(TBL 4) Fertilização Flashcards
Etapa 01
- Penetração do cumulus expandido pelo espermatozoide
- Receptores da membrana do espermatozoide se ligam à ZP3, iniciando uma cascata de transdução de sinal.
Etapa 02
- Penetração na zona pelúcida: ação enzimática + ação mecânica. Inibidores de protease podem bloquear a penetração de espermatozoides pela zona pelúcida
- Reação acrossômica: resultado da interação espermatozoide-ZP3; prelúdio para a migração do espermatozoide através da zona pelúcida que se assemelha a muco. Durante essa reação, um aumento do Ca++ intracelular desencadeia a fusão da membrana externa acromossomal com a membrana do espermatozoide.
Etapa 3
Fusão das membranas celulares: as microvilosidades na superfície do ovócito envolvem o espermatozoide, que, provavelmente, se liga à membrana do ovócito através de proteínas específicas sobre as superfícies das duas células
Etapa 4
Reação cortical do ovócito - cascata de sinalização Ca++: assim que o espermatozoide penetra a membrana plasmática do ovócito, inicia-se a formação de inositol-1,4,5-trifosfato (IP3), resultando no aumento de Ca++ e provocando a segunda divisão meiótica do ovócito.
Etapa 5
Exocitose de grânulos corticais: liberação de enzimas que agem em glicoproteínas na zona pelúcida e causam seu enrijecimento. Essas enzimas modificam ZP2/ZP3 da zona pelúcida de forma que ZP2 não pode mais se ligar aos espermatozoides cujos acrossomos reagiram e ZP3 não pode mais se lgiar aos espermatozoides como o acromosso capacitado intacto.
Etapa 6
- Todo o espermatozoide entra na célula
- Ovócito completa sua segunda divisão meiótica
- O núcleo do espermatozoide transforma-se em pró-núcleo masculino
- Fusão dos pró-núcleos