Esquizofrenia Flashcards
Alguns transtornos psicóticos tem os sintomas psicóticos como características definidoras, quais são eles?
São a esquizofrenia, transtorno psicótico induzido por substâncias, transtorno esquizofreniforme, transtorno esquizoafetivo, transtorno delirante, transtorno psicótico breve, transtorno psicótico compartilhado e o transtorno psicótico devido à condição médica geral.
Quais são os tipos de psicoses?
Paranoide, desorganizada/excitada ou depressiva.
Quais são as distorções perceptivas associadas às psicoses?
Ser incomodado por vozes alucinatórias, ouvir vozes que acusam, culpam ou ameaçam de punição, ter visões, relatar alucinações táteis, gustativas ou olfativas, ou relatar que coisas e pessoas familiares parecem mudadas.
Quais são os distúrbios motores associados à psicose?
Posturas rígidas peculiares, sinais francos de tensão, sorrisos ou risadas inadequadas, gestos repetidos peculiares, conversar, balbuciar ou falar em voz baixa consigo mesmo, ou olhar em torno como se estivesse ouvindo vozes.
O que o paciente pode apresentar na psicose paranoico?
Projeções paranoides, beligerância hostil e expansividade grandiosa.
O que é a projeção paranoide?
Preocupação com crenças delirantes, achar que as pessoas estão falando sobre ele, achar que está sendo perseguido ou sendo vítima de conspiração, achar que pessoas ou forças externas controlam suas ações.
O que é a beligerância hostil?
Expressão verbal de sentimentos de hostilidade, expressar atitude de desdém, manifestar atitude hostil e mal-humorada, manifestar irritabilidade e resmungos, tender a culpar os outros pelos problemas, expressar ressentimento, queixar-se e encontrar defeitos, assim como expressar desconfiança nas pessoas.
O que é a expansividade grandiosa?
Consiste em apresentar atitude de superioridade, ouvir vozes que elogiam e exaltam a pessoa, considerar que tem poderes fora do comum, é uma personalidade bem conhecida ou tem uma missão divina.
O que o paciente pode apresentar na psicose desorganizada/excitada?
Há desorganização conceitual, desorientação e excitação.
O que é a desorganização conceitual?
Pode ser caracterizado por respostas irrelevantes ou incoerentes, desviar-se do assunto, usar neologismos ou repetir determinadas palavras ou expressões.
Em que consiste a desorientação?
Consiste em não saber onde está, a estação do ano, o ano do calendário, a própria idade.
Em que consiste a excitação?
Consiste em expressar sentimentos sem restrições, manifestar fala apressada, evidenciar humor elevado, demonstrar atitude de superioridade, dramatizar a si próprio ou os próprios sintomas, falar alto e de forma tumultuada, apresentar hiperatividade e inquietação, além de falar em excesso.
Quais são os sintomas positivos da esquizofrenia?
Delírios Alucinações Distorções ou exageros da linguagem e da comunicação Fala desorganizada Comportamento desorganizado Comportamento catatônico Agitação
Quais os sintomas negativos da esquizofrenia?
Embotamento afetivo Retraimento emocional Contato pobre Passividade Retraimento social apático Dificuldade no pensamento abstrato Falta de espontaneidade Pensamento estereotipado Alogia: restrições na fluência e na produtividade do pensamento e da fala Avolição: restrições no início de comportamentos dirigidos a objetivos Anedonia: ausência de prazer Perturbação da atenção
O que são delírios?
Envolvem comumente a interpretação incorreta das percepções ou vivências. O conteúdo mais comum do delírio é o persecutório, mas pode incluir vários outros temas, inclusive o de referencia (pensar erroneamente que alguma coisa se refere à própria pessoa) somático, religioso ou de grandeza.
O que o alucinações?
Podem ocorrer em qualquer modalidade sensorial, mas as mais comuns são as auditivas, seguidas das visuais, olfativas, gustativas e táteis.
O que é uma psicose?
Psicose é uma síndrome que pode associar-se a muitos transtornos psiquiátricos diferentes. Inclui delírios, alucinações e pode incluir também fala e pensamentos desorganizados e distorções graves nos testes de realidade. Um conjunto de sintomas nos quais a capacidade mental da pessoa, sua resposta afetiva e sua capacidade de reconhecer a realidade, de se comunicar e de se relacionar com outras pessoas estão alteradas.
Quais os circuitos, áreas cerebrais e neurotransmissores relacionados aos sintomas positivos da esquizofrenia?
Os sintomas positivos foram propostos como originados em circuitos mesolímbicos disfuncionais, envolvendo especialmente o núcleo accumbens.
Neurotransmissor: dopamina, com envolvimento talvez secundário da serotonina, lgutamato, GABA e outros.
Quais as áreas cerebrais mais relacionadas aos sintomas negativos?
Córtex pré-frontal mesocortical e ventromedial.
Quais as áreas e neurotransmissores mais relacionados aos sintomas afetivos?
Áreas orbital, medial e ventral do córtex pré-frontal.
Qual a área cerebral mais relacionada aos sintomas cognitivos?
O córtex pré-frontal dorsolateral.
Qual a hipótese dopaminérgica mesolímbicos dos sintomas positivos da esquizofrenia?
A via mesolimbica projeta-se dos corpos celulares dopaminergicos na área tegumentar ventral do tronco cerebral para os terminais axonicos numa das áreas límbicos do cérebro, o núcleo accumbens, no estriado ventral. Considera-se que essa via exerça papel importante em vários comportamentos emocionais, incluindo sintomas positivos de psicoses.
Quais alterações cerebrais podem ser indentificadas através da neuroimagens estrutural?
- maiores graus de dilatação ventricular e atrofia cortical (maior diferença nos ventriculos laterais, cornos temporais e occipitais do que em pacientes com transtorno do humor)
- redução do volume cerebral
- anormalidade de girificação
- reduções hipocampal
- alterações na celularidade cortical
- alterações de substância branca
Quais alterações cerebrais podem ser indentificadas através da neuroimagem funcional?
Presença de menor fluxo sanguíneo na região frontal do cérebro (hipofrontalidade)
- diminuição no córtex pré-frontal esquerdo e medial correlacionou-se com a gravidade da síndrome negativa
- aumento do fluxo na região medial pré-frontal direita e diminuição na área de Broca correlacionaram-se com a gravidade da síndrome de desorganização.
- aumento do fluxo em áreas límbicos apresentou correlação com a gravidade dos sintomas psicóticos.
- pacientes com alucinações auditivas apresentam anormalidade de fluxo sanguíneo em regiões temporais quando instigados a imaginar que estão ouvindo vozes.
Qual o mecanismo de ação dos antipsicóticos típicos?
Bloqueio dos receptores D2
Qual o mecanismo de ação dos antipsicóticos atípicos?
Bloqueio serotoninérgico sobre o dopaminérgico (5HT2/D2).