Termos Clínicos Flashcards
Estrangúria
É a eliminação lenta e dolorosa de urina, relacionada principalmente a espasmos da musculatura do trígono vesical, hiperplasia benigna de próstata.
Incontinência urinaria
Perda involuntária de urina pela uretra. Surge quando a pressão intravesical e iguala à pressão da uretra, havendo gotejameto constante eliminado pela uretra. Ocorre na bexiga de neurogênicos, nas cistites e aos esforços quando ocorre alteração nos mecanismos de retenção da urina. Nos idosos, pode ocorrer a incontinência paradoxal por hipertrofia da próstata: há diminuição do lúmen da uretra, impedindo a passagem de urina, até que a pressão na bexiga urinária cresça tanto a ponto de romper a pressão e levar à eliminação da urina.
Nictúria ou noctúria
É o aumento da freqüência urinária, usualmente pelo periodo da noite, decorrente principalmente da retenção de líquidos, como ocorre, por exemplo, na insuficiência cardíaca, renal ou hepática. O indivíduo, ao se deitar, faz com que o líquido contido no espaço intersticial caia na corrente sangüínea, aumentando a volemia e a taxa de filtração glomerular nos rins, levando ao aumento da produção de urina.
Retenção urinária
É a incapacidade da urina de esvaziar-se total ou parcialmente. Diferencia-se de anúria, em que a bexiga tem dificuldade de encher-se por uma dificuldade ou perda da função renal. Causas: cálculos vesicais, estenose da uretra, prostatite, traumatismo da uretra ou da medula espinhal. Indivíduo tem dificuldade de eliminar até as mínimas quantidades de urina. Sempre resta um pouco de urina na bexiga.
Enurese
Eliminação involuntária de urinária pelo período da noite, geralmente no sono. É fisiologicamente normal em crianças, observada também idosos.
Hipertricose
Crescimento exagerado de pelos pelo corpo não condizente com a idade ou sexo do indivíduo. O contrário, a ausência localizada de pelos é denominada de alopécia. É uma condição genética na maioria das vezes, mas pode ser adquirida após o nascimento, geralmente devido a efeitos colaterais de drogas, relação com câncer, podem ter também relação com distúrbios alimentares.
Melena
Melena é um tipo de hemorragia digestiva que confere às fezes uma coloração escura, parecida com piche, de odor fétido, geralmente proveniente de hemorragias digestivas altas - acima do angulo de treitz. Nesse tipo de hemorragia, o sangue pode ser eliminado pela boca, hematêmese, ou por via retal, melena. As causas de hemorragia digestiva alta incluem: úlcera péptica, lesões agudas da mucosa gastroduodenal e varizes esofágicas.
Enterorragia
Hemorragia baixa no tubo digestivo, logo abaixo do angulo de treitz, de aspecto em vermelho vivo e volumoso. Causas freqüentes de hemorragias digestivas baixas: doença diverticular do cólon, reto colite ulcerativaminespecífica, câncer de reto e cólon e hemorroidas.
Hematoquezia
Tipo de hemorragia digestiva baixa, geralmente de origem proctológica, que é eliminada em pequenas quantidades, em gota, geralmente em decorrência de fissuras, hemorroidas, proctites ou pólipos.
Tenesmo
Vontade imperiosa de defecar/evacuar, acompanhada de dor e com a dificuldade de evacuação, eliminando apenas muco e/ou sangue.
Fecaloma
São fezes endurecidas e enegrecidas, que foram ressecadas geralmente devido à falta de peristaltismo intestinal, como o ocorre no megacólon chagásico.
Dispepsia
Conjunto de sintomas constituídos de desconforto epigástrico, empanzimento, sensação de distensão por gases, intolerancia a certos alimentos, náuseas, eructação. Causas: doença ulcerativa péptica, refluxo esofágico, neoplasia gástrica, gastrite crônica, infecções gástrica, síndrome do colo irritável, entre outros.
Esteatorreia
É a presença de gordura na fezes, que se apresenta como aspecto amarelado, mole e as vezes espumoso. Pode ser causada por insuficiência pancreática, síndrome da má absorção intestinal, entre outros.
Diarréia
É a freqüente evacuação de fezes de caráter aquoso, diluído e as vezes fétido. É geralmente sintoma de infecções virais e bacterianas,
Soluço
É o som que é produzido pelo fechamento da glote quando ocorre a contração espasmódica e súbita do músculo diafragma. É comum quando a câmara gástrica é rapidamente preenchida ou quando a pressão dela torna-se rapidamente elevada.
Regurgitação
É o refluxo do conteúdo gastrointestinal sem a presença ou participação dos músculos abdominais e sem a prenúncia de náusea.
Disfagia
Dificuldade de deglutição de alimentos, geralmente apontam processos neoplásicos, inflamatórios, paralíticos do véu palatino ou dos músculos constritores da faringe.
Odinofagia
Dor ao deglutir. Ocorre em praticamente todas as afecções neoplásicas ou inflamatórias da faringe. Pode acontecer também na neuralgia do glossofaríngeo, associado a dornoeriauricular.
Xantoma
São depósitos de gordura sob a pele ou sobre articulações ou tendões. É geralmente indicativo de dislipedemias. Apresentam-se em aspecto noduloso, levemente frouxo.
Xantelasma
É o deposito ou acúmulos de lipídios em placa no interior da pálpebra superior. Da mesma forma que os xantelasmas, é indicativo de dislipedemias.
Pelagra
É uma doença metabólica crônica, caracterizada pela falta de niacina - ou ácido nicotínico ou vitamina b13 - ou de aminoácidos essenciais como o triptofano e lisina. Talvez seja causada ainda por excesso de leucina. É conhecida como a doença dos três Ds, caracterizada por dermatite - manchas escuras que vão surgindo pela pele e vão formando placas e ulcerações com o tempo - demência e diarréia.
Escotomas
São pequenas falhas no campo visual, como pontos coloridos ou escuros. Quando brilhantes: escotomas cintilantes. Pode ser causada em doenças desmielinizantes como na esclerose múltipla, deficiências nutricionais, isquemia vascular, maculopatia relacionada à idade e hipertensão. Pode ser visto com aura na enxaqueca.
Enantema
São erupções da mucosa, geralmente de origem vascular, com dilatação dos vasos. Suspeita de inflamação do processo.
Hemoptise
É chamada de tosse com sangue,mas o sangue é proveniente das vias áreas localizadas abaixo da glote. É sugestivo de tuberculose, pneumonia, bonquite, entre outros.