Toxoplasmose E Gestacao Flashcards
Estratificação de resultado das sorologias IgM e IgG pra toxoplasmose
? IgG negativo e IgM negativo: suscetível, a paciente nunca teve contato com a doença e deve realizar testes periodicamente para rastreamento e devemos oferecer orientações para evitar o contágio durante o período gestacional
? IgG positivo e IgM negativo: imune, paciente já teve contato com a doença anteriormente e adquiriu imunidade, não precisa realizar novos testes.
? IgG negativo e IgM positivo: sugere infecção aguda, porém deve-se repetir o teste em 2 a 3 semanas para confirmação diagnóstica por meio da positividade do IgG, caso o IgG mantenha-se negativo isso pode sugerir falso positivo.
? IgG positivo e IgM positivo: caso a idade gestacional seja maior que 12 semanas deve-se iniciar o tratamento, se menor que 12 semanas o teste de avidez deverá ser solicitado. O teste de avidez avalia se a infecção ocorreu há menos de 12 semanas (baixa avidez) e mais de 12 semanas (alta avidez).
Tto materno
Espiramicina 3g/dia para profilaxia de infecção fetal
(Reduz em 50% a transmissão vertical)
Aminiocentese?
Entre 17-32 semanas para avaliar se há infecção fetal
Tto bebe
Sulfadiazina 3,0 g/dia + Pirimetamina 50 mg/dia + Ácido folínico 15 mg/dia ate o parto
Em caso de suspeita de infecção aguda por toxoplasmose (IgM e IgG+) podemos tomar dois caminhos:
Teste de avidez ou titulação servida de IgG em 3 semanas (o aumento significativo dos títulos é sugestivo de fase aguda)