Pele E Anexos Flashcards
Palidez generalizada
Observada em toda a pele, por diminuição de hemácias na microcirculação cutânea e subcutânea. Pode ser causada por dois mecanismos: vasoconstrição generalizada por estímulos neurohormonais, acontecendo em estados de susto, choque, nas crises dolorosas excruciantes, nas crises de feocromocitoma, nos estados lipotimossincopais, entre outros; pode ser causada ainda por diminuição do número real de hemácias como é observado nas anemias.
Palidez segmentar
Restrito a partes ou segmentos corporais. Causada geralmente por isquemia e obstrução de artérias e vasos sangüíneos.
Vermelhidão ou eritrose
É o exagero da coloração rósea da pele e indica aumento da quantidade de sangue na rede vascular, seja por vasodilatação ou aumento da quantidade de sangue.
Vermelhidão ou eritrose generalizada
Observada em pacientes febris, expostos prolongadamente ao sol, estados policitêmicos, escarlatina, eritrodermia, pênfigo foliáceos, entre outras afecções que comprometem a pele.
Vermelhidão ou eritrose segmentar ou localizada
Pode ter fugaz ou duradoura. Afecções incluem eritema palmar, hepatopatias crônicas e acrocianose - caracterizada frialdade persistente e cianose das extremidades.
Cianose
Cor azulada ou arroxeada, perceptível quando a concentração de hemoglobina reduzida atinge níveis maiores do que 5 mg/ dL no sangue. Pode ser central, periférica, mista ou por alterações na hemoglobina - como nas talassemias, anemias falciformes, ligação de compostos químicos. Na cianose central buscar por alterações de coloração nas mucosas, extremidades, pontas dos dedos, malares, esclera. Quando é periférica está mais restrita a extremidades e é geralmente causada por isquemia ou obstrução de vasos que nutrem essas extremidades ou ainda por estase sangüínea. Exemplo típico de cianose mista, envolvendo os dois primeiros tipos, é a insuficiência cardíaca congestiva.
Pápulas
São elevações sólidas da pele, de pequeno tamanho - até um centímetro de diâmetro - superficiais, bem delimitadas, com bordas facilmente percebidas ao se passar a polpa dos dedos. Podem ser punitformes, um pouco maiores ou lenticuladas, planas ou acuminadas, da cor da pele, róseas, arroxeadas ou azuis. Dermatoses em que se observam pápulas: picada de inseto, blastomicose, leishmaniose, verrugas, erupções medicamentosas, acne, hanseníase.
Tubérculos
São lesões sólidas, circunscritas, medindo mais que um centímetro de diâmetro, situadas na derme. A consistência pode ser mole ou firme. Pele circunjacente pode ter coloração amarelada, acastanhada ou normal. Observada em: tuberculose, sífilis, esporotricose, sarcoidose e tumores.
Nódulos, nodosidade e goma
São formações sólidas observadas na hipoderme, quando são pequenos são chamadas de nódulos, quando maiores, de nodosidade. Quando apresentam-se com aspecto mais amolecido, com ulcerações e eliminação de material semissólido é chamado de goma. Podem ser de consistência amolecida ou mais enrijecida. A pele circunjacente pode ser normal, eritematosa ou arroxeada. Dermatoses em que se observam nódulos e nodosidades: furúnculo, eritema nodoso, sífilis, hanseníase, bouba, cisticercose, epiteliomas.. Dermatoses em que se observam goma: sífilis, tuberculose e micoses profundas.
Vegetações
Sao formações sólidas, salientes, lombulares, filiformes ou em couve-flor, de aspecto amolecido, agrupadas em maior ou menos quantidade. Dermatoses: verrugas, bouba, sífilis, leishmaniose, blastomicose, tuberculose, granuloma venéreo, neoplasias e dermatites medicamentosas.
Vesícula
É uma elevaçãona pele, circunscrita, com diâmetro menor do que um centímetro, contendo uma coleção líquida em seu interior. Pode ocorrer na varicela, no herpes zóster, em queimaduras, no eczema e nas tinhas ( infecções micóticas superficiais).
Bolha
Também é uma elevação na pele, circunscrita, contendo uma coleção liquida em seu interior, diferenciando-se da vesícula pelo tamanho, é maior do que um centímetro de diâmetro. Pode ocorrer em queimaduras, no pênfigo foliáceo, em piodermites, em alergias medicamentosas. Seu conteúdo pode ser claro, turvo, purulento, ou vermelho-escuro - hemorrágico.
Pústula
É uma vesícula purulenta. Surge na varicela, no herpes-zóster, em queimaduras, em piodermites, na acne pustulosa.
Abscesso
São coleções líquidas purulentas, localizadas entre a derme e a hipoderme, elevadas, circunscritas, mais ou menos proeminentes, de proporções variáveis e flutuantes. Observada em furunculose, hidradenite, blastomicose, abscesso tuberculoso.
Queratose
São alterações de espessura na pele caracterizadas pelo espessamento da camada córnea. Exemplo mais comum é o calo, mas também pode pode ser observada nas palmas, na planta dos pés. Afecções mais comuns: queratoses senil, queratodermia palmoplantar, ictiose.
Espessura ou Infiltração
É o aumento da consistência e da espessura da pele, que se observa deprimível, com desaparecimento dos sulcos e limites imprecisos. Exemplo mais comum é a hanseníase Virchowiana.
Liquenificação
Pele torna-se espessa, geralmente em virtude de uma grande coçadura em uma determinada área, em que se observam acentuação das estrias da pele, formando uma espécie de quadriculada sobre ele como se estivéssemos observando-a com uma lupa. Exemplo: eczema liquenificado.
Esclerose
Há aumento da consistência da pele, de modo que ela se encontra aderida aos planos e tecidos profundos, com pouca mobilidade e prgueamento observável pelo pinçamento com a ponta dos dedos. Exemplo: esclerodermia.