parasitas do citosol e grandes parasitas.
Enquanto os protozoários costumam levar a uma resposta Th1, os parasitas do citosol levam a uma resposta de Tcitotóxico e os grandes parasitas respostas Th2.
Resuma o cíclo da malária.
Os mosquitos Anopheles injetam na picada os esporosoítos, que entram nos hepatócitos e iniciam o cíclo hepático, reproduzindo-se até romper a célula do hospedeiro, sendo liberados na forma de merozoítos. Estes, por sua vez, tem a capacidade de infectar hemácias, alterar sua conformação para um trofozoíto e, então, se reproduzir até formar um esquizonte (hemácia cheia de trofozoítos). Após romper a hemácia, alguns trofozoítos retornam a forma de merozoítos e reiniciam a etapa já apresentada, outros se tornam gametócitos, que podem ser puxados junto ao sangue por outros mosquitos, reiniciando o ciclo.
Em que etapas do ciclo da malária agem os linfócitos TCD8+?
Naquelas em que o M.O. está no meio intracelular (hepatócitos e hemácias).
Em que etapas do ciclo da malária agem os linfócitos B? Qual(is) é(são) a(s) imunoglobulina(s) envolvida(s)?
Naquelas em que o M.O. está no meio extracelular. IgG de alta afinidade.
Qual é o padrão predominante de resposta Thelper encontrado na resposta contra a malária? Em que fases do ciclo ele pode estar presente?
Na fase da formação do esquizonte (hemácia cheia de merozoítos) a hemácia pode expressar alguns anticorpos, permitindo a identificação e a indução de uma resposta de padrão TH1, com ativação de marófagos por IFN-gama.
Resuma o cíclo da leishmaniose.
A picada do mosquito palha injeta no hospedeiro ass formas promastigotas do parasito, que é fagocitada por fagócitos como o macrófago, infectando-os. No interior desta célula, o parasita se converte em amastigoto no interior do endossomo, passam por diversas divisões simples até serem liberados com o rompimento da membrana do fagócito. Esta ultima forma parasitária pode ser ingerida novamente por mosquitos ou infectar novos fagócitos.
Quais são os principais mecanismos de evasão do sistema imune do leishmania?
Inibição de MHC-II, interferência da sinalização via IFN-gama e subversão da produção e ativação de óxido nítrico e radicais de oxigênio.
Resuma o cíclo da ascaridíase.
Após ser ingerido oralmente (em alimentos), os ovos do ascaris passam pelo TGI até que, no intestino, atingem a 2ª fase larval e se deslocam até a circulação sanguínea. De lá, as larvas atingem outros órgãos como pulmão, coração e fífado. No pulmão, se inserem nos espaços alveolares e se convertem na 3ª fase larval, capaz de retornar à circulação, chegar às v. aéreas superiores e ser novamente deglutida. Na segunda passagem pelo TGI, ao chegar no intestino, a 3ª fase larval atinge a idade reprodutiva, se reproduz sexualmente e libera seus ovos pela via anal do hospedeiro.