2.6. VERBO Flashcards
Os sentidos do texto seriam alterados caso o trecho “estar a se corresponder” (l.3) fosse assim reescrito: estar se correspondendo. C/E
ERRADO
A questão trata de locução verbal, a qual, geralmente, é formada por um verbo auxiliar (conjugado) + um verbo principal em uma de suas formas nominais (gerúndio, particípio e infinitivo impessoal). Porém, a locução verbal também pode ser formada por mais de dois verbos, sendo os primeiros auxiliares, e o último, principal.
ENUNCIADO: “Os sentidos do texto seriam alterados caso o trecho “estar a se corresponder” (l.3) fosse assim reescrito: estar se correspondendo”.
No caso, temos “julgando estar a se corresponder” e “julgando estar se correspondendo”, locução verbal com três verbos:
1) julgando estar = verbos auxiliares;
2) corresponder-se = verbo principal no infinitivo;
3) correspondendo-se = verbo principal no gerúndio;
- >Segundo CINTRA & CUNHA (p.410) o verbo estar com o gerúndio, ou com o infinitivo do verbo principal antecedido da preposição a, indica uma ação durativa, continuada.
Sendo assim, “estar a se corresponder” e “estar se correspondendo” expressam continuidade, o que não causa alteração de sentido.
Portanto, item INCORRETO.
Obs. 1: a construção estar + gerúndio é mais usual no Brasil, enquanto estar + preposição a + infinitivo é mais usual no português padrão e nos dialetos de Portugal.
ESTAR ESTUDANDO ———————CONTINUIDADE
ESTAR A ESTUDAR ———————–CONTINUIDADE
CESPE - No trecho “haja melhor distribuição das funções”, o emprego do modo subjuntivo na forma verbal indica possibilidade, hipótese, e não a certeza de ocorrência de melhor distribuição de funções. C/E
CERTO
O verbo haver está conjugado no presente do subjuntivo (haja).
O que expressam os modos verbais?
Indicativo = expressa certeza de um fato que aconteceu, acontece ou acontecerá;
Subjuntivo = incerteza, hipótese, dúvida;
Imperativo= ordem, pedido, conselho.
Logo, a questão está correta.
'’Essa nova forma de ver a mobilidade deve promover o reordenamento dos espaços e das atividades urbanas, de forma a reduzir as necessidades de deslocamento motorizado… ‘’
CESPE - A expressão “de forma a reduzir” poderia ser substituída pela forma verbal reduzindo sem prejuízo para o sentido e a correção gramatical do período sintático em que ocorre. C/E
ERRADO
A questão pede para alterar apenas o infinitivo reduzir para reduzindo, enquanto o segundo verbo da oração deveria também ser alterado para o gerúndio de construir para construindo, devido ao paralelismo sintático.
“… dos espaços e das atividades urbanas, reduzindo as necessidades de deslocamento motorizado e seus custos e constuindo espaços e tempos sociais…”
reduzir está no infinitivo e não tem indicação de tempo.
reduzindo está no gerúndio, ação que está acontecendo.
Por isso altera o sentido.
CESPE 2018 -A substituição da expressão “Olhei com mais atenção” (ℓ.30) por ‘‘Atentei-me’’ para manteria o sentido geral e a correção gramatical do trecho original. C/E
ERRADO
O verbo “atentar”, em uma de suas acepções, significa justamente “olhar com atenção”, até aí, tudo bem! O problema está no uso desse verbo com o pronome “me”, pois ele não aceita formalmente a utilização como reflexivo ou pronominal “atentar-se para algo”. Assim, a alternativa está incorreta.