Tromboembolismo Pulmonar Flashcards
Na TEP, temos a Tríade de Virchow. Quais os fatores que a compõem?
- Estase Venosa
- Hipercoagulabilidade
- Lesão do Endotélio
Quais são as duas mutações genéticas que podem favorecer a TEP?
Fator V de Leiden: resistência a anticoagulantes endógenos.
Mutação do gene protrombina: Aumenta sua concentração plasmática.
Proteína C ativada: inibe fatores de coagulação V e VIII.
Quais os sinais radiológicos da TEP?
- Oligoemia Focal (sinal de Westermark);
- Densidade periférica de cunha na base da pleura (Corcova de Hampton);
- Aumento do ramo descendente da artéria (sinal de Palla).
O que mostra o exame de D-dímero?
Reconhecidos como marcadores de trombose e fibrinólise, os dímeros D contribuem sobremaneira para excluir eventos trombóticos ou tromboembólicos quando se encontram em valores inferiores a 500 ng/mL (FEU). Contudo, sua determinação pode se mostrar elevada também em outras situações, caso de pós-operatório, gestação, puerpério, doença vascular periférica, câncer, insuficiência renal, sepse e em várias outras doenças inflamatórias, inclusive a Covid-19, assim como à medida que a idade avança, o que inspira cautela na interpretação de seus resultados.
Qual exame deve-se realizar na TEP?
Pacientes com suspeita clinica de TEP e sem sinais ou sintomas de TVP devem ser submetidos à angiografia pulmonar por TC espiral. Salienta-se que a realização desse exame requer a utilização de contraste iodado. Pacientes que têm contra- indicação à utilização do meio de contraste devem realizar cintilografia pulmonar. O diagnóstico do TEP na cintilografia é baseado na presença de ventilação em regiões sem perfusão distais a êmbolos obstrutivos.
Quais os sintomas da TEP?
As manifestações clínicas mais comuns de episódios agudos submaciços de TEP são dispneia, taquipneia, dor torácica pleurítica e taquicardia. Outros sintomas que ocorrem com frequência são apreensão, tosse e hemoptise.
Qual o tratamento da TEP?
Sabe-se que o principal tratamento tanto para o TEP como para TVP é a anticoagulação, a qual impacta na mortalidade de pacientes tratados. Destaca- se que a anticoagulação não possui quaisquer efeitos sobre os trombos já formados e instalados na circulação pulmonar. Heparina.