TIPOLOGIA TEXTUAL Flashcards
O QUE É UM TEXTO NARRATIVO?
Modalidade em que um narrador, participante ou não, conta um fato, real ou fictício, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade.
O tempo verbal predominante é o passado.
Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato, etc.
RESUMINDO => O autor quer contar uma história, verbos no PASSADO (Ex: Hoje pela manhã, vesti roupa de frio);
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA NARRAÇÃO?
NARRAÇÃO OU NARRATIVA
- O tempo verbal predominante é o passado.
- Alguns gêneros textuais narrativos: piada, fábula, parábola, epístola (carta com relatos), conto, novela, epopeia, crônica (mix de literatura com jornalismo), romance.
- Quem conta (narrador), o que ocorreu (o enredo), com quem ocorreu (personagem), como ocorreu (conflito/clímax), quando/onde ocorreu (tempo/espaço) são elementos presentes neste tipo de texto.
- Foco narrativo com narrador de 1a pessoa (participa da história – onipresente) ou de 3a pessoa (não participa da história – onisciente).
- Normalmente, nos concursos públicos, o texto
aparece em prosa, não em verso. - Seu tempo verbal predominante é o passado;
- O narrador “conta um estória”;
- Possui enredo (trama) e possui início, meio e fim;
- Possui personagens;- Possui climax.
O QUE É UM TEXTO DESCRITIVO OU DESCRIÇÃO E QUAL SEU OBJETIVO?
Conta uma história mais detalhada, (Ex: Hoje pela manhã, estava chovendo. Tive que vesti roupa de frio, aquela preta com listras cinza sem botão);
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora.
Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Significa “criar” com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega.
É um tipo textual que se agrega facilmente aos outros tipos em diversos gêneros textuais. Tem predominância em gêneros como: cardápio, folheto turístico, anúncio classificado, etc.
OBJETIVO => fazer um retrato por escrito (ou não) de um lugar, uma pessoa, um animal, um pensamento, um sentimento, um objeto, um movimento etc.
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO DESCRITIVO?
TEXTO DESCRITIVO OU DESCRIÇÃO
- Os recursos formais mais encontrados são os de valor adjetivo (adjetivo, locução adjetiva e oração adjetiva), por sua função caracterizadora.
- Há descrição objetiva e subjetiva, normalmente numa enumeração.
- A noção temporal é normalmente estática.
- Normalmente usam-se verbos de ligação para abrir a definição.
- Normalmente aparece dentro de um texto narrativo.
- Os gêneros descritivos mais comuns são estes: manual, anúncio, propaganda, relatórios, biografia, tutorial.
COMO É A ESTRUTURA DE UM TEXTO DESCRITIVO?
A descrição apresenta três passos básicos:
1- Introdução: apresentação do que se pretende descrever.
2- Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição.
3- Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.
O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO E COMO ELE SE CLASSIFICA?
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.
Fala sobre um assunto; verbos no PRESENTE.
O texto dissertativo pode ter caráter:
- DISSERTATIVO EXPOSITIVO ou INFORMATIVO;
- DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO ou OPINATIVO.
O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO EXPOSITIVO ou INFORMATIVO E QUAL SEU OBJETIVO?
Dissertação-Exposição
Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico.
Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia ideias de modo objetivo.
O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto.
A intenção é informar, esclarecer.
Ex: aula, resumo, textos científicos, enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais, etc.
- Dissertativo Informativo/Expositivo: Informa algum assunto ao leitor;
OBJETIVO => discutir um assunto, expor o que se sabe sobre ele sem defesa de ponto de vista do autor. (Adriana Figueiredo)
Este tipo de texto é caracterizado por esclarecer um assunto de maneira atemporal com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, sem intenção de convencer o leitor ou criar debate.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO DISSERTATIVO EXPOSITIVO ou INFORMATIVO?
DISSERTATIVO EXPOSITIVO ou INFORMATIVO
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS (Pestana)
- Apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão. - O objetivo não é persuadir, mas meramente explicar, informar. - Normalmente a marca da dissertação é o verbo no presente. - Amplia-se a ideia central, mas sem subjetividade ou defesa de ponto de vista. - Apresenta linguagem clara e imparcial.
O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO ou OPINATIVO E QUAL SEU OBJETIVO?
Dissertação-Argumentação
Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor.
O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo.
Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias.
Geralmente utiliza linguagem denotativa (linguagem LITERAL).
É tipo predominante em: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica, editorial de jornais e revistas.
- Dissertativo Argumentativo: O autor expõem sua
opinião;
OBJETIVO => a persuasão, o convencimento – neste tipo de texto o autor utiliza estratégias argumentativas que visam defender sua tese.
Este tipo de texto – muito frequente nas provas de concursos! – apresenta posicionamentos pessoais e exposição de ideias apresentadas de forma lógica.
Com razoável grau de objetividade, clareza, respeito pelo registro formal da língua e coerência, seu intuito é a defesa de um ponto de vista que convença o interlocutor (leitor ou ouvinte).
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO ou OPINATIVO?
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
- Presença de estrutura básica (introdução, desenvolvimento e conclusão): ideia principal do texto (tese); argumentos (estratégias argumentativas: causa efeito, dados estatísticos, testemunho de autoridade, citações, confronto, comparação, fato-exemplo, enumeração…); conclusão (síntese dos pontos principais com sugestão/solução). - Principais gêneros textuais em que se observam características desse tipo de texto: redação de concursos, artigos de opinião, cartas de leitor, discursos de defesa/acusação, resenhas… - Utiliza verbos na 1a pessoa (normalmente nas argumentações informais) e na 3a pessoa do presente do indicativo (normalmente nas argumentações formais) para imprimir uma atemporalidade e um caráter de verdade ao que está sendo dito. - Constitui-se de linguagem cuidada, com estruturas lexicais e sintáticas claras, simples e adequadas ao registro culto. - Privilegiam-se as estruturas impessoais, com certas modalizações discursivas (indicando noções de possibilidade, certeza ou probabilidade) em vez de juízos de valor ou sentimentos exaltados. - Há um cuidado com a progressão temática, isto é, com o desenvolvimento coerente da ideia principal, evitando-se rodeios. - Às vezes, usam-se elementos de primeira pessoa como recurso retórico para envolver o leitor no pensamento do autor do texto. - Os verbos normalmente se encontram no presente do indicativo ou no futuro do presente.
O QUE É UM TEXTO INJUNTIVO / INSTRUCIONAL / PRESCRITIVO?
Injunção / Instrucional
Texto que serve para orientar o leitor, verbos no IMPERATIVO (Ex: Bula de remédio e receita de bolo).
Indica como realizar uma ação.
Utiliza linguagem objetiva e simples.
Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo.
UTILIZAÇÃO => tipo de texto injuntivo é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos, nas leis jurídicas.
Ex: ordens; pedidos; súplica; desejo; manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos; textos com regras de comportamento; textos de orientação (ex: recomendações de trânsito); receitas, cartões com votos e desejos (de natal, aniversário, etc.).
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO INJUNTIVO?
- CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS (Pestana) TEXTO INJUNTIVO
- Normalmente apresenta frases curtas e objetivas, com verbos de comando, com tom imperativo; há também o uso do futuro do presente (10 mandamentos bíblicos e leis diversas).
- Essas características são encontradas em vários gêneros textuais, como horóscopos, receitas de bolo, discursos de autoridades, manual de instruções, livros de autoajuda, leis etc.
- Marcas de interlocução: vocativo, verbos e pronomes de 2a pessoa ou 1a pessoa do plural, perguntas reflexivas etc.
O QUE É UM TEXTO DIALOGAL E QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ?
O texto dialogal (ou diálogo, ou dialogismo) normalmente aparece dentro de um texto predominantemente narrativo para materializar o intercâmbio entre personagens (a interlocução), que vão apresentando a história através da conversa; presente no gênero dramático (peças de teatro).
- CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Na organização gráfica, é normal o uso de pontuação (travessões ou aspas) para indicar as falas das personagens (iniciadas por letra maiúscula), antecipada por verbo dicendi (verbo elocutivo) e dois-pontos; resumindo: discurso direto.Pode conter marcas da linguagem oral, como pausas e retomadas.Marcadores conversacionais: então, ora pois, pois é, bem, mas vá lá, diz lá, pronto, assim assim, e tal, não pode ser, não me digas, tipo, que tal?, não é (né)?, não é verdade?, não é assim?, não achas?, como assim?, que te parece?, e tu?, como assim?, diz quem? etc.