Dor Torácica Flashcards
Causas de dor torácica na parede torácica
Processos inflamatórios superficiais, lesões traumáticas, distensões musculares, espondilartrose cervical e torácica, neoplasias ósseas, hérnias de disco, compressões radiculares, neuralgia herpética e dorsalgia.
Causas e localização
Parede torácica, coração, pericárdio, endocárdio, valvas do coração, pulmão, diafragma, esôfago, vasos sangüíneos - exemplo aorta, aneurisma de aorta, dissecção de aorta, hipertensão pulmonar - acometimento de pleura.
Causas de dor torácica em traquéia, brônquios, pulmões e pleuras
Pneumonia, traqueítes, bronquites, pleurites, embolia pulmonar, infarto pulmonar, neoplasias, câncer de pulmão, traumatismo, pneumotórax espontâneo.
Causas de dor torácica no coração
Angina, infarto do miocárdio, miocardiopatias, prolapso de válvulas, pericardite, arritmias, sindrome pós-cardiotomia.
Causas de dor torácicas em vasos
Aneurisma de aorta, dissecção de aorta e hipertensão pulmonar
Causas de dor torácica em esôfago
Doenca do refluxo gastroesofágico, espasmos do esôfago, hérnia hiatal, câncer de esôfago
Causas de dor torácica de origem abdominal
Úlcera péptica, câncer de estômago, cólica biliar, colecistite, hepatomegalia congestiva, pancreatite, câncer de pâncreas, esplenmegalia
Causas de dor torácica psicogênica
Tensão nervosa nervosa, síndrome de ansiedade ou depressão, síndrome do pânico
Pleurites
A dor é em área pequena- bem delimitada, aguda - em pontada - sem irradiação, acompanhada de febre. Em certas fases da doença pode vir acompanhada de dispnéia. É acompanhada de tosse seca e de alto timbre. O paciente consegue localizar com precisão a dor.
Pneumotórax espontâneo benigno
Dor é súbita, aguda e intensa, acometendo geralmente pacientes jovens em plena saúde. Pacientes referem dor em punhalada. É acompanhada de dispnéia, em graus variáveis, ausência de febre.
Pneumonias alveolares
Quando acometem a periferia dos lobos, o quadro da dor assemelha-se ao de uma pleurite. Quando acomete a parte mediastiais, apical ou diafragmática, ocorre acometimento da pleura visceral, em que a dor é difusa e mal localizada.
Infarto pulmonar
Em região cortical, diafragmática e mediastinal tem quadro de dor semelhante ao de pneumonia e pleurite. Quando acompanham-se de doenca tromboemoboical contribui decisivamete para o diagnostico.
Laringotraqueíte e traqueobronquites
Paciente põe a mão espalmada sobre o esterno
Dor mediastínica
Ocorre principalmente devido a tumores ou neoplasias na região, abertamente a dor é difusa e intensa.
Angina clássica
Dor no peito desencadeada por esforços, variando em grau e intensidade, e que melhoram com o uso de coranariodilatadores. Já ao infarto não melhora com o uso de coronariodilatadores, é persistente e dura varias horas. Na angina a dor costuma irradiar para membro superior esquerdo.
Aneurisma dissecante de aorta agudo
Aneurisma dissecante é um fenômeno que ocorre quando há descolamento da camada íntima do vaso, com a acúmulo de sangue entre a íntima e a subíntima. Consequentemente, nesse tipo de aneurisma, ha redução da luz da artéria. Forma-se um canal duplo, podendo o sangue extravasar novamente para o lúmen. É comum em hipertensão arterial sistêmica em pessoas com mais de quarenta anos e em indivíduos jovens com necrose cística da artéria. Característica principal é a intensidade da dor, com localização retroesternal, irradiando para a região interescapular.
Pericardite
Não se confunde com angina, por ser de menor intensidade, não irradia, não é desencadeada por esforço, geralmente é acompanhada de outras condições infecciosas como a pleurite. Também existe a presença de atrito.
Hipertensão pulmonar
Dor decorre do estiramento dos vasos pulmonares, a dor lembra dor cardíaca. Quando há hipertensão pulmonar, com a evolução e com o tempo, pode existir congestão pulmonar, insuficiência cardíaca direita, hepatomegalia congestiva, entre outros sinais característicos de insuficiência cardíaca como dispnéia e cianose.