CESPE C/E Flashcards
’’ Por não sermos só um corpo que precisa de água e comida, mas seres movidos pelo desejo de dar sentido à vida, estamos em constante transformação…’’
CESPE - Mantêm-se a correção gramatical e as relações argumentativas do texto ao se deslocar o vocábulo “só” para antes da forma verbal “sermos” ou para antes da forma verbal “precisa”. C/E
ERRADO
Acredito que a primeira troca sugerida pelo examinador não altera o sentido, porém, a segunda troca com certeza afetaria o sentido.
1) Por não sermos SÓ um corpo —- Por não SÓ sermos um corpo (ficam com a mesma ideia).
2) Por não sermos SÓ um corpo que precisa de água e comida —- Por não sermos um corpo que SÓ precisa de água e comida. (não ta na cara, mas implicitamente dá para notar a sutil diferença).
Geralmente quando o CESPE aponta mais de uma mudança, a primeira é correta e a segunda errada.
A supressão do vocábulo “do”, em “Mais do que isso” (ℓ. 5 e 6), comprometeria a coesão e a correção gramatical do texto.
ERRADO
Gab: ERRADO!!
Toda vez que se estabelece uma relação de comparação, tanto faz usar a conjunção ‘‘que’’ ou ‘‘do que’’.
O ‘‘do’’ é facultativo.
Seria incorreto o emprego da forma quotidianamente em lugar de “cotidianamente” (ℓ.4), pois aquela forma foi abolida do vocabulário oficial da língua portuguesa.
ERRADO
Quotidianamente não foi abolida, podendo substituir cotidianamente.
Quotidiano é mais utilizada em Portugal, por aqui adotamos mais cotidiano. Ambas têm o mesmo significado (referem-se a acontecimentos comuns que se sucedem todos os dias).