IVA’s Flashcards
No resfriado comum, quais os agentes etiológicos mais comuns?
Em primeiro lugar está o rinovírus, mas alguns outros como coronavírus, vírus sindical respiratório, adenovírus, enterovírus e parainfluenza também podem ser os causadores.
No resfriado comum, quais as manifestações clínicas?
O resfriado tem um período de incubação de cerca de três dias e após o aparecimento dos sintomas, eles perduram por uma semana. Inicia-se com uma sensação de garganta arranhada e evolui com espirro, obstrução nasal (com piora noturna/decúbito) e rinorreia (clara nos primeiros três dias e posteriormente purulenta). Pode haver tosse, principalmente a noite.
No resfriado comum, o diagnóstico é feito através de quais exames?
O diagnóstico é essencialmente clínico, pois o isolamento do vírus é caro e desnecessário. Hemograma e VHS podem ajudar.
No resfriado comum, qual a conduta terapêutica adotada?
Deve ser dirigida para os sintomas e queixas. Anti-térmicos, soluções salinas isotônicas, vaporizadores e boa hidratação. Antigamente utilizava-se anti-histamínicos, ácido ascórbico (vitamina C), expectorantes, mucolíticos e descongestionantes, mas sabe-se que eles não influenciam no quadro.
Na gripe, qual o agente etiológico?
Influenza. Ele apresenta os tipos A, B, C e D. Sendo o A o maior causador de doenças, seguido do B que pode causar algumas epidemias. Ele é formado por Hemaglutinina (H - 16 tipos) e Neuromidase (N - 9 tipos). Ele é mais prevalente em clima temperado durante o inverno e no clima tropicais o ano todo.
Qual a patologia da gripe?
O influenza acomete o epitélio nasal e penetra as células epiteliais. As células danificadas destacam-se das membranas e as células afetadas tornam-se alvos para infecção bacteriana. Os sintomas são desencadeados através da infecção, a bradicinina causa sintomas locais e as citocinas os sintomas sistêmicos.
Na gripe, quais as manifestações clínicas?
O vírus fica encubado nos primeiros 4 dias, tendo a maior excreção viral no segundo dia. Os sintomas podem durar quatro semanas e incluem febre, mialgia, cefaleia, prostração e o paciente fica impossibilitado de suas atividades diárias.
Na gripe, como é feito o diagnóstico?
A apresentação clinica de febre acrescida de tosse tem valor preditivo positivo, além da realização de testes com 5 dias do início dos sintomas (para imunoflorescência) e 7 dias para técnica de reação PCR.
Na gripe, qual a conduta terapêutica?
Oseltamivir (tamiflu) e zanamivir (relenza).
Sobre a farigoamigdalite cite os agentes mais comuns, sintomas, diagnóstico e tratamento?
Os agentes mais comuns são vírus, entre eles adenovírus, coronavírus, esterovírus, EBV e HSV. A bactéria Streptoccus Pyogenes também causa a doença e é preocupante por ocasionar febre reumática. As manifestações clinicas são febre alta, adenomegalia, hiperemia das orofaringe, dor ao deglutir, halitose e cefaleia. O diagnóstico geralmente é clinico, em relação aos exames a cultura de orofaringe é o padrão ouro, no entanto o resultado demora. O tratamento é feito com analgésicos, hidratação e repouso. Em caso de a doença ser acusada por bactérias é indicado penicilina (amoxilina).
Sobre a Rinossinusite, cite seu agente etológico, sintomas, diagnóstico e tratamento?
A Rinossinusite é mais comumente causada por vírus, também sendo possível pelas bactérias S. Pneumoniae e H. Influenzae. Os três fatores causadores são obstrução dos seios nasais por muco, mau funcionamento dos cílios ou obstrução anatômica da drenagem dos seios. Os sintomas incluem rinorreia purulenta, hiposmia, halitose, tosse produtiva noturna e a área sobre o seio acometido pode ficar inchada e dolorida. O diagnóstico se da clinicamente ou por TC e o tratamento conta com medidas para melhorar a drenagem e em caso de acometimento por bactérias se faz o uso de amoxilina com clavulanato.
Quais os tipos de laringite, seus respectivos sintomas e tratamentos?
A laringite por ser do tipo Crupe, cujo o sintoma mais característico é a tosse ladrante, ou do tipo Epiglotite, na qual a obstrução pode levar a morte. O tratamento da Crupe é feito liberando as vias aéreas e o da Epiglotite com cefalosporinas de terceira ou segunda geração, além da necessidade de intubação. (Pode-se usar amoxicilina, clavulanato, etc).
Sobre a Otite Média Aguda, cite seu agente etiológico, manifestação clínica, diagnóstico e tratamento?
A OMA, apresenta-se geralmente como uma complicação de um resfriado comum ou alergia, sendo causada assim pelo S. Pneumoniae, H. Influenza (lembrar da questão da vacina antipneumocócica). Os sintomas são febre, dor de ouvido (otalgia), astenia, inapetência, etc. O diagnóstico é feito com exame otoscópio e tratado com amoxicilina.