Toxoplasmose Flashcards
qual a epidemiologia da toxoplasmose?
presente em muitos países, no Brasil principalmente no SP, RJ e Alagoas (37 a 91% de positivos); todos os tipos de aves e mamíferos são suscetíveis; os gatos são eliminadores de oocistos (formas infectantes- 12 a 18 meses por possuir um envoltório completamente resistente) que acabam por contaminar o ambiente.
qual o agente etiológico?
Toxoplasma gondii
toxoplasmose tem cura? qual o pior cenário da doença?
Pode afetar a visão, podendo chegar a cegueira (tem cura apenas para a fase aguda);
qual a morfologia do toxoplasma gondii?
Taquizoíto ou Trofozoíto - forma livre nos líquidos orgânicos como sangue e leite ou dentro dos vacúolos da parasitóforos das células, sendo que não resiste a ação do suco gástrico, mas pode contaminar se contaminar em outras mucosas, por conta disso tem o complexo apical; possui micronemas e rofias, que auxiliam na infecção; a reprodução é por endogenia (formação de duas células filhas no interior da célula mão, que se desintegra) por cada parasito → cada 1 taquizoíto gera 2 células filhas (contaminam humanos).
Bradizoíto ou Cistozoíto - forma de latência, são o corpo lento, em que um conjunto de centenas de bradizoítos formam um cisto (vão para os músculos), tendo sua parede resistente ao suco gástrico; as carnes podem estar contaminadas com esses bradizoítos, ex: porco come as fezes → presunto cru (contaminam humanos).
Oocisto - forma de resistência mais comum, encontrada nas fezes do gato (por conta da reprodução sexuada); apresenta parede dupla bastante resistente às condições do meio ambiente; são eliminados com as fezes dos felinos contaminados.
O toxoplasma tem forma de arco ou meia lua;
Hospedeiro definitivo (ocorre reprodução sexuada): felídeos;
Hospedeiros intermediários (ocorre reprodução assexuada): humanos e aves
qual o ciclo biológico do toxoplasma gondii?
Gato ingere carne contaminada com o bradizoíta (cistos) → no gato ocorre reprodução sexuada do toxoplasma → os gatos evacuam (fezes) com os oocistos → vão para o meio ambiente e ficam por meses → o homem ingere o taquizoíto por alimentos contaminados, água, mãos contaminadas → oocisto é resistente ao suco gástrico, ele se desencista no intestino → invade os tecidos → aloja-se na forma de bradizoíto e passa a morar no indivíduo de forma silenciosa (o que não quer dizer que o indivíduo terá a doença).
*O tempo de ingestão até a invasão de tecidos é o tempo necessário para a manifestação da doença e para tratar.
*Reagudização (forma de latÊncia reativada/ativa + manifestação da doença
homem ingere oocistos maduros atraves de agua ou alimentos contaminados —> taquizoitos que chegam ao estomago sao destruidos pelo suco gastrico mas podem antes disso penetrarem a mucosa oral e evoluir —> cada esporozoito ou bradizoito, após diferenciaram para taquizoito, sofrem intensa multiplicação intracelular por endogiogenia e invadem vários tipo de celulas do organismo —> formam novos taquiziotos (forma proliferativa) que invagem e rompem novas celulas —> a disseminação do parasito no organismo ocorre atraves de taquizoitos livre na linfa ou no sangue circulante e caracteriza a fase aguda da doença —> o sistema imune consegue eliminar o parasito —> alguns parasitos se diferenciam em bradizoítos para a formação de cistos —> na fase cistica ocorre diminuição do sintomas e caracteriza a faze crônica que pode permanecer por longos períodos —> em indivíduos imunodeficientes pode ocorrer reativação da infecção
como ocorre a transmissão do toxoplasma gondii?
ingestão de oocistos presentes nos alimentos ou água contaminada, ingestão de cistos encontrados nas carnes cruas ou mal cozidas, congênita ou placentária.
quais são os tipos de patogenia e seus sintomas?
Toxoplasmose congênita ou pré-natal: é grave, uma vez que a mãe está na fase aguda da doença, podendo ter aborto (primeiro trimestre), nascimento prematuro (segundo trimestre), comprometimento ganglionar generalizado, edema, miocardite, hepatoesplenomegalia, lesões oculares (terceiro trimestre); síndrome de Sabin: coriorretinite, calcificações cerebrais, perturbações neurológicas.
Toxoplasmose pós-natal: está relacionada de acordo com a localização do parasito; pode ser ganglionar (mais frequente, comprometendo sistema imune, nervoso, etc), ocular (foco coagulativo na retina, podendo gerar cegueira total ou parcial), cutânea (rara, com evolução rápida e fatal), meningoencefálica (pouco frequente, atacando células nervosas, causando cefaleia, febre, paralisia, confusão mental, convulsões e morte) e generalizada (raro, com evolução mortal mesmo para os indivíduos com resposta imune normal. Os principais e mais comuns são ganglionar e ocular.
como se da o diagnóstico de toxoplasma gondii?
laboratorial, com exame de sangue na fase aguda, buscando pelos taquizoítos nos líquidos corporais, e biópsia de tecidos para procurar os cistos na fase crônica, na toxoplasmose congênita realizar pesquisa de anticorpos IgM no soro do recém nascido.
como se da a profilaxia da toxoplasmose?
higiene das pessoas e ambiental, saneamento básico, não comer carne crua ou mal cozida, controlar a população de gatos, incinerar fezes de gatos, exame pré -natal, tratamento das grávidas com toxoplasmose.
qual a segunda descrição de ciclo biológico da taxoplasmose?
1a- Os ovos são eliminados nas fezes de gato. Muitos ovos são eliminados, mas geralmente durante apenas uma a duas semanas. Depois de um a cinco dias no ambiente os ovos conseguem causar infecção.
1b- Os gatos podem ser reinfectados ao consumir alimentos ou outros materiais contaminados com os ovos.
2- Outros animais (como pássaros silvestres, roedores, veados, porcos e ovelhas) podem consumir os ovos em solo, água, material de plantas ou areia para gatos contaminada (oocistos).
3- Pouco depois que os ovos foram consumidos, eles liberam formas do parasita que podem se mover (taquizoítos).
4- Os taquizoítos se disseminam pelo corpo do animal e formam cistos no tecido nervoso e muscular.
5- Os gatos são infectados depois de comer animais que contêm esses cistos.
6a- As pessoas podem ser infectadas ao comer carne mal-cozida contendo esses cistos (oocistos).
6b- As pessoas também podem infectar-se ao ingerirem alimentos, água ou outros materiais (como solo) contaminados com fezes de gato ou tocar em areia de gatos domésticos e depois levar a mão à boca.
7. Em casos raros, as pessoas são infectadas ao fazerem uma transfusão de sangue ou transplante de órgão que contenha o parasita.
8- Em casos raros, a infecção é transmitida de mão para o feto.
9- Nas pessoas, os parasitas formam cistos em tecidos, geralmente no músculo e no coração, cérebro e olhos.