Doenças Intersticiais Pulmonares Flashcards
O que caracteriza o padrão PIU nas DIP’s?
Pneumonia intersticial usual (PIU) é um padrão de reação pulmonar a injúria, caracterizada por inflamação, fibrose intersticial e faveolamento.
Quais os sintomas da Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) e quem é normalmente acometido por ela?
Os sintomas são: dispneia ao esforço, estertores em velcro, tosse não produtiva e baqueteamento digital.
A FPI acomete mais idosos, especialmente homens.
Qual os achados radiológicos da FPI?
Reticulação subpleural com predominância posterior geralmente incluindo características fibróticas avançadas, ou seja, opacacidade difusa nas áreas inferiores. Achados em favo de mel.
Qual o tratamento da FPI?
Transplante pulmonar e antifibróticos.
Sobre a Pneumonia Intersticial Não Específica, quem são os mais acometidos e quais os sintomas?
Os mais acometidos são mulheres entre 40-50 anos (não há motivo conhecido) com sintomas parecidos com a FPI.
Quais os achados radiológicos para Pneumonia Intersticial Não Específica e seu tratamento?
Os achados são opacidades reticulares em vidro fosco, simétricas, difusas e subpleurais. Além disso, pode-se observar bronquitasias e perda de volume. O aspecto em “favo de mel” é raro.
O seu tratamento em casos associados com a doença do tecido conjuntivo é feito com imunossupressores. A PINE costuma ser tratada os esteroides orais, agentes citotóxicos ou biológicos. É feito terapia com oxigênio, reabilitação pulmonar e transplante de pulmão.
Como se da DPI relacionada ao tabagismo?
Ela acomete fumantes com idade entre 40-50 anos.
Está associada a uma inflamação mais grave de bronquiolite.
Os achados na TC indicam espessamento das paredes brônquicas centrais e periféricas, nódulos centrolobulares e opacidades em vidro fosco.
Na histopatologia podem ser encontrados macrófagos pigmentados.
Além de parar de fumar, não há tratamento com melhora clínica comprovado.
Qual o quadro clínico da PII Aguda (síndrome de Hammanrich)?
É um distúrbio muitas vezes fatal, tem inicio abrupto com febre, tosse e falta de ar (entre 7-14) que pode evoluir rapidamente para insuficiência respiratória. É muito comumente associado com a SARA, pois é difícil diferencia-los. Os achados da TC mostram opacidade bilateral esparsas em vidro fosco e consolidação do espaço aéreo. Apresenta lesão alveolar difusa (LAD) e não há um tratamento específico alem de suporte com ventilação e administração de glicocorticoides.
Quais são os grupos de risco para Asbestose e suas manifestações clínicas?
O asbesto pode ser encontrado em construções civis e navais, freios de automóveis e alguns tecidos. Aa asbestose é inicialmente assintomática, mas após apresenta manifestações clínicas que incluem dispneia, tosse seca e fadiga. Em alguns casos pode causar baqueteamento dos dedos, estertores crepitantes bilaterais e cor pulmonale. Além disso, os pacientes podem desenvolver mesoteliomas.
Quais os achados radiológicos da Asbestose?
Presença de opacidades irregulares ou lineares nos campos pulmonares inferiores e calcificações subpleurais, só longo da borda cardíaca e diafragma. Placas pleurais com colágeno denso.
Quais as principais exposições a Silicose?
Mineração, cortes de pedras, jatos de areia, produções de vidro e cimento, trabalho em fundições, empacotamento de pó e sílica, principalmente granitos.
Quais os achados radiológicos da Silicose?
As radiografias mostram infiltração ou consolidação miliar profusa e um padrão de vidro fosco. Calcificações em Casca de Ovo.
Quais os achados radiológicos da Pneumoconiose?
Enfisema bronquiolite focal/centrolobular.
Como se caracterizam as DIP’s?
São doenças crônicas de caráter restritivo.
Como se dá o diagnóstico da Beriliose?
Resultado anormal no teste de proliferação dos linfócitos com berílio. Os pulmões na beriliose aguda com frequência tornam-se edemaciamos e hemorrágicos.