Tuberculose - Aspectos Clínicos e Fisiopatológicos Flashcards
Quais são os principais eventos (cronologicamente) que reduziram drasticamente a mortalidade por TB?
Identificação do bacilo, uso de antibióticos e vacina BCG.
Que fator, no final do século XX, aumentou novamente a mortalidade por TB?
O advento da AIDS.
Qual é a proporção da população mundial infectada pelo Mycobacterium tuberculosis?
Cerca de 1/3.
As mortes por TB equivalem a quantos % das mortes evitáveis em países subdesenvolvidos?
Cerca de 26%.
Como ocorre a transmissão de TB?
Via tosse e espirro (expulsão de bacilos em gotículas e perdigotos).
Um bacilífero é capaz de infectar mais quantas pessoas?
10-15.
Resuma a infecção primária por TB.
Após chegar no MEC, o bacilo é facilmente fagocitado pelos macrófagos. Entretanto, o bacilo é, muitas vezes, favorecido por tal mecanismo, uma vez que conta com maneiras de impedir a sua degradação no interior do macrófago. Ainda assim, após as 3 primeiras semanas, alguns bacilos são destruidos e seus antígenos são apresentados pelo macrófago a uma célula T, que será diferenciada em Th1, via IL-12 e que, a partir de IFN-gama ativa ainda mais os macrófagos, favorecendo a atividade de degradação dos bacilos restantes e a retroalimentação do processo. Finalmente, ocorre a formação do granuloma para o combate e isolamento da infecção (Hipersensibilidade tipo IV).
Que meios a bactéria da TB utiliza para manipular o endossomo no macrófago e, assim, sobreviver aos mecanismos de destruição?
Alteração do pH via bomba de prótons,
Quais são as principais citocinas ( dos Th1 e macrófago) envolvidas na resposta primária a TB? Quais suas principais funções?
A IL-2 atua na proliferação de células T, a IL-12 na diferenciação de Th1 e o IFN-gama na ativação de macrófagos.
Como o IFN-gama atua nos macrófagos no processo de ativação destes?
Induzindo a formação de fagolisossomos e a produção de iNOS, aumentando a produção de IL-12, a capacidade de apresentar o Ag, a capacidade fagocítica, a secreção de fatores de crescimento (PDGF e TGF-alfa) para proliferação de fibroblastos e consequente síntese de colágeno e a produção de TNG-alfa, recrutando os monócitos para a formação das células epitelióides.
Qual é o tipo de necrose presente no interior de um granuloma de TB? Por o que ela pode ser substituida posteriormente?
Necrose caseosa. Tecido fibrótico e possível calcificação.
O que é o complexo de Ghon?
É a combinação da reação granulomatosa no pulmão e no linfonodo hilar.
Qual é a porcentagem aproximada de controle da infecção somente com a resposta primária? Há manifestações clínicas neste período?
Cerca de 95%. Não.
Quais são as etapas da formação do complexo de Ghon? O que ocorre em cada uma delas?
Exsudativa, onde ocorre necrose alveolar, exsudação de fibrina, neutrófilos degenerados e grande número de bacilos (forma anérgica). Produtiva, quando ocorre a formação do granuloma. Produtivo-caseosa, quando ocorre necrose no centro do granuloma. Cicatrização, quando ocorre o reparo do processo inflamatório (fibrose), contenção e possível calcificação.
Quais são as apresentações clínicas da TB primária progressiva?
Pneumonia tuberculosa (devido a falha na formação do granuloma), consolidações do lóbulo inferior e médio, adenopatia hilar, derrame pleural e disseminação hematogênica (quadro miliar, de disseminação em múltiplos órgãos).
De que maneiras pode ocorrer a infecção secundária (Pós-primária) por TB?
Via reativação dos focos primários ou re-infecção.
O que difere a infecção pós-primária da primária?
A afecção dos ápices pulmonares, a resposta tecidual exacerbada, a presença maior de necrose e cavitação e a maior disseminação brônquica.
Sobre a TB pulmonar progressiva: que populações são mais afetadas? Como ela se caracteriza (quanto a lesão)? Como é disseminada no hospedeiro?
Idosos e imunossuprimidos. Caracteriza-se como uma expansão da lesão inicial, com erosão brônquica (cavitação) e de vasos (hemoptise). Dissemina-se pelas vias aéreas, hematogênica e linfática.
Quais são os principais aspectos clínicos da TB pulmonar progressiva?
Quanto a sintomas temos cansaço, febre, anorexia, perda de peso e febre (baixa vespertina), irritabilidade, suores noturnos, tosse com escarro (após 3 semanas), hemoptise e dor pleurítica.
O que deve ser observado na avaliação epidemiológica de um paciente com TB?
Investigação de contactantes, presença de neoplasias e imunossupressão e condições de confinamento.
Quando pedir RX de um paciente com TB?
Quando ele for um contactante de paciente com TB pulmonar, e/ou tiver sintomas respiratórios e/ou suspeita de TB extra-pulmonar e/ou for imunossuprimido (ou infectado por HIV).
Quais são os principais meios de diagnóstico da TB?
Manifestações clínicas, radiografia de tórax, escarro (exame bacterioscópico e cultura), imunocromatografia, testes moleculares e PPD (Mantoux)
Quais são a vantagem e a desvantagem do teste bacterioscópico frente ao de cultura de TB?
O teste bacterioscópico é muito mais rápido porém menos preciso do que o de cultura.
Qual é o protocolo diagnóstico para TB para a população em geral no SUS?
O paciente com suspeita é submetido ao TRM-TB (teste molecular). Caso positivo, o diagnóstico é feito e, se apresentar resistência a rifampicina, deve ser submetido novamente ao TRM-TB, bem como a um teste de cultura e um TS e encaminhado para a referência terciária, se a resistência não for detectada, realizar teste de cultura e TS e iniciar o tratamento. Caso negativo, se mantém sintomas deve ser submetido a cultura e TS para dar continuidade a investigação e, se não os mantém, o diagnóstico é excluído.
O que difere o protocolo diagnóstico para TB no SUS para a população em geral do voltado para populações de maior vulnerabilidade?
A execução imediata tanto do TRM-TB quanto da cultura e do TS.
Como é caracterizada a TB pulmonar miliar?
Por numerosos granulomas nos pulmões, que são afetados de forma completa, uma vez que, para o desenvolvimento deste quadro, há a disseminação via hematogênica.
Qual célula afetada pelo HIV é responsável pela resposta contra a TB?
Linfócito TCD4
Qual é a principal consequência da formação de cepas multiresistêntes do bacilo da TB para os sistemas de saúde?
Embora o tratamento para TB mais comum seja relativamente barato, o para cepas multiresistentes pode ser até 100x mais caro.