Lítio Flashcards
Como se dá o efeito de estabilizador do humor do lítio?
Ainda não há uma explicação. Teorias incluem modificações do transporte de íons e efeitos sobre os neurotransmissores e neuropeptídeos, sobre as vias de transdução de sinais e sobre os sistemas de segundos mensageiros.
Quais as indicações terapêuticas do lítio para o transtorno bipolar?
O lítio controla a mania aguda e previne sua recidiva em 80% dos casos de portadores de transtorno bipolar I. Tem uma ação relativamente lenta, exerce seus efeitos antimaníacos em 1 a 3 semanas. Em vista disso um benzodiazepínico, um antagonista de receptor de dopamina ou o ácido valproico é adm nas primeiras semanas. Os pacientes com mania mista ou disfórica com cíclames rápida respondem menos ao lítio do que os com mania clássica.
Qual a indicação terapêutica do lítio para a depressão bipolar?
O lítio é bem eficiente no tratamento da depressão associada ao transtorno bipolar I. Quando ocorre um episódio depressivo em um paciente sob manutenção com lítio o diagnóstico diferencial deve incluir: hipotireoidismo induzido pelo lítio, abuso de substâncias e falta de adesão ao tratamento com lítio.
Qual alerta deve ser feito aos pacientes que usam lítio quanto à mudanças no conteúdo de água e sais do organismo?
A mudança na quantidade de água e sais do organismo podem afetar a quantidade de lítio excretada. Portanto uma ingestão excessiva de sódio pode baixar as concentrações de lítio, e o inverso também é verdadeiro. A desidratação, redução dos líquidos corporais podem levar a intoxicação por lítio.
Quais os efeitos adversos do lítio?
Neurológicos: disforia, falta de espontaneidade, lenificadas do tempo de reação, dificuldade de memória, tremor postural, ocasionalmente extra piramidal.
Neurológicos tóxicos: tremor grosseiro, disartria, ataxia, irritabilidade neuromuscular, convulsões, coma, morte.
Diversos: neuropatia periférica, hipertensão intracraniana benigna, sindrome de miastenia grave, modificação da criatividade, baixa no limiar de convulsões.
Endócrinos
Tireoide: bócio, hipotireoidismo, exoftalmia, hipertireoidismo (raro)
Paratireoide: hiperparatireoidismo, adenoma
Cardiovasculares: modificações benignas na onda T, discussão do novo sinusal atrial
Renais: defeito na concentração, modificações morfológicas, poliúria, redução da taxa de filtração glomerular, síndrome nefrótica, acidose tubular renal.
Dermatológicos: acne, queda de cabelo, psoríase, exantema
Gastrointestinais: perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreia
Diversos: modificação no metabolismo de carboidratos, aumento de peso, retenção de líquidos.
Como se dá a farmacologia do lítio no organismo?
Completamente absorvido após a adm oral, pico de concentrações ocorre em 1h 1h30 com as preparações padrão.
Não se liga a proteínas plasmáticas, não é metabolizado, é excretado pelos rins. Sua 1/2 vida plasmática inicialmente é de 1,3 dias.
A barreira hematoencefalica permite somente uma passagem lenta do lítio. Sua 1/2 vida de eliminação é de 18 a 24 hrs em adultos. O equilíbrio é atingido após 5 a 7 dias de ingestão regular. O lítio É EXCRETADO NO LEITE MATERNO. Sua concentração na tireoide e nos rins é mais alta do que no soro.