Tuberculose Flashcards
A TB Primária acomete mais que grupo?
Crianças nos primeiros anos de vida.
Quais as manifestações clínicas da Tuberculose?
A tuberculose é uma síndrome infecciosa crônica que tem como manifestações tosse, febre vespertina, adinamia, emagrecimento, sudorese noturna, além dos sintomas específicos do local acometido. A tosse pode iniciar seca e após apresentar expectoração e sangue.
Como funciona o Teste Rápido para Tuberculose?
O TRM-TB é um teste baseado na reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real, que amplifica os ácidos nucleicos utilizados na detecção tanto do complexo Mycobacterium tuberculosis (MTB) quanto dos genes que podem conferir resistência à rifampicina.
Qual o Raio-X feito em caso de tuberculose e o que ele apresenta?
O Raio-X deve ser feito em PA e perfil esquerdo, e no caso de desconfiança de derrame pleural é utilizado o Raio-X de Laurell. Na radiografia de tórax, a tuberculose pulmonar ativa pode manifestar-se sob a forma de consolidações, cavitações, padrões intersticiais (reticulares/retículo-nodulares), linfonodomegalias hilares ou mediastinais e derrame pleural. Ela se apresenta mais no lobo superior devido a suas baterias aeróbicas.
No Brasil, há uma conduta chamada DOTS, o que ela representa?
O DOTS, proposto em 1993, é constituído por cinco componentes: “detecção de casos por baciloscopia entre sintomáticos respiratórios que demandam os serviços gerais de saúde; tratamento padronizado de curta duração, diretamente observado e monitorado em sua evolução; fornecimento regular de drogas; sistema de registro e informação que assegure a avaliação do tratamento; compromisso do governo colocando o controle da tuberculose como prioridade entre as políticas de saúde”.
Em quais casos há necessidade de internação na Tuberculose?
Intolerância aos medicamentos;
Situação de vulnerabilidade social;
TB meningoencefálica;
Intercorrências clínicas ou cirúrgicas que necessitem de cuidados hospitalares.
Como é feito o tratamento da tuberculose?
Primeiro há a fase de ataque ou intensiva. Essa fase conta com a administração de quatro fármacos (ripamficina, isoniazida, pirazinamida e etambuto) durante dois meses para diminuir rapidamente a população bacilares o contagio. A segunda fase é a de manutenção, na qual são usados dois fármacos (rifampicina e isoniazida) durante quatro meses para evitar reincidiva da doença e eliminar os bacilos resistentes.