TAQUIARRITIMIAS Flashcards
Fale de maneira superficial sobre:
1.Taquicardia sinusal
2.Taquicardia atrial (2)
3.Flutter atrial
4.Extra-sistoles (2)
5.Taquicardia supraventricuar
6.Fibrilacao ventrcular
IMAGEM
5.Taquicardia supra ventricular (devido ao fato de aparecer e desaparecer ele ppode ser chamada de taquicardia supraventicular/paroxistica0 tem o QRS estreito sem onda P ou F e RR reguar
6.Fibrilacao ventricular:vem do ventriculo mas parece que o QS derreteu, representa total desorgaanizacao do coracao ā>ritmo sem pulso.
Qual e o fluxograma e as perguntas parra diagnosticar uma taquiarritmia?
IMAGEM.
Quais sao os dois mecanismos fisiopatologicos da taquicardia supra-ventricular (TSV)?
1.Circuito de reentrada no no Atrio ventricular (reentrada nodal) (70%)
2.circuito de Reentrada por Via Acessoria (30%)
Fale sobre a Taquicardia Supra-ventricular por reentrada nodal ou da dupla via nodal.
-onde esta a via acessoria
-quem sao mais acometidos
-gatilhos para esta arriimia
-fisiopatologia
-padrao do eletrocardiograma
-Esta arritmia se forma um circuito de reentrada no no atrio-ventricular (via alfa e via Beta)
-Mais tipica de mulheres jovens, sendo desencadeado por fatores estressantes (stress, medo e ansiedade).
-Em geral bate em um ritmo de 160-170 podendo ate mesmo chegar em 200.
-Fisiopatologia: No Noatrio-ventricular tem uma vai ALFA (CONDUZ LENTO E REPOLARIZA RAPIDO) (via lenta) e uma via BETA (CONDUZ RAPIDO E REPOLARIZA LENTO) (via rapida) (geralmente e a via rapida que conduz). Aqui se por algum acaso descr um estimulo ectopico, do atrio, para o no AV (vai pegar as duas vias desprevinida) sendo que como nao e do no sinusal a via Beta provavelmente vai estar repolarizando (pois ela e a via que foi usada no ultimo batimento noral) .Entao o estimulo vai descer pela via lenta/Alfa. No entanto quando a via Beta ficar apta para outro estimulo o estimulo que estava andando pela via alfa, vai vagarosamente subir para a via Beta e descer para o VEntriculo ao mesmo tempo. Fazendo entao um ciclo de reentrada nodal
eletrocardiograma
-Normalmente nao encontra onda P pois Fica em cima do QRS, tem QRS estreito podendo ter um pā (p APOS qrs E NEGATIVA) (ate lembra uma mini S em parede inferior ou pseudo R em v1)
INTERVALO PR: <70 milisegundos
Fale sobre a Taquicardia Supra-ventricular por Via acessoria.
-em quem e mais comumm
-fisiopatolofia
eletrocardiograma
- normalmente e mais comum das criancas
-fisiopatologia: Paciente nasce por algum motivo com uma Via acessoria = FEIXE DE KENTE (em allgum lugar do trigono fibroso tem um lugar nao fechado, em geral nas laterais). A VIA ACESSORA = PRE-EXCITACAO. A VIA ACESSORIA CONDUZ RAPIDO E REPOLARIZA LENTO.
Aqui caso algum foco ectopicoaconteca vai pegar a via acessoria desprevinida e nao vai descer por ela pois vai etar repolarizando, sendo assim vai descer pelo NO AV e subir pela via acessoria (Ortodromica)
-CAso a Via acessoria = pre-exitacao faca uma taquicardia por via acessoria vamos ter a SINDROME DE WOLF PARKISON WHITE.
ECG:intervalo PR curto + onda delta na via acessoria
e
QRS estreito com intervalo PR >70ms (pois tem a via acessoria)
Qual a conduta da Taquicardia supra ventricular?
Qual a profilaxia?
1)intavel = CArdioversao 50-100 J (em criancas 0,5-1 j/kg)
2)Estavel =
A)manobra de vagal (toque retal, compressao ocular, seio carotideo, valsalva -> sucesso 1/4 das vezes
B)Adenosina (6-12 mg) (bloqueia a reentrada e tem tempo de acao curto)
Profilaxia: Ablacao de via acessoria por estudo elletrofisiologico (podemos usar betabloqueador ou bloqueador do canal de calcio nao di-hidropiridinico, propafenona e sotalol em caso de paciente nao querer fazer a abalacao ou ate faazer)
O que e o ritmo idioventricular acelerado?
Ritmo idioventricular acelerado ou RIVA e quando o ventriculo passa a comandar o ritmo (IDIO = escape) em geral entre 60-120 e e um ritmo de reperfusao cardiaca, sendo a conduta expectante
Qual a conduta perante um paciente co Extrassistoles ou TV nao sustentada?
Nao e necessariamente uma cardipatia grave, paciente pode ter somente uma pre-disposicao.
Caso paciente sem cardiopatia pode ser expectante ou uso de betabloqueador.
caso paciente cardiopata tem que fazer um holter de 24 horas, e algumas vezes estudos eletrofisiologicos onde o cardiologista da um choque no coracao para ver se faz arritmia grave, tudo isso para ver se esse paciente nao faz TV devido a cardiopatia, sendo os tratamentos diversos
Qual o tratamento da TV sustentada
parado = desfibrilacao
vivo instavel = cardioversao 100 j
vivo estavel = procainamida, amiodarona (150mg IV em 10 min) ou Sotalol
Sobre a sindrome do QT longo:
-causas
-complicaces
-tratamento
IMAGEM
Quais as causas e fatores de riscco para Fibrilacao atrial?
1)Causas estruturais:Has, Estenose mitral, insuficiencia cardiaca, IAM e estenose mitral
2)Reversiveis: tireotoxicose, pos-op cardiaco, bebida alcolica
outros: DM, obesidade, apneia obstrutiva do sono, exercicio fisico, historia familia, e fator genetico
obs: FA isolada e aquela sem causa apparente
Como e feito o diagnostico de FA?
1.Historia: palpitacao, sincope, dispneia, TEP, descompensacao IC (lembrar que idosos podem ser oligossintomaticos)
2.Exame fisico: Bulhas arritmicas, ausencia de B$ (que e a contracao atrial), ausencia de onda A (pulso venoso secundario a contracao atrial) e anisocardioesfigmia presente (dissociacao entre bulhas cardiacas e pulso)
3.ELETROCARDIOGRAMA
4.RX (devido ligacao com problemas estruturais)
5.Ecocardiograma (problemas de valvulas estruturais, ex!)
6.Exame de sangue (ver funcao tiroideana, eletrolitos, HB, funcao hepatica e renal etcā¦)
Quais sao as classificacoes de Fibrilacao atrial?
- 1 episodio x recorrente
- Duracao:
FA paroxistica (dura menos que 7 dias)
FA persistente (dura mais que 7 dias)
FA persistente de longa duracao: >7 dias e >1 ano
FA permanente: quando cardioversao falhou ou optou-se por nao reverter (quando mais demora pra reverter menor chance de sucesso)
-Fa de alta resposta x FA de baixa resposta (quantos estimulos chegam do atrio para o coracao) (na de alta resposta dificullta o enchimento do atrio podendo fazer edema agudo de pulmao e choque cardiogenico)
Quais as 3 principais consequencias da FA?
1.Diminuicao do debito cardiaco (diminuicao da contracao atrial + aumento de frequencia cardiaca)
2.Eventos tromboembolicos (estase atrial + lesao endotelia).
3.Taquicardiomiopatia
As outras taquicardias sao mais famosas por causas alteracao hemodinamica, ja a FA e mais famosa por causas eventos tromboembolicos. cardiaca e FEVE)
O que e uma FA valvar?
FA com estenose mitral moderada a grave ou protese mecanica (NENHUM OUTRO E CONSIDERADO)
Quando anticoagular e nao anticoagular uma FA?
IMAGEM
Fale o fluxograma/ Protocolo de anticoagulante x CArdioversao na FA? quando podemos cardioverter direto ou quando temos que usar anticoagulante previamente.
IMAGEM.
Qual o tratamento da Fibrilacao atrial intavel?
CARDIOVERSAO ELETRICA = CHOQUE SINCRONIZADO ā>120-200 J
(nao ressincroniza, pois podemos acabar fazendo choque sobre T e fazer Taqui pior.
Qual o tratamento da Fibrilacao atrial estavel?
(nao cite neste momento a terapia anticoagulante)
1 passo: PARA TODOS = CONTROLE DE FREQUENCIA (vamos bloquear No AV para nao passar todos os estimmulos para o ventriculo) (podemos usar Betabloqueeadore ou Bloqueadores canais de calcio nao di-hidropiridinicos, e em ICFER podemos usar Digitais. Por ultimo entra a amiodarona para controle de frequencia
2 passo: Analisar necessidade de CONTROLE DE RITMO: E opcional e nao muda mortalidade (aqueles mais policomorbe sabemos que respondem mal, mas via de regra sempre vamos tentar pelo menos uma vez:
- Choque (e o melhor metodo, mas pesar os riscos, as vezes precisa intubar o paciente)(vantagemā> choque sensibiliza e aumenta a chance de sucesso da amiodarona apos)
-Propafenona: SUERIOR a amiodarona mas nao podemos usar em cardiopatia estrutural e aumento do intervalo QT
-Amiodarona: e o mais utilizado por questao de comodidade
Controle de ritmo muda mortalidade na FA?
NAO
Quais sao as opcoes profilaticas para Fibrilacao atrial (apos a reversao),e quando usamos?
usamos para aqueles que tem alto rico de voltar a FA, deixamos uma medicacao profilatica apos a reversao.
1.Propafenona e Sotalol: em geral e 1 opcao, no entanto nao pode em doenca estrutural ou intervalo QT aumentado
2.Amidarona (mais usado) (varias toxicidades)
3.Ablacao (no entanto e dificil pois FA em geral tem varios focos)
FAle como e o manejo do Flutter.
1 PASSO: controle de frequencia (em geral atrio bate a 3000 e ventriculo a 150)
2 PASSO: SEMPRE CARDIOVERTE (instavel ou estavel)
-choque 50-100 J
-Drogas (Ibutilida tem sucesso de 60% mas nao tem no brasil)
3 PASSO: PROFILAXIA (PREFERENCIA POR ABLACAO pois em geral so tem 1 foco) (excessao e o uso de drogas)
4 PASSO: estudar sobre anticoagulacao
FAle a fisiopatologia da Holiday Heart Syndrome
IMAGEM
Fale sobre a epidemiologia da FA
esta relacionado com o aumento da IDADE e com problemas estruturais cardiacos , sendo a arritmia cardiaca sustentada mais comum na pratica clinica, nao tendo sistole atiral