TOQUE VAGINAL Flashcards
1
Q
O QUE AVALIAR
A
- POSIÇÃO DO COLO DO ÚTERO: sentir com a polpa a direção.
# ANTERIOR/ RETROVERTIDO: colo virado para cima, espéculo para cima, fundo do útero tem projeção para baixo. # POSTERIOR/ ANTEROVERTIDO: colo virado para baixo, espéculo para baixo, fundo do útero tem projeção para cima da bexiga. OBS: a partir de 12 sem o útero toma essa posição. # CENTRALIZADO/ MEDIOVERTIDO: colo no centro. Comum na gestação, resultando em um vetor mais fácil para saída do bebe.
2. ESPESSURA: distância entre o orifício interno e a parede lateral. Sentir entre os dedos ou com a polpa. # GROSSO: 1cm # MÉDIO # FINO: 0,3 a 0,5cmm
- APAGAMENTO/ COMPRIMENTO: o colo tem cerca de 3cm. Deve ser visto o tamanho anterior, lateral e posterior (saber medida da própria polpa digital).
OBS: Na primípara, o colo primeiro apaga e depois dilata; já na multípara, ele faz simultaneamente.
# COLO DE 2cm = 30% de apagamento # COLO DE 1,5cm = 50% de apagamento # COLO DE 1cm = 60% de apagamento # COLO DE 0,5cm = 90% de apagamento
- DILATAÇÃO: até 10, mede-se através da abertura dos dois dedos o diâmetro do colo.
OBS: cuidado para não confundir com colo fendado, comum nas multíparas, em que há ainda orifício interno fechado. - APRESENTAÇÃO DO BEBÊ
- Sempre ver para que lado o occipital (bossa da fontalena posterior -edema-lambda-) (bregma/anterior não tem edema, pois pressão não vai para lá) está virado:
# O (occipital) ou B (Bregma) ou N (naso) ou M (mento) ou S (sacro) ou A (acrômio)
# D ou E: lado direito ou esquerdo da mãe
# A ou P: anterior (pubis) ou posterior (sacro)
- OEA: posição mais comum, vira no sentido anti-horário na hora do nascimento e termina em occípto púbico (OP). ODA também termina em OP.
- ODP: segunda posição mais comum, vira no sentido anti-horário e termina em occípto sacro (OS), mais é preocupante bebe nascer olhando para cima, é uma posição distócica.
- Após rotação interna, bebê pode nascer em OP, OS ou OT (occípto transverso).
6. PLANO DE DE LEE: relação da cabeça do bebê com o menor eixo da mãe (espinhas esquiáticas, 11cm). A insinuação na bacia começa por regra com 36 semanas. Dedo médio na espinha esquiática e dedo indicador na apresentação fetal. OBS: Se sofrimento fetal em planos negativos, cesárea ainda pode ser indicada. Se sofrimento fetal em planos positivos, outras medidas podem ser tomadas. # -5: ainda móvel no Leopold # -4 # -3 # -2 # -1 # 0: completamente fixo. Bebê está no menor eixo da mãe. # +1: em bacias antropoides risco de fazer distócia de ombro nessa altura. # +2: no meio da vagina # +3: cabeça coroada: aparece de forma espontânea no introito vaginal. # +4: preso pela orelha # +5: cabeça para fora completamente da vulva, nesse nível pode dar problema de distócia de ombro.