FUNÇÕES DO 'QUE' Flashcards
Quando o ‘que’ tem função consecutiva ou de consequência?
CONJUNÇÃO CONSECUTIVA:
===> Ideia de consequencia
===> Introdução oração subordinada adverbial consecutiva
===> Vem precedida de intensificador : TAO, TAL, TANTO
Ex: Sua preocupação é tanta que não consegue dormir
DICA: A dica que ele da para as questões sobre consecutiva e a seguinte:
Viu o “Tao, tal, tanto, tamanho, procure o QUE, achou? É consecutiva
CLASSIFIQUE O QUE DA FRASE A SEGUIR
“Antônio Geraldo da Silva, superintendente técnico da Associação Brasileira de Psiquiatria e presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), afirma QUE ‘depressão não é frescura nem falta de religiosidade’.
R: CONJUNÇÃO INTEGRANTE - CI
Para saber se é conjunção integrante é só substituir o “que” por “isso” se fizer sentido é CI
“[…] era cortado pela voz do interlocutor, que começava a falar chãmente em outras coisas, que, aliás, o Juca não estava ouvindo…”
É correto estabelecer a referência do pronome “que” (l.9) tanto com “voz do interlocutor” (l.8) quanto com “outras coisas” (l.9).
CERTO
Ela explora a utilização do pronome relativo e sua possível ambiguidade. Nessa frase é possível estabelecer como referente tanto com “outras coisas”, quanto com “voz do interlocutor”, uma vez que existe uma ambiguidade na utilização do pronome relativo “que” se mal utilizado. Uma forma de retirar tal ambiguidade é justamente utilizar as suas variáveis, quais sejam: A/O(s)qual(is).
-
Ex 1: Era cortado pela voz do interlocutor, que começava a falar chãmente em outras coisas, a qual, aliás, o Juca não estava ouvindo…
.
Ex 2: Era cortado pela voz do interlocutor, que começava a falar chãmente em outras coisas, as quais, aliás, o Juca não estava ouvindo…
‘QUE’ PRONOME RELATIVO
PRONOME RELATIVO => quando for possível ser substituído por “o qual, a qual, os quais, as quais”. Neste caso, o “que” apresentará um antecedente o qual retomará.
- SUBTITUA POR O QUAL A QUAL OS QUAIS AS QUAIS
- Sempre retoma um termo antecedente;
- Com vírgula => EXPLICATIVO ou FUNÇÃO EXPLICATIVA
- Sem vírgula => RESTRITIVO ou FUNÇÃO RESTRITIVA
‘QUE’ CONJUNÇÃO INTEGRANTE
CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA INTEGRANTE = isto, disto
SUBSTITUA POR ‘‘ISSO’’
- > Liga as orações substantivas às suas respectivas orações principais.
- > NÃO retoma termos; APENAS liga orações;
“Cheguei à conclusão de que temos uma geração linda que está vindo para melhorar nossa sociedade”
- NA FRASE ACIMA A CRASE É FACULTATIVA OU OBRIGATÓRIA?
- QUAL A CLASSIFICAÇÃO DO ‘QUE’ É QUAL EXPRESSÃO ELE RETOMA?
- A crase é obrigatória, pois quem chega, chega A algum lugar.
- A partícula “que” é um pronome relativo com antecedente expresso E retoma a expressão “uma geração linda”
“Muito embora cada um de nós seja movido pelo
próprio existir, dependemos também de relações com pessoas que, ao longo da vida, tornam-se coautoras dos nossos feitos.”
CESPE - O pronome átono em “tornam-se” remete ao pronome relativo “que”; e este, por sua vez, refere-se a “pessoas”; por isso, a forma verbal está flexionada no plural. C/E
CERTO
“…dependemos também de relações com pessoas , ao longo da vida, que tornam-se coautoras dos nossos feitos.”
‘‘ao longo da vida’’ é um termo intercalado;
o pronome relativo ‘‘que’’ tem como antecedente o subst. ‘‘pessoas’’ nesse caso o verbo tem que concordar com o substantivo, e como o substantivo ‘‘pessoas’’ está no plural o verbo tem que ir para o plural
então eu posso dizer que:
'’as pessoas que tornam-se coautoras dos nossos feitos’’
'’O Estado, o setor privado, os indivíduos, os processos migratórios, o valor da terra urbana e a dinâmica da economia são fatores que interagem de forma complexa…’’
CESPE - O trecho “são fatores que” poderia ser suprimido sem prejuízo da correção gramatical e das relações semânticas do período, pois se manteria a concordância da forma verbal “interagem” com o termo que exerce a função de sujeito. C/E
CERTO (questão que errei)
O Estado, o setor privado, os indivíduos, os processos migratórios, o valor da terra urbana e a dinâmica da economia são fatores
A oração “que interagem de forma complexa” é subordinada adjetiva restritiva. Ela é iniciada pelo pronome relativo “que”, na função de sujeito, o qual retoma “fatores”; por isso o verbo “interagem” se encontra flexionado no plural. Perceba que a oração principal é formada pelo sujeito composto “O Estado, o setor privado, os indivíduos, os processos migratórios, o valor da terra urbana e a dinâmica da economia”, verbo de ligação “são” e predicativo “fatores”. Sabendo-se que este predicativo caracteriza o sujeito e está ligado pelo verbo de ligação “são”; entende-se que o valor semântico do sujeito é o mesmo do predicativo (“O Estado, o setor privado, os indivíduos, os processos migratórios, o valor da terra urbana e a dinâmica da economia” = “fatores”).
Assim, a retirada da expressão “são fatores que” mudaria a relação sintática, pois o verbo “interagem” não concordaria mais com o pronome relativo “que”, o qual retoma “fatores”, mas com o seu sinônimo contextual (o sujeito composto); mas se preservaria a coerência, o valor semântico e a correção gramatical. Veja:
O Estado, o setor privado, os indivíduos, os processos migratórios, o valor da terra urbana e a dinâmica da economia interagem de forma complexa…