(TBL 4) Ato Sexual Flashcards
1
Q
Ereção
A
- Grau é proporcional ao grau de estimulação, seja psiquico ou físico.
- Causada por impulsos parassimpáticos que passam da região sacral da medula espinhal pelos nervos pélvicos para o pênis (óxido nítrico e acetilcolina)
- Óxido nítrico ativa da guanil ciclase, aumentando GMPc, que diminui Ca++ intracelular e provoca o relaxamento muscular (vasodilatação).
- Grandes sinusoides cavernosos que se tornam dilatados quando o sangue flui para eles sob pressão.
- Redução do tônus simpático
2
Q
Emissão
A
- Lubrificação: impulsos parassimpáticos, durante a estimulação sexual, induzem a secreção mucosa pelas glândulas uretrais e bulbouretrais.
- Clímax do ato sexual masculino
- Os centros reflexos da medula espinal emitem impulsos simpáticos que deixam a medula e passam para os órgãos genitais por meio de plexos nervosos simpáticos hipogástricos e pélvicos, iniciando a emissão precursora da ejaculação.
- Contração do canal deferente e da ampola, promovendo a expulsão dos espermatozoides para a uretra interna.
- Contrações da camada muscular da próstata, seguidas pela contração das vesículas seminais expelem os líquidos prostáticos e seminal também para a uretra, forçando o espermatozoide.
- Ação parassimpática: secreções das glândulas sexuais acessórias.
- Ação simpática: contração do músculo liso do epididimo distal, do canal deferente e das glândulas sexuais acessórias, ocasionando expulsão do espermatozoide para a uretra interna.
3
Q
Ejaculação
A
- Enchimento da uretra interna com sêmen provoca sinais sensoriais que são transmitidos pelos nervos pudendos para as regiões sacrais da medula espinal
- Contrações ritmicas dos órgãos genitais internos e contrações dos músculos isqueocavernoso e bulbocavernoso, que comprimem as bases do tecido erétil peniano
- Contrações ritmícas dos músculos pélvicos e de alguns músculos do tronco causam movimentos de propulsão da pélvis e do pênis, que também auxiliam a propelir o sêmen para os recessos mais profundos da vagina
4
Q
Andropausa
A
Não há andropausa distinta nos homens, mas à medida que eles envelhecem, a sensibilidade gonadal ao LH diminui, assim como a produção do andrógeno. Com isso, os níveis séricos de LH e FSH aumentam