Transtorno do Pânico e Agorafobia Flashcards
Como funciona a atividade do sistema de inibição comportamental do septo-hipocampal (SICS)?
A função básica do SICS é comparar o estímulo real e o antecipado, com base em familiaridades estocadas na memória. A ativação do SICS é desencadeada por estímulos novos ou desconhecidos, pela antecipação da punição e se relaciona com a ansiedade antecipatória.
Que reações são produzidas com a estimulação do SCP?
Ele produz reações similares aos ataques de pânico. O circuito do medo recebe projeções serotoninérgicas que diminuem a probabilidade de que as reações sejam desencadeadas, explicando a ação antipânico das drogas pro-serotoninérgicas.
Quais são os sintomas físicos e os cognitivos comuns em um ataque de pânico?
Físicos: palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito.
Cognitivas: sensação de morte iminente, medo de sofrer um ataque cardíaco, de perder o controle ou de enlouquecer
Quais são os inibidores da recaptura de serotonina aprovados pela FDA para tratamento do transtorno do pânico?
A sertralina e a paroxetina. Ela diminuírem não só a frequência e a intensidade dos ataques de pânico mas também o comportamento de esquiva agorafóbico, a incapacitação e as preocupações com a saúde relacionadas a essa condição.
Quais são as estruturas ativadas no cérebro em situações de medo e ansiedade?
O locus ceruleus tem papel central no estado de alerta e é altamente responsivo a estímulos eliciadores de estresse. O sistema de inibição comportamental do septo hipocampal também participa nesse processo.
As áreas laterais e central da amígdala, o hipotálamo anterior e medial e as áreas específicas da substância cinzenta periaquedutal (SCP), eliciam respostas de medo. Esse circuito é chamado de sistema executivo do medo.