Aspectos éticos da terminalidade da vida + Aspectos éticos e legais do diagnóstico de morte encefálica Flashcards
Defina distanásia.
Morte lenta, ansiosa e com muito sofrimento.
Defina eutanásia.
Morte serena, sem sofrimento. Prática pela qual se busca abreviar, sem dor ou sofrimento, a vida de um doente reconhecidamente incurável.
Defina ortotanásia.
morte natural, sem interferência da ciência, permitindo ao paciente morte digna, sem sofrimento, deixando a evolução e percurso da doença. “na hora certa”.
É permitido que um médico limite ou suspenda procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida de um paciente? Em que ocasiões?
Sim, em caso de doença terminal, de enfermidade grave e incurável, respeitada a vontade da pessoa ou de seu responsável legal.
O que diferencia a eutanásia e a ortotanásia? E do ponto de vista legal?
Enquanto a primeira, considerada ilegal, envolve abreviar de forma ativa a vida de um paciente doente, aplicando drogas por exemplo, a ortotanásia, legal, envolve a não utilização de meios terapêuticos e diagnósticos inúteis ou obstinados, podendo interromper seus usos frente a vontade expressa do paciente ou responsável.
Caso um paciente não esteja mais em condições de se comunicar, qual é a hierarquia de fontes de encaminhamentos a ser respeitada frente a tomada de decisões sobre cuidados e tratamentos deste enfermo? O ponto mais alto desta hierarquia, pode ser considerado soberano?
Do maior ponto hierárquico para o menor temos: diretivas antecipadas de vontade (do enfermo); representante designado; familiares; Comitê de Bioética da Instituição e, na sua ausência, o Comitê de Ética Médica ou CRM/CFM. Não, pois não deve ser levado em consideração caso entre em desacordo com o Código de Ética Médica.
Em caso de morte iminente, entende-se que o paciente tem ou não poder de escolha?
Em caso de morte iminente o médico passa a ser obrigado a agir de forma a impedir o óbito, sendo relevada em forma de exceção a autonomia do paciente.
Qual é a definição de óbito para a OMS?
É o desaparecimento permanente de todo sinal de vida, em um momento qualquer depois do nascimento, sem possibilidade de ressuscitação.
Quais são os sinais clínicos para o diagnóstico de óbito no momento imediato após o evento? Como são chamados?
Perda da consciência, do tônus e da motilidade muscular e da consciência, além da parada respiração e da circulação. São chamados fenômenos cadavéricos abióticos imediatos.
Quais são os sinais clínicos para o diagnóstico de óbito no momento tardio após o evento? Como são chamados?
Desidratação, resfriamento, livores hipostáticos e rigidez. São chamados de fenômenos cadavéricos abióticos consecutivos.