Organização da Resposta Imune aos Vírus Flashcards
Quais são os três principais fatores que fazem com que o tipo de resposta imune protetora varie?
O padrão genético do agente agressor, a sua localização no organismo hospedeiro e, por fim, suas características e seus mecanismos individuais de evasão e do sistema imune.
Na maioria das vezes, o que leva uma infecção viral a ser aguda ou crônica?
A capacidade ou incapacidade do sistema imune de eliminar o patógeno.
Como uma infecção viral persistente pode ser classificada quanto ao padrão de replicação viral?
Pode ser classificada como latente, quando o vírus cessa temporariamente a sua replicação, porém mantém a infecção, ou como crônica, quando o vírus mantém sua replicação constante.
Quais são os três aspectos mais importantes para o estabelecimento da infecção viral?
A carga viral, a disponibilidade de células do hospedeiro e seus mecanismos de defesa.
Quais são os principais mecanismos de proteção e erradicação da infecção viral presentes na resposta imune inata?
O principal mecanismo de proteção contra a infecção viral da resposta inata é a produção de IFN do tipo 1, reponsável por proteger células saudáveis da invasão viral. Por sua vez o mecanismo de erradicação da infecção envolve a ação das cédulas NK.
Quais são os principais mecanismos de proteção e erradicação da infecção viral presentes na resposta imune adaptativa?
O principal mecanismo de proteção contra a infecção viral na resposta adaptativa envolve a produção ,por parte das células B, de anticorpos que, por sua vez, envolvem a partícula viral e impede esta de aderir as células do hospedeiro. Por sua vez, o mecanismo de irradicação da infecção envolve a ação citotóxica dos linfócitos Tc.
Quais são as duas principais vias de indução de produção de IFN do tipo 1 frente a uma infecção viral?
A primeira envolve o reconhecimento do antígeno (geralmente do material genético) por receptores citoplasmáticos, como RIG-1 e MDA-5. A segunda envolve o reconhecimento via TLR da membrana citoplasmática da célula e consequente fagocitose do conteúdo viral. Ambas as vias convergem para a ativação de proteínas quinase que, por sua vez, ativam os fatores de transcrição e culminam com a estimulação da transcrição dos genes de IFN do tipo 1.
O que são os fatores antivirais?
São genes que transcrevem substâncias que protegem a célula da invasão viral.
Quais são as consequências da ativação dos fatores antivirais em presença de IFN do tipo 1?
Inibição da replicação e proliferação viral, aumento do poder lítico de células NK e modulação da expressão de moléculas MHC (aumentando eficácia da apresentação de antígeno).
Que característica celular anormal é indicativo para a ação de células NK sobre essas? Em que situações essa característica costuma ocorrer?
A reduzida ou interrompida produção de moléculas de MHC-1. Isso costuma ocorrer em células tumorais e naquelas infectadas por vírus.
Quais são as principais funções das células NK na resposta antiviral?
Citoxicidade contra células infectadas e produção de citocinas como IFN-gama (responsável pela ativação de macrófagos).
Que citocinas estimulam as funções das NK?
IL-12, IL-15 e IFN do tipo 1.
Os anticorpos agem sob vírus no MIC? Se sim, como?
Não
Os anticorpos agem sob vírus no MEC? Se sim, como?
Sim, cercando-os, produzindo uma barreira que impede sua adesão às células, um processo chamado de neutralização. O mesmo mecanismo também permite que ocorra a opsonização, para que haja uma consequente fagocitose por parte dos macrófagos, bem como a ativação do complemento (e consequente lise).
Resuma o mecanismo de ação das células TCD8 na resposta a infecção viral.
As células TCD8 interagem com o antígeno apresentado por moléculas de MHC e, a partir disso, provocam morte celular por mecanismo de citotoxicidade, bem como a proução de IFN-gama (ativa macrófagos). Este envolve, primeiramente, a secreção de perforinas que abrem poros no envoltório viral e, posteriormente, a entrada de granzima B por estes poros. Esta enzima provoca a ativação de caspases e consequente apoptose da célula infectada.