Movimentos Anormais Flashcards
Entender os principais tipos de marcha decorrente de patologias e suas causas principais.
Tremores
São movimentos alternantes, mais ou menos rápidos e regulares, de pequena
ou média amplitude, que afetam principalmente as partes distais dos membros. Decorre de causas neurológicas.
Coréia
São movimentos involuntários, súbitos, descoordenados, amplos, multiformes, inconscientes, rápidos e sem finalidade que acometem extremidades de MMSS e II, cabeça e pescoço. Etiologia infecciosa: Coreia de Sydenham; congênita: de Huntington,
Atetose
São movimentos lentos, esterotipados que acometem extremidades. Causas: kernicterus.
Hemibalismo
São movimentos involuntários, súbitos, abruptos, violentos, de grande amplitude, geralmente restritos a uma metade do corpo. Causas: lesões extrapiramidais.
Mioclonias
São contrações musculares breves, rítmicas ou arrítmicas, localizadas ou difusas que podem acometer um determinado grupo muscular ou o corpo todo. Observado na epilepsia.
Asterix (ou Flapping)
É um tipo de tremor espasmódico involuntário que acometem especialmente mãos, observando-se um movimento de bater de asas especialmente quando o paciente encontra-se com os braços estendidos e tenta realizar uma dorsoflexão da mão. É típico de encefalopatia hepática metabólica.
Tiques
São movimentos repetitivos anormais, involuntários, conscientes, estereotipados, em que o paciente consegue parar o movimento se assim o desejar.
Convulsões
São movimentos involuntários, súbitos, paroxísticos, incoordenados, que ocorrem de maneira generalizada ou em segmentos do corpo.
Tetania
São movimentos involuntários caracterizados por crises exclusivamente tônicas quase sempre localizadas nas mãos e nos pés. Os movimentos tetânicos podem ser desencadeados por compressão prolongada da artéria braquial (conhecido como manobra de Trousseau).
Fasciculações
Convulsões breves, arrítmicas limitadas a um feixe muscular.
Distonia
Semelhante aos movimentos atetoides, porém envolvem porções maiores do corpo.