TCE Flashcards
Qual a epidmiologia do TCE? (sexo, idade, mortalidade, …)
Acomete principalmente o sexo masculino, sendo os jovens mais acometidos também. É responsável por 50% das mortes por trauma.
Qual a fisiopatologia do TCE?
São lesões no couro cabeluto, crânio e estruturas cerebrais que promovem os desdobramentos do TCE.
Quais aspectos são relevantes do couro cabeludo no TCE?
Altamente vascularizado (sangramento importante em crianças), amortece o impacto e geralmente os ferimentos são compostos).
Como deve ser feita a avaliação do couro cabeludo?
Como o risco potencial de hemorragia e fístula liquórica é imenso, devo inspecionar e palpar essa região ferida (dedo + luva + olho).
Quais os aspectos anatômicos relevantes da calota craniana para o TCE?
A região temporal é a mais fina, sendo muito acometida por fraturas no TCE. Além disso, é nessa região que circulam ramos da a. meníngea média, sendo um importante fator de formação de hematoma.
Quais os tipos de fraturas na calota e qual a relevância de cada uma?
Linear: é a mais comum, os bordos estão nivelados e pode romper alguma artéria que irriga a dura máter com formação de hematoma. Cominutiva: múltiplos pedaços. Afundamento: bordos desnivelados, sendo uma fratura mais grave por possível acometimento encefálico. Diastática: separação das suturas, sendo mais comum em crianças e adolescentes. Bola de ping-pong: RN, fratura durante o momento do parto.
Qual a relevância do achado de pneumencéfalo na TC de crânio?
Evidencia uma comunicação do meio externo com o espaço subdural/intracraniano.
Quais as possíveis regiões lesadas na fratura de base de crânio?
Região mastoide do osso temporal e região fronto-basal.
Quais os achados na regiões afetadas pela fratura de base de crânio?
Mastoide: hematoma retroauricular (sinal de Battle), otorreia, otoliquorreia. Fronto-basal: sinal do Guaxinim (hematoma periorbital).
Qual a principal complicação da fratura de base de crânio e por que ela é importante?
A fístula liquórica, sendo importante pelo grande potencial de infecção desse paciente com possível evolução para uma meningite.
Entre a fratura aberta e a fechada, qual a de pior prognóstico e por quê?
Aberta, pois há maior potencial de infecção.
Quais os tipos de lesões cerebrais? Explique cada uma.
Primária (no momento do trauma, não tendo o que fazer para reverter isso )ou Secundária (após o trauma, ocorrendo principalmente por hipovolemia, hipóxia, HIC - existe o que fazer para reverter).
Quais os tipos de lesões cerebrais primárias?
Lesão axonal difusa e contusão cerebral.
Como ocorrem essas lesões cerebrais primárias?
LAD: aceleração e desaceleração angular (cérebro torce), havendo uma secção dos axônios dos neurônios corticais (perda de integração cortico-subcortical). Contusão Cerebral: aceleração e desaceleração, ocorrendo principalmente como golpe e contragolpe.
O que é a contusão?
É um comprometimetno do córtex e subcórtex com graus variados de hemorragia petequial (pode aparecer como uma hemorragia subaracnoide), edema e destruição tecidual.